CARNAVAL - DATA COMEMORATIVA.

VAI ROLAR A FESTA!
ORGANIZE UM BAILE DE CARNAVAL NA ESCOLA COM DIREITO A MARCHINHAS, FANTASIAS, CONFETES E SERPENTINAS.
A MAIOR FESTA POPULAR BRASILEIRA ESTÁ CHEGANDO! É ÉPOCA DE PULAR, DANÇAR, SE FANTASIAR E FESTEJAR! QUE TAL PREPARAR UM BAILE DE CARNAVAL NA ESCOLA? "MAS É IMPORTANTE QUE ANTES DA FOLIA AS CRIANÇAS APRENDAM O SIGNIFICADO DESSA DATA PARA QUE A COMEMORAÇÃO SEJA MAIS SIGNIFICATIVA", REOMENDA PAULA ANGÉLICA PIMENTEL PRADO, ORIENTADORA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PIAGET, EM SÃO PAULO.
AS CRIANÇAS TAMBÉM PODEM CONFECCIONAR ACESSÓRIOS NAS AULAS, PARA DAREM UM TOQUE A MAIS ÀS SUAS FANTASIAS. CONFIRA NOSSAS SUGESTÕES.
PREPARAÇÃO PARA O BAILE
VEJA A SEGUIR COMO AS CRIANÇAS DO COLÉGIO PIAGET SE PREPARAM PARA O BAILE DE CARNAVAL.
RODAS DE CONVERSA
NA SEMANA DO CARNAVAL, CONVERSE COM OS ALUNOS SOBRE ESSA FESTA, MOSTRE FOTOS E PERGUNTE A ELES O QUE SABEM SOBRE ELA. DEPOIS, ACRESCENTE NOVAS INFORMAÇÕES: FALE SOBRE SEU SIGNIFICADO, SUA ORIGEM, COMO É COMEMORADO EM DIVERSAS PARTES DO BRASIL (OS BLOCOS DE RUA, OS TRIOS ELÉTRICOS, OS DESFILES DE ESCOLA DE SAMBA, OS BAILES DE SALÃO, OS CONCURSOS DE FANTASIAS ETC.).
POR FIM, PEÇA ÀS CRIANÇAS PARA REGISTRAREM EM SEUS CADERNOS OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. ELAS TAMBÉM PODEM CONFECCIONAR CARTAZES.
DICA: AS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM ESCREVER PODEM DESENHAR OU FAZER COLAGENS COM RECORTES DE REVISTAS.
ACESSÓRIOS:
CONFECCIONE COM OS ALUNOS UMA PERUCA E DOIS MODELOS DE MÁSCARAS PARA SEREM USADOS NO DIA DO BAILE.
PERUCA



MARCHINHAS
AS MARCHINHAS NÃO FAZEM PARTE DO REPERTÓRIO DOS PEQUENOS, QUE ESTÃO MAIS ACOSTUMADOS COM OS SAMBAS-ENREDOS E COM AS MÚSICAS DE AXÉ. QUE TAL ESTUDAR ESSAS CANÇÕES COM OS ALUNOS?
*APRESENTE ALGUMAS MARCHINHAS ÀS CRIANÇAS.
*PARA AS TURMAS QUE JÁ SABEM LER, ESCREVA A LETRA EM CARTAZES, ILUSTRE-OS E COLE-OS NAS PAREDES DA SALA.
*OUÇAM AS MÚSICAS VÁRIAS VEZES ATÉ QUE TODOS APRENDAM AS LETRAS.
SUGESTÕES DE MARCHINHAS:
* A JARDINEIRA (BENEDITO LACERDA E HUMBERTO PORTO)
*ABRE ALAS (CHIQUINHA GONZAGA)
*BALANCÊ (BRAGUINHA E ALBERTO RIBEIRO)
*MAMÃE EU QUERO (JARARACA E V. PAIVA)
*MÁSCARA NEGRA (ZÉ KETI E PEREIRA MATTOS)
*O TEU CABELO NÃO NEGA (LAMARTINE BABO E IRMÃOS VALENÇA)
*CIDADE MARAVILHOSA (ANDRÉ FILHO)
*ALLAH-LA Ô (HAROLDO LOBO E NÁSSARA)
O BAILE
LOCAL: QUADRA OU PÁTIO
DURAÇÃO: CERCA DE 1 HORA
*PEÇA PARA AS CRIANÇAS IREM FANTASIADAS ÀS ESCOLA. ELAS PODEM USAR TAMBÉM OS ACESSÓRIOS CONFECCIONADOS PREVIAMENTE.
*PEÇA PARA LEVAREM CONFETES E SERPENTINAS. VOCÊ PODE ENSINÁ-LAS A FAZEREM UMA SERPENTINA CHINESA (VEJA ABAIXO).
*DECORE A QUADRA OU O PÁTIO, DEIXANDO-O BEM COLORIDO E ALEGRE.
*SELECIONE ALGUMAS MARCHINHAS.
*NO DIA, É SÓ LEVAR O APARELHO DE SOM PARA O LOCAL ESCOLHIDO E DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM, PULAREM E SE DIVERTIREM!


FONTE: GUIA PRÁTICO FEV 2007.

VAI ROLAR A FESTA!
ORGANIZE UM BAILE DE CARNAVAL NA ESCOLA COM DIREITO A MARCHINHAS, FANTASIAS, CONFETES E SERPENTINAS.
A MAIOR FESTA POPULAR BRASILEIRA ESTÁ CHEGANDO! É ÉPOCA DE PULAR, DANÇAR, SE FANTASIAR E FESTEJAR! QUE TAL PREPARAR UM BAILE DE CARNAVAL NA ESCOLA? "MAS É IMPORTANTE QUE ANTES DA FOLIA AS CRIANÇAS APRENDAM O SIGNIFICADO DESSA DATA PARA QUE A COMEMORAÇÃO SEJA MAIS SIGNIFICATIVA", REOMENDA PAULA ANGÉLICA PIMENTEL PRADO, ORIENTADORA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO PIAGET, EM SÃO PAULO.
AS CRIANÇAS TAMBÉM PODEM CONFECCIONAR ACESSÓRIOS NAS AULAS, PARA DAREM UM TOQUE A MAIS ÀS SUAS FANTASIAS. CONFIRA NOSSAS SUGESTÕES.
PREPARAÇÃO PARA O BAILE
VEJA A SEGUIR COMO AS CRIANÇAS DO COLÉGIO PIAGET SE PREPARAM PARA O BAILE DE CARNAVAL.
RODAS DE CONVERSA
NA SEMANA DO CARNAVAL, CONVERSE COM OS ALUNOS SOBRE ESSA FESTA, MOSTRE FOTOS E PERGUNTE A ELES O QUE SABEM SOBRE ELA. DEPOIS, ACRESCENTE NOVAS INFORMAÇÕES: FALE SOBRE SEU SIGNIFICADO, SUA ORIGEM, COMO É COMEMORADO EM DIVERSAS PARTES DO BRASIL (OS BLOCOS DE RUA, OS TRIOS ELÉTRICOS, OS DESFILES DE ESCOLA DE SAMBA, OS BAILES DE SALÃO, OS CONCURSOS DE FANTASIAS ETC.).
POR FIM, PEÇA ÀS CRIANÇAS PARA REGISTRAREM EM SEUS CADERNOS OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. ELAS TAMBÉM PODEM CONFECCIONAR CARTAZES.
DICA: AS CRIANÇAS QUE AINDA NÃO SABEM ESCREVER PODEM DESENHAR OU FAZER COLAGENS COM RECORTES DE REVISTAS.
ACESSÓRIOS:
CONFECCIONE COM OS ALUNOS UMA PERUCA E DOIS MODELOS DE MÁSCARAS PARA SEREM USADOS NO DIA DO BAILE.
PERUCA



MARCHINHAS
AS MARCHINHAS NÃO FAZEM PARTE DO REPERTÓRIO DOS PEQUENOS, QUE ESTÃO MAIS ACOSTUMADOS COM OS SAMBAS-ENREDOS E COM AS MÚSICAS DE AXÉ. QUE TAL ESTUDAR ESSAS CANÇÕES COM OS ALUNOS?
*APRESENTE ALGUMAS MARCHINHAS ÀS CRIANÇAS.
*PARA AS TURMAS QUE JÁ SABEM LER, ESCREVA A LETRA EM CARTAZES, ILUSTRE-OS E COLE-OS NAS PAREDES DA SALA.
*OUÇAM AS MÚSICAS VÁRIAS VEZES ATÉ QUE TODOS APRENDAM AS LETRAS.
SUGESTÕES DE MARCHINHAS:
* A JARDINEIRA (BENEDITO LACERDA E HUMBERTO PORTO)
*ABRE ALAS (CHIQUINHA GONZAGA)
*BALANCÊ (BRAGUINHA E ALBERTO RIBEIRO)
*MAMÃE EU QUERO (JARARACA E V. PAIVA)
*MÁSCARA NEGRA (ZÉ KETI E PEREIRA MATTOS)
*O TEU CABELO NÃO NEGA (LAMARTINE BABO E IRMÃOS VALENÇA)
*CIDADE MARAVILHOSA (ANDRÉ FILHO)
*ALLAH-LA Ô (HAROLDO LOBO E NÁSSARA)
O BAILE
LOCAL: QUADRA OU PÁTIO
DURAÇÃO: CERCA DE 1 HORA
*PEÇA PARA AS CRIANÇAS IREM FANTASIADAS ÀS ESCOLA. ELAS PODEM USAR TAMBÉM OS ACESSÓRIOS CONFECCIONADOS PREVIAMENTE.
*PEÇA PARA LEVAREM CONFETES E SERPENTINAS. VOCÊ PODE ENSINÁ-LAS A FAZEREM UMA SERPENTINA CHINESA (VEJA ABAIXO).
*DECORE A QUADRA OU O PÁTIO, DEIXANDO-O BEM COLORIDO E ALEGRE.
*SELECIONE ALGUMAS MARCHINHAS.
*NO DIA, É SÓ LEVAR O APARELHO DE SOM PARA O LOCAL ESCOLHIDO E DEIXAR AS CRIANÇAS BRINCAREM, PULAREM E SE DIVERTIREM!


FONTE: GUIA PRÁTICO FEV 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário