Projeto: Água - Gotas de Conscientização

Projeto: Água - Gotas de Conscientização


1 JUSTIFICATIVA
A questão da água tão discutida atualmente, que em muitos casos pensamos estar tão distantes de nossa realidade, é algo que vem preocupando nossa equipe. Considerando a escola como instituição responsável pela educação e formação de cidadãos e que a educação ambiental é parte integrante de nossa grade curricular, o projeto tornou-se relevante.
É comum percebermos em nossa escola a despreocupação dos alunos com relação ao meio ambiente, depósito inadequado do lixo; desperdício de água; alto consumo de papel; degradação do patrimônio escolar e das paisagens naturais.
Nossa escola fica inserida em uma comunidade que vem intensificando seu potencial turístico ambiental, e por isso, a sociedade precisa assumir posturas de cuidado com o patrimônio ambiental, com a limpeza da comunidade e preservação de suas belezas naturais. Por isso, é importante que seja trabalhado com nossos alunos valores ambientais, estes importantes para o convívio social.
2 OBJETIVOS GERAIS
·        Desenvolver a consciência ambiental e uso adequado da água dos alunos;
·        Reduzir a produção de lixo individual;
·        Intensificar o cuidado com a água e com o patrimônio natural;
·        Assumir valores essenciais e importantes para a proteção do meio ambiente e matas ciliares onde tem muitas nascentes.
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Definindo conceitos - Classificação do Lixo
Aguirre (1996) destaca que segundo critério de origem e produção, o lixo pode ser classificado da seguinte maneira:
·         Doméstico: gerado basicamente em residências;
·         Comercial: gerado pelo setor comercial e de serviços;
·         Industrial: gerado por indústrias (classe I, II e III);
·         Hospitalares: gerado por hospitais, farmácias, clínicas, etc.;
·         Especial: podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos.
De acordo com a composição química, o lixo pode ser classificado em duas categorias: Orgânico e Inorgânico.
3.2 Consumo Consciente
Trata-se da prática do consumo consciente, uma análise criteriosa a ser feita no ato da compra. Consumindo menos, produz-se menos lixo. Uma forma interessante de realizar o consumo consciente é através dos três “R”. (AGUIRRE, 1996).
3.2.1 Reduzir
Reduzir o lixo em nossas casas implica em reduzir o consumo de tudo o que não nos é realmente necessário. Isto significa rejeitar produtos com embalagens plásticas e isopor, preferindo as de papelão que são recicláveis, que não poluem o ambiente e desperdiçam menos energia.
3.2.2 Reutilizar
Reutilizar significa usar um produto de várias maneiras. Como exemplos:
a)    Reutilizar depósitos de plásticos ou vidro para outros fins, como plantar, fazer brinquedos;
b)    Reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e destinatário;
c)    Aproveitar folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados;
d)    Instituir a Feira de Trocas para reciclar, aproveitando ao máximo os bens de consumo, como: roupas, discos, calçados, móveis.

3.2.3 Reciclar
Faria (1998) explica que reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reusar. Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos.
Três setas compõem o símbolo da Reciclagem, cada uma representa um grupo de pessoas que são indispensáveis para garantir que a reciclagem ocorra. A primeira seta representa os produtores, as empresas que fazem o produto. Eles vendem o produto para o consumidor, que representa a segunda seta.
Após o produto ser usado ele pode ser reciclado. A terceira seta representa as companhias de reciclagem que coletam os produtos recicláveis e através do mercado, vendem de volta o material usado para o produtor transformá-lo em novo produto.
O símbolo de reciclagem é como um grande círculo, sendo o grupo mais poderoso no processo, o Consumidor. O símbolo de reciclável é impresso em produtos possíveis de serem reciclados.
Ribeiro (1998, p. 58) destaca alguns dos produtos recicláveis:
·         Alumínio: latas de bebidas e embalagens em geral;
·         Metal: latas de alimentos;
·         Papel: caixas, cartazes, folhas de caderno, embalagem longa vida, jornais, revistas, papel de fax;
·         Plástico: garrafas de refrigerantes, frascos de amaciantes, baldes, copos descartáveis, potes para iogurte, embalagens de massa e biscoito, copos de água mineral;
·         Vidro: garrafas de bebidas, frascos de cosméticos, potes de conservas.
3.2 Coleta seletiva
De acordo com Faria (1998), a coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.  (FARIA, 1998).
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
Aguirre (1996) ainda reforça que, a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
3.3 Redução do Lixo
Reduzir a produção do lixo é diminuir sua quantidade. A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento. Se cada vez que um problema surgir nos limitarmos a procurar medidas para resolvê-lo, então estaremos contribuindo para a perpetuação da situação. Isto por que se há como resolver o problema, inconscientemente as pessoas não irão reunir esforços suficientes para evitá-lo. (CRUZ, 1978).
4 METODOLOGIA
Aprendizagem  dos alunos no uso racional da água. A coleta  da água da chuva, reutilização da água  de lavagem de roupas na lavagem de passeios e banheiros.
Que a ascavap recolha o material reciclável pelo menos de 15 em 15 dias por se tratar de zona rural.
Ajudar  a melhorar a distribuição da água por se tratar de canos antigos( onde ocorre muito vazamento e desperdício de água) e de não ter uma empresa qualificada para tratamento da água, vir de nascente do Córrego do Feijão. Conhecer e preservar as fontes hídricas disponíveis na região.
Como parte das homenagens ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Prefeitura promoveu, no sábado, 28 de março, panfletagem na entrada da cidade. No local, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribuíram cartilhas com dicas sobre economia de água.
Atualmente, Brumadinho já conta com legislação específica para evitar o desperdício de água no município. Sancionada pelo Prefeito Brandão em dezembro do ano passado, a Lei 2.113/2014 incentiva o uso racional da água em tempos de escassez, ao mesmo tempo em que promove a conscientização da população contra o desperdício.
Com esse objetivo, a legislação proíbe a utilização de água para a varrição de passeios quando ocorrerem baixos índices de oferta de água pela rede pública de abastecimento. Em caso de descumprimento da Lei, o proprietário ou locatário do imóvel está sujeito a penalidades que vão desde advertência até o pagamento de multa.
Dentro da proposta de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar a água, a Prefeitura vem promovendo diversos eventos na área de educação ambiental. Nas escolas municipais, por exemplo, a  água é o tema do Projeto Institucional que está sendo trabalhado neste ano letivo.
As atividades para  o uso consciente da água será todo o ano, em projetos literários, palestras e eventos nas escolas municipais.
  AVALIAÇÃO
Em agosto será a mostra literária na escola, com os projetos literários, músicas (paródias), apresentações para mostrar todo o trabalho feito na escola para a conscientização dos pais e comunidade. Sabendo que já começou a ter efeito, pois a ascavap recolhe todo o reciclável de 15 em 15 dias, por se tratar de zona rural não recolhia, a população jogava no lixo.
REFERÊNCIAS
CARVALHO, Isabel. A invenção ecológica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
GADOTTI, Fernando Alonso. Os sentidos do ambiental: a contribuição da hermenêutica à pedagogia da complexidade. São Paulo: Cortez, 1993.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, vol. 113, p. 189-205. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, março, 2003,
LEFF, E. (Coord.). A Complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
RUSHEINSKY, A. (org.). Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 169-173.
SORRENTINO, M. de Tbilisi a Tessaloniki. A Educação Ambiental no Brasil. São Paulo: SMA. 1998.
TAMAIO, I. A Mediação do professor na construção do conceito de natureza. Campinas: Fronteira, 2000.
TRISTÃO, M. As Dimensões e os desafios da Educação Ambiental na sociedade do conhecimento. Disponível em http://www.educacaoambiental.senac.com.br. Acesso em 27/02/2014.

Projeto: Água - Gotas de Conscientização


1 JUSTIFICATIVA
A questão da água tão discutida atualmente, que em muitos casos pensamos estar tão distantes de nossa realidade, é algo que vem preocupando nossa equipe. Considerando a escola como instituição responsável pela educação e formação de cidadãos e que a educação ambiental é parte integrante de nossa grade curricular, o projeto tornou-se relevante.
É comum percebermos em nossa escola a despreocupação dos alunos com relação ao meio ambiente, depósito inadequado do lixo; desperdício de água; alto consumo de papel; degradação do patrimônio escolar e das paisagens naturais.
Nossa escola fica inserida em uma comunidade que vem intensificando seu potencial turístico ambiental, e por isso, a sociedade precisa assumir posturas de cuidado com o patrimônio ambiental, com a limpeza da comunidade e preservação de suas belezas naturais. Por isso, é importante que seja trabalhado com nossos alunos valores ambientais, estes importantes para o convívio social.
2 OBJETIVOS GERAIS
·        Desenvolver a consciência ambiental e uso adequado da água dos alunos;
·        Reduzir a produção de lixo individual;
·        Intensificar o cuidado com a água e com o patrimônio natural;
·        Assumir valores essenciais e importantes para a proteção do meio ambiente e matas ciliares onde tem muitas nascentes.
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1 Definindo conceitos - Classificação do Lixo
Aguirre (1996) destaca que segundo critério de origem e produção, o lixo pode ser classificado da seguinte maneira:
·         Doméstico: gerado basicamente em residências;
·         Comercial: gerado pelo setor comercial e de serviços;
·         Industrial: gerado por indústrias (classe I, II e III);
·         Hospitalares: gerado por hospitais, farmácias, clínicas, etc.;
·         Especial: podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos.
De acordo com a composição química, o lixo pode ser classificado em duas categorias: Orgânico e Inorgânico.
3.2 Consumo Consciente
Trata-se da prática do consumo consciente, uma análise criteriosa a ser feita no ato da compra. Consumindo menos, produz-se menos lixo. Uma forma interessante de realizar o consumo consciente é através dos três “R”. (AGUIRRE, 1996).
3.2.1 Reduzir
Reduzir o lixo em nossas casas implica em reduzir o consumo de tudo o que não nos é realmente necessário. Isto significa rejeitar produtos com embalagens plásticas e isopor, preferindo as de papelão que são recicláveis, que não poluem o ambiente e desperdiçam menos energia.
3.2.2 Reutilizar
Reutilizar significa usar um produto de várias maneiras. Como exemplos:
a)    Reutilizar depósitos de plásticos ou vidro para outros fins, como plantar, fazer brinquedos;
b)    Reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e destinatário;
c)    Aproveitar folhas de papel rasuradas para anotar telefones, lembretes, recados;
d)    Instituir a Feira de Trocas para reciclar, aproveitando ao máximo os bens de consumo, como: roupas, discos, calçados, móveis.

3.2.3 Reciclar
Faria (1998) explica que reciclar é uma maneira de lidar com o lixo de forma a reduzir e reusar. Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas. A reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente, assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros produtos.
Três setas compõem o símbolo da Reciclagem, cada uma representa um grupo de pessoas que são indispensáveis para garantir que a reciclagem ocorra. A primeira seta representa os produtores, as empresas que fazem o produto. Eles vendem o produto para o consumidor, que representa a segunda seta.
Após o produto ser usado ele pode ser reciclado. A terceira seta representa as companhias de reciclagem que coletam os produtos recicláveis e através do mercado, vendem de volta o material usado para o produtor transformá-lo em novo produto.
O símbolo de reciclagem é como um grande círculo, sendo o grupo mais poderoso no processo, o Consumidor. O símbolo de reciclável é impresso em produtos possíveis de serem reciclados.
Ribeiro (1998, p. 58) destaca alguns dos produtos recicláveis:
·         Alumínio: latas de bebidas e embalagens em geral;
·         Metal: latas de alimentos;
·         Papel: caixas, cartazes, folhas de caderno, embalagem longa vida, jornais, revistas, papel de fax;
·         Plástico: garrafas de refrigerantes, frascos de amaciantes, baldes, copos descartáveis, potes para iogurte, embalagens de massa e biscoito, copos de água mineral;
·         Vidro: garrafas de bebidas, frascos de cosméticos, potes de conservas.
3.2 Coleta seletiva
De acordo com Faria (1998), a coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.
No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.
Pilhas e baterias também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente.  (FARIA, 1998).
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais.
Aguirre (1996) ainda reforça que, a coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
3.3 Redução do Lixo
Reduzir a produção do lixo é diminuir sua quantidade. A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento. Se cada vez que um problema surgir nos limitarmos a procurar medidas para resolvê-lo, então estaremos contribuindo para a perpetuação da situação. Isto por que se há como resolver o problema, inconscientemente as pessoas não irão reunir esforços suficientes para evitá-lo. (CRUZ, 1978).
4 METODOLOGIA
Aprendizagem  dos alunos no uso racional da água. A coleta  da água da chuva, reutilização da água  de lavagem de roupas na lavagem de passeios e banheiros.
Que a ascavap recolha o material reciclável pelo menos de 15 em 15 dias por se tratar de zona rural.
Ajudar  a melhorar a distribuição da água por se tratar de canos antigos( onde ocorre muito vazamento e desperdício de água) e de não ter uma empresa qualificada para tratamento da água, vir de nascente do Córrego do Feijão. Conhecer e preservar as fontes hídricas disponíveis na região.
Como parte das homenagens ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Prefeitura promoveu, no sábado, 28 de março, panfletagem na entrada da cidade. No local, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribuíram cartilhas com dicas sobre economia de água.
Atualmente, Brumadinho já conta com legislação específica para evitar o desperdício de água no município. Sancionada pelo Prefeito Brandão em dezembro do ano passado, a Lei 2.113/2014 incentiva o uso racional da água em tempos de escassez, ao mesmo tempo em que promove a conscientização da população contra o desperdício.
Com esse objetivo, a legislação proíbe a utilização de água para a varrição de passeios quando ocorrerem baixos índices de oferta de água pela rede pública de abastecimento. Em caso de descumprimento da Lei, o proprietário ou locatário do imóvel está sujeito a penalidades que vão desde advertência até o pagamento de multa.
Dentro da proposta de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar a água, a Prefeitura vem promovendo diversos eventos na área de educação ambiental. Nas escolas municipais, por exemplo, a  água é o tema do Projeto Institucional que está sendo trabalhado neste ano letivo.
As atividades para  o uso consciente da água será todo o ano, em projetos literários, palestras e eventos nas escolas municipais.
  AVALIAÇÃO
Em agosto será a mostra literária na escola, com os projetos literários, músicas (paródias), apresentações para mostrar todo o trabalho feito na escola para a conscientização dos pais e comunidade. Sabendo que já começou a ter efeito, pois a ascavap recolhe todo o reciclável de 15 em 15 dias, por se tratar de zona rural não recolhia, a população jogava no lixo.
REFERÊNCIAS
CARVALHO, Isabel. A invenção ecológica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001.
GADOTTI, Fernando Alonso. Os sentidos do ambiental: a contribuição da hermenêutica à pedagogia da complexidade. São Paulo: Cortez, 1993.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, vol. 113, p. 189-205. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, março, 2003,
LEFF, E. (Coord.). A Complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
RUSHEINSKY, A. (org.). Educação Ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 169-173.
SORRENTINO, M. de Tbilisi a Tessaloniki. A Educação Ambiental no Brasil. São Paulo: SMA. 1998.
TAMAIO, I. A Mediação do professor na construção do conceito de natureza. Campinas: Fronteira, 2000.
TRISTÃO, M. As Dimensões e os desafios da Educação Ambiental na sociedade do conhecimento. Disponível em http://www.educacaoambiental.senac.com.br. Acesso em 27/02/2014.

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