Trabalhar
a história em quadrinhos no processo de alfabetização e/ou letramento é
de grande importância, pois estimula a imaginação e a criatividade,
desperta o interesse pela leitura e a escrita das crianças, além de
divertir.
Todos
sabem que o domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para que
uma pessoa tenha uma participação social efetiva. Por isso, a escola ao
ensiná-la tem a tarefa e a responsabilidade de garantir a todos os seus
alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício
da cidadania.
Sabe-se
que os instrumentos de leitura e escrita são fatores essenciais no
processo de letramento e alfabetização, período este, que a pessoa está
sendo submetida a conhecer o mundo e o significado das coisas e fatos
que lhe são apresentados.
Abordar
a história em quadrinhos no processo de alfabetização/letramento irá
fornecer, além de tudo o que já foi citado, subsídios para o
desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do
leitor. As histórias em quadrinhos tornam o ensino mais lúdico e ajudam a
construir uma sala de aula mais descontraída e prazerosa para sua
turma.
Professor,
os alunos devem interagir com o caráter social da escrita, devem ler e
escrever textos significativos. Pois, para que os mesmos aprendam a ler e
a escrever, antes, eles precisam pensar sobre a escrita, ou seja,
pensar sobre o que a escrita representa para a sociedade e como ela
representa graficamente a linguagem.
As histórias em quadrinhos por meio das imagens permitem que a criança compreenda o que está lendo ou imagine o que poderia estar escrito, fazendo com que essa leitura passe a ser expressiva, gere idéias e proporcione novos conhecimentos. As histórias em quadrinhos têm essa particularidade de mesclar imagens e textos, que é ótimo para a alfabetização. A imagem deve ser vista como parte integrante do processo de significação, ela auxilia o aluno a compreender o texto, pois a criança não lê somente as palavras, ela lê, ou atribui sentido, também considerando as figuras, bem como o contexto social em que a leitura se dá.
Obrigada por navegar neste blog!
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a história em quadrinhos no processo de alfabetização e/ou letramento é
de grande importância, pois estimula a imaginação e a criatividade,
desperta o interesse pela leitura e a escrita das crianças, além de
divertir.
Todos
sabem que o domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para que
uma pessoa tenha uma participação social efetiva. Por isso, a escola ao
ensiná-la tem a tarefa e a responsabilidade de garantir a todos os seus
alunos o acesso aos saberes linguísticos, necessários para o exercício
da cidadania.
Sabe-se
que os instrumentos de leitura e escrita são fatores essenciais no
processo de letramento e alfabetização, período este, que a pessoa está
sendo submetida a conhecer o mundo e o significado das coisas e fatos
que lhe são apresentados.
Abordar
a história em quadrinhos no processo de alfabetização/letramento irá
fornecer, além de tudo o que já foi citado, subsídios para o
desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e reflexão do
leitor. As histórias em quadrinhos tornam o ensino mais lúdico e ajudam a
construir uma sala de aula mais descontraída e prazerosa para sua
turma.
Professor,
os alunos devem interagir com o caráter social da escrita, devem ler e
escrever textos significativos. Pois, para que os mesmos aprendam a ler e
a escrever, antes, eles precisam pensar sobre a escrita, ou seja,
pensar sobre o que a escrita representa para a sociedade e como ela
representa graficamente a linguagem.
As histórias em quadrinhos por meio das imagens permitem que a criança compreenda o que está lendo ou imagine o que poderia estar escrito, fazendo com que essa leitura passe a ser expressiva, gere idéias e proporcione novos conhecimentos. As histórias em quadrinhos têm essa particularidade de mesclar imagens e textos, que é ótimo para a alfabetização. A imagem deve ser vista como parte integrante do processo de significação, ela auxilia o aluno a compreender o texto, pois a criança não lê somente as palavras, ela lê, ou atribui sentido, também considerando as figuras, bem como o contexto social em que a leitura se dá.
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