♥ Escolha o tema
Quando
estiver pensando em um tema para seu projeto, você pode se perguntar,
por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a atenção dos
seus alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles;
quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o
que ele teria a oferecer.
♥ Estabeleça o objetivo (ou os objetivos)
Pense
no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente,
surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos,
você pode se perguntar: "O que gostaria que meus alunos (e/ou todos os
participantes desse projeto) aprendessem com ele?".
♥ Pesquise
Procure informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.).
♥ Planeje o projeto
Que atividades você vai propor aos alunos?
De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar?
Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)?
Como você vai conduzir o projeto?
Que disciplinas serão abordadas?
Quantas aulas você usará para executá-lo?
Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles?
As
respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão os
procedimentos seguintes. Nesse momento, é importante trocar idéias com
os colegas e com a coordenação da escola. Faça uma previsão do que
poderia se tornar um "fator complicador" (a necessidade de comprar algum
material, por exemplo) e pense em alternativas possíveis para o caso de
algo não dar certo. Organize seu projeto por etapas e monte um
cronograma para ajudar a turma a não se dispersar. Na hora de formalizar
o projeto e colocá-lo no papel, você pode se basear no esquema abaixo.
• Tema
• Série a que se destina
• Duração
•Justificativa (explique por que você escolheu esse tema)
•Objetivos
•Conteúdos trabalhados (cite que disciplinas e assuntos serão abordados)
•Estratégias/procedimentos (explique como você pretende alcançar os objetivos)
•Material necessário (relacione que recursos serão necessários)
•Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos)
Sensibilize seus alunos ->
Converse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus
planos com animação. Isso certamente vai contagiar os alunos. Planeje
as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que
preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles
absolutamente não gostarem.
Lembre-se: se eles não se entusiasmarem com a idéia do projeto, o resultado poderá ser comprometido.Você
pode começar o projeto com um filme, uma notícia, um evento, uma
música, um livro, enfim, algo que prenda a atenção da turma para o que
virá...
Mostre os resultados ->
À medida que o projeto for "caminhando", ajude a turma a expor os
resultados para que outras classes vejam o seu progresso. Se possível,
organize com eles um mural num lugar a que os pais tenham acesso; assim,
eles poderão acompanhar o trabalho dos filhos. Se houver recursos
(computador, acesso à Internet, editor de html), sua turma pode montar
uma página na Internet com os resultados do projeto. Outra opção é
publicá-los em um livro produzido pelos próprios alunos.
♥ Escolha o tema
Quando
estiver pensando em um tema para seu projeto, você pode se perguntar,
por exemplo, até que ponto ele vai despertar (e manter) a atenção dos
seus alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles;
quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o
que ele teria a oferecer.
♥ Estabeleça o objetivo (ou os objetivos)
Pense
no que você pretende conseguir com esse projeto. Provavelmente,
surgirão muitas metas. Para não se perder em meio a tantos objetivos,
você pode se perguntar: "O que gostaria que meus alunos (e/ou todos os
participantes desse projeto) aprendessem com ele?".
♥ Pesquise
Procure informações a respeito do tema escolhido em diferentes fontes (jornais, livros, revistas, Internet, filmes, etc.).
♥ Planeje o projeto
Que atividades você vai propor aos alunos?
De que materiais ou ferramentas vocês vão precisar?
Isso vai gerar algum custo (para a escola e/ou para os alunos)?
Como você vai conduzir o projeto?
Que disciplinas serão abordadas?
Quantas aulas você usará para executá-lo?
Que estratégias vai usar para incentivar os alunos e manter o interesse deles?
As
respostas a essas perguntas nortearão seu trabalho e orientarão os
procedimentos seguintes. Nesse momento, é importante trocar idéias com
os colegas e com a coordenação da escola. Faça uma previsão do que
poderia se tornar um "fator complicador" (a necessidade de comprar algum
material, por exemplo) e pense em alternativas possíveis para o caso de
algo não dar certo. Organize seu projeto por etapas e monte um
cronograma para ajudar a turma a não se dispersar. Na hora de formalizar
o projeto e colocá-lo no papel, você pode se basear no esquema abaixo.
• Tema
• Série a que se destina
• Duração
•Justificativa (explique por que você escolheu esse tema)
•Objetivos
•Conteúdos trabalhados (cite que disciplinas e assuntos serão abordados)
•Estratégias/procedimentos (explique como você pretende alcançar os objetivos)
•Material necessário (relacione que recursos serão necessários)
•Avaliação (cite como você pretende avaliar os alunos)
Sensibilize seus alunos ->
Converse abertamente com sua turma e fale sobre o projeto. Exponha seus
planos com animação. Isso certamente vai contagiar os alunos. Planeje
as atividades de forma a permitir que eles escolham aquelas em que
preferem participar e prepare-se para alterar atividades de que eles
absolutamente não gostarem.
Lembre-se: se eles não se entusiasmarem com a idéia do projeto, o resultado poderá ser comprometido.Você
pode começar o projeto com um filme, uma notícia, um evento, uma
música, um livro, enfim, algo que prenda a atenção da turma para o que
virá...
Mostre os resultados ->
À medida que o projeto for "caminhando", ajude a turma a expor os
resultados para que outras classes vejam o seu progresso. Se possível,
organize com eles um mural num lugar a que os pais tenham acesso; assim,
eles poderão acompanhar o trabalho dos filhos. Se houver recursos
(computador, acesso à Internet, editor de html), sua turma pode montar
uma página na Internet com os resultados do projeto. Outra opção é
publicá-los em um livro produzido pelos próprios alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário