DESENVOLVA ATIVIDADES LÚDICAS PARA EXPLICAR A VIDA DESSES ANIMAIS EM NOSSO PLANETA.
FASCINANTE
E CURIOSO, O MUNDO DOS DINOSSAUROS É UM TEMA QUE DESPERTA A ATENÇÃO DAS
CRIANÇAS. PARA TRABALHÁ-LO EM SALA DE AULA, É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA
O QUE OS PALEONTÓLOGOS, ESPECIALISTAS EM FÓSSEIS, DIZEM SOBRE AS
CARACTERÍSTICAS DESSES ANIMAIS. CONHAÇA AS PRINCIPAIS DELAS.
PRIMEIRAS ESPÉCIES
HÁ
230 MILHÕES DE ANOS, NA REGIÃO QUE HOJE É A FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A
ARGENTINA, SURGIRAM AS PRIMEIRAS ESPÉCIES, O HERRERASAURUS, O EORAPTOR E
O STAURIKOSAURUS, O QUAL VIVEU NO RIO GRANDE DO SUL. ELAS ERAM
DESCENDENTES DE PEQUENOS ANIMAIS, PARECIDOS COM LAGARTIXAS BÍPEDES QUE
ANDAVAM APOIADAS NAS PONTAS DOS DEDOS. ALÉM DO TAMANHO E DO PESO, OS
DINOSSAUROS DESTACARAM-SE PELA SUA RÁPIDA CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO, O QUE
PERMITIU QUE SOBREVIVESSEM POR MAIS DE 150 MILHÕES DE ANOS.
OS MAIS CONHECIDOS
CARNÍVOROS
OU HERBÍVOROS, OS DINOSSAUROS VIVERAM EM TRÊS PERÍODOS HISTÓRICOS,
TRIÁSSICO, JURÁSSICO E CRETÁCEO, QUE REMONTAM À HISTÓRIA DE EVOLUÇÃO DE
NOSSO PLANETA, COMO VOCÊ PODE OBSERVAR NO CARTAZ DE MOLDE. ENTRE OS MAIS
FAMOSOS, TEMOS O TYRANNOSAURUS REX, QUE TINHA 13M E PESAVA 6 TONELADAS;
O ARTENTINOSAURUS, DE 35M E 90 TONELADAS, E O VELOCIRAPTOR, DE 2M E QUE
CHEGAVA A PESAR 25KG.
SEGUNDO O
PLEONTÓLOGO FELIPE ALVES, UMA GRANDE CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AOS
DINOSSAUROS É SUA FORMA DE REPRODUÇÃO. "MESMO OS MAIORES BOTAVAM OVOVS,
QUE ERAM BEM PEQUENOS EM COMPARAÇÃO COM O TAMANHO DE SEUS CORPOS. O
MAIOR OVO TINHA O TAMANHO DE UMA BOLA DE BASQUETE", AFIRMA.
EXTINÇÃO
COMO
OS DINOSSAUROS DESAPARECERAM? O PALEONTÓLOGO FELIPE CONTA QUE O CHOQUE
DE UM ASTERÓIDE, COM 10KM DE DIÂMETRO, COM A TERRA CAUSOU UMA GRANDE
EXPLOSÃO QUE AFETOU A VIDA DESSES ANIMAIS, LEVANDO-OS À EXTINÇÃO. MUITOS
ESTUDIOSOS, PORÉM, CONSIDERAM AS AVES DINOSSAUROS REMANESCENTE. "ESSES
DOIS GRUPOS DE ANIMAIS COMPARTILHAM MUITAS CARACTERÍSTICAS, COMO OS
OSSOS OCOS, O PESCOÇO EM FORMATO "S", O OSSINHO DA SORTE, ALÉM DA
PENUGEM, ENCONTRADA EM ALGUNS FÓSSEIS DE DINOSSAUROS", EXPLICA FELIPE.
DISCUSSÕES
COMO ESSA MOSTRAM QUE A PALEONTOLOGIA AINDA TEM MUITO O QUE DESVENDAR
SOBRE A VIDA DESSES ANIMAIS QUE SOBREVIVERAM A DIVERSAS MUDANÇAS NO
CLIMA. VALE LEMBRAR QUE OS FÓSSEIS, RESULTADO DE "PETRIFICAÇÃO" DOS
SERES VIVOS, SÃO O REGISTRO QUE PODE GARANTIR ESSAS DESCOBERTAS,
REVELANDO TAMBÉM A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.
PENSANDO
EM EXPLORAR O TEMA DA MELHOR FORMA COM A TURMA, PROPOMOS UMA SÉRIE DE
ATIVIDADES LUDOPEDAGÓGICAS, QUE VOCÊ CONFERE LOGO A SEGUIR. NO CARTAZ
COLORIDO, ESTÃO DISPONÍVEIS IMAGENS DE ALGUMAS ESPÉCIES DE DINOSSAUROS,
COM SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. APROVEITE-O PARA ENRIQUECER A AULA.
1-
PARA AQUECER A DISCUSSÃO SOBRE ERAS GEOLÓGICAS, ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS E
SEUS HÁBITOS, QUE TAL PREPARAR COM A TURMA UMA DIVERTIDA ATIVIDADE?
2-
DIVIDA A SALA EM PEQUENOS GRUPOS E PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE ESSES
ANIMAIS. VOCÊ PODERÁ DISPONIBILIZAR A ELES REVISTAS, PÔSTERES, LIVROS E,
EM SEGUIDA, PEDIR PARA QUE DESENHEM COM CANETA ESFEROGRÁFICA OU DE
RETROPROJETOR NOS PEDAÇOS RECORTADOS DE MARGARINA AQUELES BICHOS QUE
PREFERIRAM. ORIENTE-OS DE QUE É FUNDAMENTAL SEGUIR ALGUMAS
CARACTERÍSTICAS BEM DEFINIDAS DE CADA ANIMAL (POR EXEMPLO, PERNAS
COMPRIDAS, TRÊS DEDOS, FOCINHO FINO, ETC) E QUE É PRECISO CAPRICHAR NO
CONTORNO, POIS ISSO IRÁ DAR PISTAS PARA DESCOBERTAS FUTURAS.
3-
DEPOIS, O DESENHO DEVERÁ SER RECORTADO, RESPEITANDO O CONTORNO DO
ANIMAL. AJUDE-OS A RECORTAREM A GARRAFA PET AO MEIO E UTILIZEM A BASE
PARA SERVIR DE MOLDE PARA O FÓSSIL QUE SERÁ CONSTRUÍDO. ENSINE-OS A
PREPARAR O GESSO, DILUINDO O PÓ COM ÁGUA.
4- ELES DEVERÃO
COLOCAR UM POUCO DO GESSO UMEDECIDO DENTRO DO FUNDO DA GARRAFA
RECORTADA. EM SEGUIDA, PEÇA PARA COLOCAREM OS MOLDES DE ANIMAIS FEITOS
DE PLÁSTICO SOBRE O GESSO. DEPOIS, ELES DEVERÃO COBRI-LO COM MAIS GESSO,
CUIDANDO PARA QUE O ANIMALZINHO FIQUE ENTRE DUAS CAMADAS.
5- QUANDO O GESSO SECAR, A TURMA DEVERÁ CORTAR A GARRAFA PARA RETIRAR O MOLDE DE GESSO.
6-
TROQUE OS MOLDES ENTRE OS GRUPOS. A TAREFA DE CADA UM SERÁ ESCAVAR O
FÓSSIL QUE SE FORMOU. PARA ISSO, É INTERESSANTE AS EQUIPES TEREM
PEQUENOS MARTELOS, FORMÕES, ESCOVINHAS E PINCÉIS. LEMBRE-AS DE QUE
MANIPULAR ESSES MATERIAIS EXIGE CUIDADO E ATENÇÃO. ALÉM DAS FERRAMENTAS,
ELAS PRECISARÃO DE CADERNOS DE ANOTAÇÕES PARA REGISTRAR OS DADOS SOBRE O
ANIMAL. EXPLIQUE QUE ELAS ESTÃO TRABALHANDO COMO VERDADEIRAS
PALEONTÓLOGAS.
7- QUANDO
ENCONTRAREMOS OS ANIMAIS, DEVERÃO ANOTAR SUA CARACTERÍSTICAS E TENTAR
DESCOBRIR EM QUAL HABITAT VIVIAM (TERRESTRE, AÉREO, MARINHO), COMO SE
LOCOMOVIAM, O QUE COMIAM DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO, ETC.
8- AS CRIANÇAS PERCEBERÃO QUE OS
FÓSSEIS FORNECEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS BICHOS PRÉ-HISTÓRICOS E
QUE SÃO OS MAIORES INSTRUMENTOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS SOBRE ELES.
9- APROVEITE A ATIVIDADE, PROPONDO AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DE UM FÓSSIL DAS MÃOS (VEJA ABAIXO)
1- COMO AO TRABALHAR O TEMA DINOSSAUROS, FALAMOS EM MILHARES DE ANOS, É NECESSÁRIO LOCALIZAR AS CRIANÇAS NO TEMPO.
2-
NO CARTAZ DE MOLDE, VOCÊ ENCONTRA UMA LINHA DO TEMPO COM AS ERAS
GEOLÓGICAS: PRÉ-CAMBRIANA, PALEOZÓICA, MESOZÓICA E CENOZÓICA. DENTRO DE
CADA UMA DELAS, HÁ SUBDIVISÕES PARA INDICAR OS PERÍODOS HISTÓRICOS. FAÇA
CÓPIAS E AS ENTREGUE AOS ALUNOS.
3-
PEÇA PARA PESQUISAREM NA INTERNET E EM LIVROS OS DINOSSAUROS QUE
VIVERAM EM CADA PERÍODO. ELES DEVEM REPRODUZI-LOS NA FORMA DE DESENHOS,
RECORTÁ-LOS E PINTÁ-LOS. SE PREFERIR, PODERÃO IMPRIMIR OS DESENHOS DE
SITES. DEPOIS, AS FIGURINHAS PODEM SER COLADAS EM EVA OU PAPEL-CARTÃO
PARA SEREM DISTRIBUÍDAS NA LINHA DO TEMPO. CONFORME AS CRIANÇAS FOREM
PREENCHENDO AS ERAS, TERÃO UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO SOBRE A QUAL DELAS
CADA DINOSSAURO PERTENCEU.
1-
ALÉM DE ABORDAR ERAS, PERÍODOS, HÁBITOS E COSTUMES, PODEMOS APROVEITAR O
TEMA DOS DINOSSAUROS PARA TRABALHAR A MATEMÁTICA. PARA ISSO, PREPARAMOS
UM JOGO EM QUE OS ALUNOS IRÃO CONHECER DADOS E COMPARÁ-LOS.
2- TIRE CÓPIAS DAS FICHAS (DINOCARTAS), DISPONÍVEL NO CARTAZ DE MOLDE, E ENTREGUE ÀS CRIANÇAS.
3-
PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE OS DINOSSAUROS EM LIVROS, REVISTAS,
INTERNET. COM OS DADOS OBTIDOS, ELAS DEVERÃO PREENCHER AS FICHAS/CARTAS,
DESENHAR O DINOSSAURO PESQUISADO E PINTÁ-LO.
4-
PARA QUE AS CARTAS TENHAM MAIOR DURABILIDADE, VOCÊS PODERÃO
PLASTIFICÁ-LAS COM PAPEL CONTACT TRANSPARENTE. QUANDO ELAS ESTIVEREM
PRONTAS, JUNTE-AS E AS DISTRIBUA ENTRE TODA A TURMA.
5-
JUNTOS, ESCOLHAM UM ALUNO PARA INICIAR O JOGO. ELE DEVERÁ OBSERVAR UMA
INFORMAÇÃO QUE CONSIDERA "FORTE" EM SEU "DINO". EM SEGUIDA, DEVERÁ PEDIR
AOS COLEGAS PARA OBSERVAREM ESSA MESMA INFORMAÇÃO EM SUAS CARTAS.
AQUELE QUE TIVER O VALOR MAIS ALTO DO DADO ESCOLHIDO FICA COM AS CARTAS
DOS DEMAIS, MAS DEVE COLOCAR TODAS DE LADO.
6-
O JOGO TERMINA QUANDO AS CARTAS DOS JOGADORES ACABAREM. PARA CONHECER O
VENDEDOR, BASTA CONTAR COM QUANTAS CADA PARTICIPANTE FICOU.
FONTE: BICHOS ATIVIDADES ESCOLARES EXTRA. N. 1 2009.
DESENVOLVA ATIVIDADES LÚDICAS PARA EXPLICAR A VIDA DESSES ANIMAIS EM NOSSO PLANETA.
FASCINANTE
E CURIOSO, O MUNDO DOS DINOSSAUROS É UM TEMA QUE DESPERTA A ATENÇÃO DAS
CRIANÇAS. PARA TRABALHÁ-LO EM SALA DE AULA, É IMPORTANTE QUE VOCÊ SAIBA
O QUE OS PALEONTÓLOGOS, ESPECIALISTAS EM FÓSSEIS, DIZEM SOBRE AS
CARACTERÍSTICAS DESSES ANIMAIS. CONHAÇA AS PRINCIPAIS DELAS.
PRIMEIRAS ESPÉCIES
HÁ
230 MILHÕES DE ANOS, NA REGIÃO QUE HOJE É A FRONTEIRA ENTRE O BRASIL E A
ARGENTINA, SURGIRAM AS PRIMEIRAS ESPÉCIES, O HERRERASAURUS, O EORAPTOR E
O STAURIKOSAURUS, O QUAL VIVEU NO RIO GRANDE DO SUL. ELAS ERAM
DESCENDENTES DE PEQUENOS ANIMAIS, PARECIDOS COM LAGARTIXAS BÍPEDES QUE
ANDAVAM APOIADAS NAS PONTAS DOS DEDOS. ALÉM DO TAMANHO E DO PESO, OS
DINOSSAUROS DESTACARAM-SE PELA SUA RÁPIDA CAPACIDADE DE LOCOMOÇÃO, O QUE
PERMITIU QUE SOBREVIVESSEM POR MAIS DE 150 MILHÕES DE ANOS.
OS MAIS CONHECIDOS
CARNÍVOROS
OU HERBÍVOROS, OS DINOSSAUROS VIVERAM EM TRÊS PERÍODOS HISTÓRICOS,
TRIÁSSICO, JURÁSSICO E CRETÁCEO, QUE REMONTAM À HISTÓRIA DE EVOLUÇÃO DE
NOSSO PLANETA, COMO VOCÊ PODE OBSERVAR NO CARTAZ DE MOLDE. ENTRE OS MAIS
FAMOSOS, TEMOS O TYRANNOSAURUS REX, QUE TINHA 13M E PESAVA 6 TONELADAS;
O ARTENTINOSAURUS, DE 35M E 90 TONELADAS, E O VELOCIRAPTOR, DE 2M E QUE
CHEGAVA A PESAR 25KG.
SEGUNDO O
PLEONTÓLOGO FELIPE ALVES, UMA GRANDE CURIOSIDADE EM RELAÇÃO AOS
DINOSSAUROS É SUA FORMA DE REPRODUÇÃO. "MESMO OS MAIORES BOTAVAM OVOVS,
QUE ERAM BEM PEQUENOS EM COMPARAÇÃO COM O TAMANHO DE SEUS CORPOS. O
MAIOR OVO TINHA O TAMANHO DE UMA BOLA DE BASQUETE", AFIRMA.
EXTINÇÃO
COMO
OS DINOSSAUROS DESAPARECERAM? O PALEONTÓLOGO FELIPE CONTA QUE O CHOQUE
DE UM ASTERÓIDE, COM 10KM DE DIÂMETRO, COM A TERRA CAUSOU UMA GRANDE
EXPLOSÃO QUE AFETOU A VIDA DESSES ANIMAIS, LEVANDO-OS À EXTINÇÃO. MUITOS
ESTUDIOSOS, PORÉM, CONSIDERAM AS AVES DINOSSAUROS REMANESCENTE. "ESSES
DOIS GRUPOS DE ANIMAIS COMPARTILHAM MUITAS CARACTERÍSTICAS, COMO OS
OSSOS OCOS, O PESCOÇO EM FORMATO "S", O OSSINHO DA SORTE, ALÉM DA
PENUGEM, ENCONTRADA EM ALGUNS FÓSSEIS DE DINOSSAUROS", EXPLICA FELIPE.
DISCUSSÕES
COMO ESSA MOSTRAM QUE A PALEONTOLOGIA AINDA TEM MUITO O QUE DESVENDAR
SOBRE A VIDA DESSES ANIMAIS QUE SOBREVIVERAM A DIVERSAS MUDANÇAS NO
CLIMA. VALE LEMBRAR QUE OS FÓSSEIS, RESULTADO DE "PETRIFICAÇÃO" DOS
SERES VIVOS, SÃO O REGISTRO QUE PODE GARANTIR ESSAS DESCOBERTAS,
REVELANDO TAMBÉM A NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.
PENSANDO
EM EXPLORAR O TEMA DA MELHOR FORMA COM A TURMA, PROPOMOS UMA SÉRIE DE
ATIVIDADES LUDOPEDAGÓGICAS, QUE VOCÊ CONFERE LOGO A SEGUIR. NO CARTAZ
COLORIDO, ESTÃO DISPONÍVEIS IMAGENS DE ALGUMAS ESPÉCIES DE DINOSSAUROS,
COM SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS. APROVEITE-O PARA ENRIQUECER A AULA.
1-
PARA AQUECER A DISCUSSÃO SOBRE ERAS GEOLÓGICAS, ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS E
SEUS HÁBITOS, QUE TAL PREPARAR COM A TURMA UMA DIVERTIDA ATIVIDADE?
2-
DIVIDA A SALA EM PEQUENOS GRUPOS E PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE ESSES
ANIMAIS. VOCÊ PODERÁ DISPONIBILIZAR A ELES REVISTAS, PÔSTERES, LIVROS E,
EM SEGUIDA, PEDIR PARA QUE DESENHEM COM CANETA ESFEROGRÁFICA OU DE
RETROPROJETOR NOS PEDAÇOS RECORTADOS DE MARGARINA AQUELES BICHOS QUE
PREFERIRAM. ORIENTE-OS DE QUE É FUNDAMENTAL SEGUIR ALGUMAS
CARACTERÍSTICAS BEM DEFINIDAS DE CADA ANIMAL (POR EXEMPLO, PERNAS
COMPRIDAS, TRÊS DEDOS, FOCINHO FINO, ETC) E QUE É PRECISO CAPRICHAR NO
CONTORNO, POIS ISSO IRÁ DAR PISTAS PARA DESCOBERTAS FUTURAS.
3-
DEPOIS, O DESENHO DEVERÁ SER RECORTADO, RESPEITANDO O CONTORNO DO
ANIMAL. AJUDE-OS A RECORTAREM A GARRAFA PET AO MEIO E UTILIZEM A BASE
PARA SERVIR DE MOLDE PARA O FÓSSIL QUE SERÁ CONSTRUÍDO. ENSINE-OS A
PREPARAR O GESSO, DILUINDO O PÓ COM ÁGUA.
4- ELES DEVERÃO
COLOCAR UM POUCO DO GESSO UMEDECIDO DENTRO DO FUNDO DA GARRAFA
RECORTADA. EM SEGUIDA, PEÇA PARA COLOCAREM OS MOLDES DE ANIMAIS FEITOS
DE PLÁSTICO SOBRE O GESSO. DEPOIS, ELES DEVERÃO COBRI-LO COM MAIS GESSO,
CUIDANDO PARA QUE O ANIMALZINHO FIQUE ENTRE DUAS CAMADAS.
5- QUANDO O GESSO SECAR, A TURMA DEVERÁ CORTAR A GARRAFA PARA RETIRAR O MOLDE DE GESSO.
6-
TROQUE OS MOLDES ENTRE OS GRUPOS. A TAREFA DE CADA UM SERÁ ESCAVAR O
FÓSSIL QUE SE FORMOU. PARA ISSO, É INTERESSANTE AS EQUIPES TEREM
PEQUENOS MARTELOS, FORMÕES, ESCOVINHAS E PINCÉIS. LEMBRE-AS DE QUE
MANIPULAR ESSES MATERIAIS EXIGE CUIDADO E ATENÇÃO. ALÉM DAS FERRAMENTAS,
ELAS PRECISARÃO DE CADERNOS DE ANOTAÇÕES PARA REGISTRAR OS DADOS SOBRE O
ANIMAL. EXPLIQUE QUE ELAS ESTÃO TRABALHANDO COMO VERDADEIRAS
PALEONTÓLOGAS.
7- QUANDO
ENCONTRAREMOS OS ANIMAIS, DEVERÃO ANOTAR SUA CARACTERÍSTICAS E TENTAR
DESCOBRIR EM QUAL HABITAT VIVIAM (TERRESTRE, AÉREO, MARINHO), COMO SE
LOCOMOVIAM, O QUE COMIAM DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DO CORPO, ETC.
8- AS CRIANÇAS PERCEBERÃO QUE OS
FÓSSEIS FORNECEM INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS BICHOS PRÉ-HISTÓRICOS E
QUE SÃO OS MAIORES INSTRUMENTOS E DOCUMENTOS HISTÓRICOS SOBRE ELES.
9- APROVEITE A ATIVIDADE, PROPONDO AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO DE UM FÓSSIL DAS MÃOS (VEJA ABAIXO)
1- COMO AO TRABALHAR O TEMA DINOSSAUROS, FALAMOS EM MILHARES DE ANOS, É NECESSÁRIO LOCALIZAR AS CRIANÇAS NO TEMPO.
2-
NO CARTAZ DE MOLDE, VOCÊ ENCONTRA UMA LINHA DO TEMPO COM AS ERAS
GEOLÓGICAS: PRÉ-CAMBRIANA, PALEOZÓICA, MESOZÓICA E CENOZÓICA. DENTRO DE
CADA UMA DELAS, HÁ SUBDIVISÕES PARA INDICAR OS PERÍODOS HISTÓRICOS. FAÇA
CÓPIAS E AS ENTREGUE AOS ALUNOS.
3-
PEÇA PARA PESQUISAREM NA INTERNET E EM LIVROS OS DINOSSAUROS QUE
VIVERAM EM CADA PERÍODO. ELES DEVEM REPRODUZI-LOS NA FORMA DE DESENHOS,
RECORTÁ-LOS E PINTÁ-LOS. SE PREFERIR, PODERÃO IMPRIMIR OS DESENHOS DE
SITES. DEPOIS, AS FIGURINHAS PODEM SER COLADAS EM EVA OU PAPEL-CARTÃO
PARA SEREM DISTRIBUÍDAS NA LINHA DO TEMPO. CONFORME AS CRIANÇAS FOREM
PREENCHENDO AS ERAS, TERÃO UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO SOBRE A QUAL DELAS
CADA DINOSSAURO PERTENCEU.
1-
ALÉM DE ABORDAR ERAS, PERÍODOS, HÁBITOS E COSTUMES, PODEMOS APROVEITAR O
TEMA DOS DINOSSAUROS PARA TRABALHAR A MATEMÁTICA. PARA ISSO, PREPARAMOS
UM JOGO EM QUE OS ALUNOS IRÃO CONHECER DADOS E COMPARÁ-LOS.
2- TIRE CÓPIAS DAS FICHAS (DINOCARTAS), DISPONÍVEL NO CARTAZ DE MOLDE, E ENTREGUE ÀS CRIANÇAS.
3-
PEÇA PARA PESQUISAREM SOBRE OS DINOSSAUROS EM LIVROS, REVISTAS,
INTERNET. COM OS DADOS OBTIDOS, ELAS DEVERÃO PREENCHER AS FICHAS/CARTAS,
DESENHAR O DINOSSAURO PESQUISADO E PINTÁ-LO.
4-
PARA QUE AS CARTAS TENHAM MAIOR DURABILIDADE, VOCÊS PODERÃO
PLASTIFICÁ-LAS COM PAPEL CONTACT TRANSPARENTE. QUANDO ELAS ESTIVEREM
PRONTAS, JUNTE-AS E AS DISTRIBUA ENTRE TODA A TURMA.
5-
JUNTOS, ESCOLHAM UM ALUNO PARA INICIAR O JOGO. ELE DEVERÁ OBSERVAR UMA
INFORMAÇÃO QUE CONSIDERA "FORTE" EM SEU "DINO". EM SEGUIDA, DEVERÁ PEDIR
AOS COLEGAS PARA OBSERVAREM ESSA MESMA INFORMAÇÃO EM SUAS CARTAS.
AQUELE QUE TIVER O VALOR MAIS ALTO DO DADO ESCOLHIDO FICA COM AS CARTAS
DOS DEMAIS, MAS DEVE COLOCAR TODAS DE LADO.
6-
O JOGO TERMINA QUANDO AS CARTAS DOS JOGADORES ACABAREM. PARA CONHECER O
VENDEDOR, BASTA CONTAR COM QUANTAS CADA PARTICIPANTE FICOU.
FONTE: BICHOS ATIVIDADES ESCOLARES EXTRA. N. 1 2009.
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