PROJETO DE LEITURA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças interessam-se
pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas
que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a
criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para o seu
mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo
seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
As obras literárias nos possibilitam estabelecer
relação entre a teoria e a prática, para atingir determinadas finalidades
educativas. Sendo assim, através deste projeto “No mundo encantado das
histórias”, busco atingir o objetivo de criar leitores, bem como, desenvolver
os conhecimentos da língua escrita.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades de aprendizagens
‘as crianças e desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- · Entrar em contato com diversas histórias infantis;
- Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
- Enriquecer e ampliar o vocabulário;
- Ampliar a expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens;
- Avançar na hipótese de escrita e leitura;
- Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos textos e nos nomes dos personagens;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
CONTEÚDOS:
¯ Conto e reconto de histórias;
¯ Interpretação r dramatização;
¯ Práticas de escrita e leitura;
¯ Produção textual coletiva;
¯ Bilhete;
¯ Carta;
¯ Expressão oral e corporal;
¯ Gêneros literários;
¯ Expressividade;
¯ Valores;
¯ Fazer artístico;
¯ Recorte e colagem;
¯ Contagem;
¯ Números e operações;
¯ Raciocínio lógico;
¯ Construção de gráfico;
¯ Agrupamentos;
¯ Brincadeiras e jogos;
¯ Seres vivos;
¯ Alimentação
METODOLOGIA:
$ Leitura de diversas histórias infantis;
$ Interpretação oral e escrita;
$ Dramatização das histórias;
$ Construir textos coletivos, utilizando
figuras sequenciadas
$ Cruzadinhas;
$ Recorte e colagem de palavras e imagens;
$ Listagem de palavras;
$ Desenhos e pinturas relacionadas com a
leitura;
$ Dobradura;
$ Criação e continuação de histórias;
$ Confeccionar fantoches;
$ Brincadeiras que envolvam lateralidade e
corporeidade;
$ Construir um quebra-cabeça da história;
$ Escrita espontânea dos nomes dos
personagens;
$ Visita a biblioteca;
$Escrever um bilhete para os pais sobre o produto
que cada criança deverá trazer para sanduíche;
$ Dia do sanduíche (cada criança fará o seu
próprio sanduíche)
$ Escrita de uma carta, contando a história
da turma;
$ Construir um animal de sucata e apresentar suas
características;
$ Construir um gráfico de quantidades de
letras das palavras estudadas;
$ Completas as palavras com as letras que
faltam;
$ Construção das quantidades 5, 6,7, 8, 9,
10;
CRONOGRAMA: setembro a
dezembro
AVALIAÇÃO:
Será observado se a criança:
· Participa das atividades, interagindo com o
grupo;
· Demonstra iniciativa;
· Elabora perguntas respostas de acordo com o
contexto;
· Reconta histórias com as características
próximas a original;
· Participa de atividades de escrita e
leitura;
· Constrói e quantifica números;
· Associa os sons das letras contidas nas
palavras;
· Evoluiu na hipótese de escrita e leitura;
· Respeita as regras de convivência social.
PROJETO DE LEITURA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
JUSTIFICATIVA: Desde pequenas, as crianças interessam-se
pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas
que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a
criança vem a construir uma ponte de significação do mundo exterior para o seu
mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo
seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
As obras literárias nos possibilitam estabelecer
relação entre a teoria e a prática, para atingir determinadas finalidades
educativas. Sendo assim, através deste projeto “No mundo encantado das
histórias”, busco atingir o objetivo de criar leitores, bem como, desenvolver
os conhecimentos da língua escrita.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar oportunidades de aprendizagens
‘as crianças e desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- · Entrar em contato com diversas histórias infantis;
- Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
- Enriquecer e ampliar o vocabulário;
- Ampliar a expressão e comunicação por meio de desenhos, pinturas e colagens;
- Avançar na hipótese de escrita e leitura;
- Identificar letras e palavras conhecidas presentes nos textos e nos nomes dos personagens;
- Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
CONTEÚDOS:
¯ Conto e reconto de histórias;
¯ Interpretação r dramatização;
¯ Práticas de escrita e leitura;
¯ Produção textual coletiva;
¯ Bilhete;
¯ Carta;
¯ Expressão oral e corporal;
¯ Gêneros literários;
¯ Expressividade;
¯ Valores;
¯ Fazer artístico;
¯ Recorte e colagem;
¯ Contagem;
¯ Números e operações;
¯ Raciocínio lógico;
¯ Construção de gráfico;
¯ Agrupamentos;
¯ Brincadeiras e jogos;
¯ Seres vivos;
¯ Alimentação
METODOLOGIA:
$ Leitura de diversas histórias infantis;
$ Interpretação oral e escrita;
$ Dramatização das histórias;
$ Construir textos coletivos, utilizando
figuras sequenciadas
$ Cruzadinhas;
$ Recorte e colagem de palavras e imagens;
$ Listagem de palavras;
$ Desenhos e pinturas relacionadas com a
leitura;
$ Dobradura;
$ Criação e continuação de histórias;
$ Confeccionar fantoches;
$ Brincadeiras que envolvam lateralidade e
corporeidade;
$ Construir um quebra-cabeça da história;
$ Escrita espontânea dos nomes dos
personagens;
$ Visita a biblioteca;
$Escrever um bilhete para os pais sobre o produto
que cada criança deverá trazer para sanduíche;
$ Dia do sanduíche (cada criança fará o seu
próprio sanduíche)
$ Escrita de uma carta, contando a história
da turma;
$ Construir um animal de sucata e apresentar suas
características;
$ Construir um gráfico de quantidades de
letras das palavras estudadas;
$ Completas as palavras com as letras que
faltam;
$ Construção das quantidades 5, 6,7, 8, 9,
10;
CRONOGRAMA: setembro a
dezembro
AVALIAÇÃO:
Será observado se a criança:
· Participa das atividades, interagindo com o
grupo;
· Demonstra iniciativa;
· Elabora perguntas respostas de acordo com o
contexto;
· Reconta histórias com as características
próximas a original;
· Participa de atividades de escrita e
leitura;
· Constrói e quantifica números;
· Associa os sons das letras contidas nas
palavras;
· Evoluiu na hipótese de escrita e leitura;
· Respeita as regras de convivência social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário