APOSTILA COM DIDÁTICAS SOBRE COMO TRABALHAR COM RÓTULOS E EMBALAGENS


Apostila com didáticas sobre como trabalhar com rótulos e embalagens
Apostila com didáticas sobre como trabalhar com rótulos e embalagens

INTRODUÇÃO
Os rótulos e as embalagens são suportes textuais que cumprem a função de informar, contribuindo de forma significativa para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal. Entretanto, vale ressaltar que rótulo e embalagem não são a mesma coisa.
O rótulo é toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou litografada, colada ou fundida sobre o recipiente e ou sobre a embalagem do produto. Em outras palavras, o rótulo é o impresso para identificar e caracterizar o produto.
A embalagem é o recipiente, o pacote ou o envoltório destinado a garantir conservação e facilitar o transporte e manuseio dos produtos. Às vezes a identificação vem impressa na própria embalagem, como é o caso das latinhas de refrigerantes e das caixas de leite.
Estes suportes textuais informam aos leitores e leitoras a composição do produto, os cuidados que são exigidos para seu funcionamento e manutenção, a data de validade, o modo de usar e de armazenar, dentre outras informações.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA
As atividades de leitura e escrita com rótulos e embalagens possibilitam os alunos a pensarem sobre:
  • A percepção da forma e do valor sonoro convencional das letras.
  • A conservação de letras e sílabas nas palavras.
  • A quantidade de letras necessária para escrever as palavras, bem como a variedade, a posição e a ordem das mesmas.
  • O reconhecimento dos nomes das letras do alfabeto, assim com os seus diversos tipos.
  • A diferença entre letras e números, letras e desenho.
  • A função social da escrita.

OBJETIVOS
  • Ampliar o volume de escrita e o vocabulário.
  • Analisar e refletir (individual e coletivamente) sobre a língua.
  • Identificar os diversos tipos letras, variedades de sílabas e tamanhos de palavras.
  • Compreender a orientação e alinhamento da escrita.
  • Desenvolver as habilidades grafo-motoras.
  • Manter o contato com diferentes tipos e tamanhos de letras.
  • Interagir com o modelo de escrita convencional.
  • Construir a base alfabética e ortográfica.
  • Trabalhar a análise linguística da estrutura das palavras, isto é, analisa letra e silaba (inicial, medial e final), número de letras e sílabas, posição das letras na palavra, relação entre som e grafia.

BAIXE A APOSTILA E TENHA ACESSO AO CONTEÚDO COMPLETO -> DOWNLOAD AQUI
Material disponibilizado para download pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Apostila com didáticas sobre como trabalhar com rótulos e embalagens
Apostila com didáticas sobre como trabalhar com rótulos e embalagens

INTRODUÇÃO
Os rótulos e as embalagens são suportes textuais que cumprem a função de informar, contribuindo de forma significativa para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal. Entretanto, vale ressaltar que rótulo e embalagem não são a mesma coisa.
O rótulo é toda inscrição, legenda, imagem ou toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada em relevo ou litografada, colada ou fundida sobre o recipiente e ou sobre a embalagem do produto. Em outras palavras, o rótulo é o impresso para identificar e caracterizar o produto.
A embalagem é o recipiente, o pacote ou o envoltório destinado a garantir conservação e facilitar o transporte e manuseio dos produtos. Às vezes a identificação vem impressa na própria embalagem, como é o caso das latinhas de refrigerantes e das caixas de leite.
Estes suportes textuais informam aos leitores e leitoras a composição do produto, os cuidados que são exigidos para seu funcionamento e manutenção, a data de validade, o modo de usar e de armazenar, dentre outras informações.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA
As atividades de leitura e escrita com rótulos e embalagens possibilitam os alunos a pensarem sobre:
  • A percepção da forma e do valor sonoro convencional das letras.
  • A conservação de letras e sílabas nas palavras.
  • A quantidade de letras necessária para escrever as palavras, bem como a variedade, a posição e a ordem das mesmas.
  • O reconhecimento dos nomes das letras do alfabeto, assim com os seus diversos tipos.
  • A diferença entre letras e números, letras e desenho.
  • A função social da escrita.

OBJETIVOS
  • Ampliar o volume de escrita e o vocabulário.
  • Analisar e refletir (individual e coletivamente) sobre a língua.
  • Identificar os diversos tipos letras, variedades de sílabas e tamanhos de palavras.
  • Compreender a orientação e alinhamento da escrita.
  • Desenvolver as habilidades grafo-motoras.
  • Manter o contato com diferentes tipos e tamanhos de letras.
  • Interagir com o modelo de escrita convencional.
  • Construir a base alfabética e ortográfica.
  • Trabalhar a análise linguística da estrutura das palavras, isto é, analisa letra e silaba (inicial, medial e final), número de letras e sílabas, posição das letras na palavra, relação entre som e grafia.

BAIXE A APOSTILA E TENHA ACESSO AO CONTEÚDO COMPLETO -> DOWNLOAD AQUI
Material disponibilizado para download pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário