TRABALHANDO COM BLOCOS LÓGICOS
Os blocos lógicos são mais um elemento pertencente ao material estruturado, ou seja, todo aquele que é organizado segundo critérios precisos. Podem ser confeccionados em madeira, plástico ou cartolina com diferentes tamanhos, espessura e cores.
Fazendo referência a Piaget, "a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato)".
Os objetivos dos blocos lógicos prendem-se em:
- Desenvolver o pensamento lógico e matemático;
- Abstração;
- Conhecimento das figuras geométricas;
- Desenvolver o conhecimento dos atributos e dos critérios de cada peça dos blocos lógicos;
- Desenvolver a imaginação e espírito crítico, dependo do contexto de jogo sugerido para a criança desenvolver;
- Material de multidisciplinaridade, dependendo da intencionalidade das propostas de atividade.
Os blocos lógicos
São caracterizados por serem um material com estrutura eficiente no desenvolvimento lógico-matemática da criança. Recorrendo à classificação a criança pode desenvolver conceitos como cor (amarelo, vermelho e azul), forma (quadrado, retângulo, triângulo e círculo), tamanho (grande, pequeno) e espessura (fino, grosso).
Escrito por Rejane Passos
Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Rejane Passos é referência no trabalho com estimulação motora nos municípios de Iguaí e Itororó no interior da Bahia. Se você procura dicas para trabalhar com essa temática entre em contato: 73 9.8207-9009
TRABALHANDO COM BLOCOS LÓGICOS
Os blocos lógicos são mais um elemento pertencente ao material estruturado, ou seja, todo aquele que é organizado segundo critérios precisos. Podem ser confeccionados em madeira, plástico ou cartolina com diferentes tamanhos, espessura e cores.
Fazendo referência a Piaget, "a aprendizagem da matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático. No caso dos blocos, o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça. O lógico-matemático se dá quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstrato)".
Os objetivos dos blocos lógicos prendem-se em:
- Desenvolver o pensamento lógico e matemático;
- Abstração;
- Conhecimento das figuras geométricas;
- Desenvolver o conhecimento dos atributos e dos critérios de cada peça dos blocos lógicos;
- Desenvolver a imaginação e espírito crítico, dependo do contexto de jogo sugerido para a criança desenvolver;
- Material de multidisciplinaridade, dependendo da intencionalidade das propostas de atividade.
Os blocos lógicos
São caracterizados por serem um material com estrutura eficiente no desenvolvimento lógico-matemática da criança. Recorrendo à classificação a criança pode desenvolver conceitos como cor (amarelo, vermelho e azul), forma (quadrado, retângulo, triângulo e círculo), tamanho (grande, pequeno) e espessura (fino, grosso).
Escrito por Rejane Passos
Psicopedagoga e Neuropsicopedagoga Rejane Passos é referência no trabalho com estimulação motora nos municípios de Iguaí e Itororó no interior da Bahia. Se você procura dicas para trabalhar com essa temática entre em contato: 73 9.8207-9009
Nenhum comentário:
Postar um comentário