PROJETO DE LEITURA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROJETO DE LEITURA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto “ O ENCANTAMENTO DAS HISTÓRIAS INFANTIS”
JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
As obras literárias nos possibilitam estabelecer relação entre a teoria e a prática, para atingir determinadas finalidades educativas. Sendo assim, através deste projeto “No mundo encantado das histórias”, busco atingir o objetivo de criar leitores, bem como, desenvolver os conhecimentos da língua escrita.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades de aprendizagens ‘as crianças e desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • ·         Entrar em contato com diversas histórias infantis;
  •      Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
  •       Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  •       Ampliar a expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens;
  •      Avançar na hipótese de escrita e leitura;
  •           Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos textos e nos nomes dos personagens;
  •       Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
CONTEÚDOS:
¯ Conto e reconto de histórias;
¯ Interpretação r dramatização;
¯ Práticas de escrita e leitura;
¯ Produção textual coletiva;
¯ Bilhete;
¯ Carta;
¯ Expressão oral e corporal;
¯ Gêneros literários;
¯ Expressividade;
¯ Valores;
¯ Fazer artístico;
¯ Recorte e colagem;
¯ Contagem;
¯ Números e operações;
¯ Raciocínio lógico;
¯ Construção de gráfico;
¯ Agrupamentos;
¯ Brincadeiras e jogos;
¯ Seres vivos;
¯ Alimentação
METODOLOGIA:
$ Leitura de diversas histórias infantis;
$ Interpretação oral e escrita;
$ Dramatização das histórias;
$ Construir textos coletivos, utilizando figuras sequenciadas
$ Cruzadinhas;
$ Recorte e colagem de palavras e imagens;
$ Listagem de palavras;
$ Desenhos e pinturas relacionadas com a leitura;
$ Dobradura;
$ Criação e continuação de histórias;
$ Confeccionar fantoches;
$ Brincadeiras que envolvam lateralidade e corporeidade;
$ Construir um quebra-cabeça da história;
$ Escrita espontânea dos nomes dos personagens;
$ Visita a biblioteca;
$Escrever um bilhete para os pais sobre o produto que cada criança deverá trazer para sanduíche;
$ Dia do sanduíche (cada criança fará o seu próprio sanduíche)
$ Escrita de uma carta, contando a história da turma;
$ Construir um animal de sucata e apresentar suas características;
$ Construir um gráfico de quantidades de letras das palavras estudadas;
$ Completas as palavras com as letras que faltam;
$ Construção das quantidades 5, 6,7, 8, 9, 10;
 CRONOGRAMA: setembro a dezembro
AVALIAÇÃO:
Será observado se a criança:
·         Participa das atividades, interagindo com o grupo;
·         Demonstra iniciativa;
·         Elabora perguntas respostas de acordo com o contexto;
·         Reconta histórias com as características próximas a original;
·          Participa de atividades de escrita e leitura;
·         Constrói e quantifica números;
·         Associa os sons das letras contidas nas palavras;
·         Evoluiu na hipótese de escrita e leitura;
·         Respeita as regras de convivência social.

PROJETO DE LEITURA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto “ O ENCANTAMENTO DAS HISTÓRIAS INFANTIS”
JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
As obras literárias nos possibilitam estabelecer relação entre a teoria e a prática, para atingir determinadas finalidades educativas. Sendo assim, através deste projeto “No mundo encantado das histórias”, busco atingir o objetivo de criar leitores, bem como, desenvolver os conhecimentos da língua escrita.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades de aprendizagens ‘as crianças e desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • ·         Entrar em contato com diversas histórias infantis;
  •      Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
  •       Enriquecer e ampliar o vocabulário;
  •       Ampliar a expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens;
  •      Avançar na hipótese de escrita e leitura;
  •           Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos textos e nos nomes dos personagens;
  •       Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
CONTEÚDOS:
¯ Conto e reconto de histórias;
¯ Interpretação r dramatização;
¯ Práticas de escrita e leitura;
¯ Produção textual coletiva;
¯ Bilhete;
¯ Carta;
¯ Expressão oral e corporal;
¯ Gêneros literários;
¯ Expressividade;
¯ Valores;
¯ Fazer artístico;
¯ Recorte e colagem;
¯ Contagem;
¯ Números e operações;
¯ Raciocínio lógico;
¯ Construção de gráfico;
¯ Agrupamentos;
¯ Brincadeiras e jogos;
¯ Seres vivos;
¯ Alimentação
METODOLOGIA:
$ Leitura de diversas histórias infantis;
$ Interpretação oral e escrita;
$ Dramatização das histórias;
$ Construir textos coletivos, utilizando figuras sequenciadas
$ Cruzadinhas;
$ Recorte e colagem de palavras e imagens;
$ Listagem de palavras;
$ Desenhos e pinturas relacionadas com a leitura;
$ Dobradura;
$ Criação e continuação de histórias;
$ Confeccionar fantoches;
$ Brincadeiras que envolvam lateralidade e corporeidade;
$ Construir um quebra-cabeça da história;
$ Escrita espontânea dos nomes dos personagens;
$ Visita a biblioteca;
$Escrever um bilhete para os pais sobre o produto que cada criança deverá trazer para sanduíche;
$ Dia do sanduíche (cada criança fará o seu próprio sanduíche)
$ Escrita de uma carta, contando a história da turma;
$ Construir um animal de sucata e apresentar suas características;
$ Construir um gráfico de quantidades de letras das palavras estudadas;
$ Completas as palavras com as letras que faltam;
$ Construção das quantidades 5, 6,7, 8, 9, 10;
 CRONOGRAMA: setembro a dezembro
AVALIAÇÃO:
Será observado se a criança:
·         Participa das atividades, interagindo com o grupo;
·         Demonstra iniciativa;
·         Elabora perguntas respostas de acordo com o contexto;
·         Reconta histórias com as características próximas a original;
·          Participa de atividades de escrita e leitura;
·         Constrói e quantifica números;
·         Associa os sons das letras contidas nas palavras;
·         Evoluiu na hipótese de escrita e leitura;
·         Respeita as regras de convivência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário