Trouxe mais sugestões para trabalhar com o projeto de valores.
Aqui estão algumas dinâmicas para trabalhar durante o ano.
>
DINÂMICAS
Recreio com cores – a docente prepara cartões
coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada
cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para
distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio
diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que
receberem a mesma cor do cartão que cada um de
vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda.
Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre
as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e
solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem
nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para
cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção dealguns valores.
Correio da Amizade – Sortear
entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a
professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em
casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências
de cada um!
- Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.
- Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cantinhos – nos
murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos:
"Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que
retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos
espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da
escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.) /
"Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em
pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não
posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as
normas de atitudes
entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo.
Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram
as regras.
Atividades em cadernos – trabalhando sentimentos e emoções:
HOJE ESTOU ASSIM...
(A
professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem
nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.)
PORQUE...
(os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres,
tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela
vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança,
união, compreensão...
VOCÊ MORA NO MEU...
( colar um coração de papel colorido)
Cada
criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida,
registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo:
"Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
(Os alunos opinam, registram e ilustram!)
ALFABETO DA AMIZADE:
A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
(Cada
aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para cada letra do
alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)
ACRÓSTICOS:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas
Riqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser feliz
Pense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)
A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...
(Desenhar ou colar uma estrela)
(Após
o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam essa
atividade, registrando dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!)
NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
Emocionômetro – É um quadro de pregas com
quatro "caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL(sem grandes emoções).
Os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como
estão se sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê.
A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções de determinados problemas.
Espero que gostem destas sugestões.
Trouxe mais sugestões para trabalhar com o projeto de valores.
Aqui estão algumas dinâmicas para trabalhar durante o ano.
>
DINÂMICAS
Recreio com cores – a docente prepara cartões
coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões de cada
cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para
distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças. Propõe então, um recreio
diferente: " Hoje vocês passarão o recreio com os(as) coleguinhas que
receberem a mesma cor do cartão que cada um de
vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda.
Será um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre
as experiências de cada grupo." A professora distribui os cartões e
solicita que antes de saírem para brincar e lanchar, que se organizem
nos grupos e conversem sobre a cor recebida (o que ela simboliza para
cada um, o que existe nessa cor...)
A reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção dealguns valores.
Correio da Amizade – Sortear
entre os colegas um "Amigo Secreto", escrever para ele; a turma e a
professora vão até o correio e esperam pelo momento da revelação em
casa, ou seja, o dia em que as correspondências chegarem nas residências
de cada um!
- Cada turma fixa uma caixa de correio (feita de caixa de sapato) no lado de fora da porta da sala de aula. Durante um determinado período, as turmas vão trocando correspondências. Para culminar o trabalho, pode-se planejar um piquenique entre elas.
- Cada criança escreve um bilhetinho para um colega que "deixou magoado".
Cantinhos – nos
murais de sala, alguns cantinhos podem ser organizados. Exemplos:
"Recadinhos do Coração" (os alunos fixam bilhetes para crianças que
retornam às aulas após um período de faltas, expressam sentimentos
espontâneos ou observações sobre as atitudes dos colegas, por meio da
escrita ou do desenho... e a docente vai trabalhando e estimulando.) /
"Galeria do posso, não posso" (cada aluno confecciona duas telas em
pintura expressando por meio de desenhos atitudes de grupo- "posso, não
posso". A professora expõe as telas e discute-se, a partir daí, as
normas de atitudes
entre os integrantes da turma que irão vigorar durante o período letivo.
Dessa forma, o comprometimento é maior, ou seja, são eles quem elaboram
as regras.
Atividades em cadernos – trabalhando sentimentos e emoções:
HOJE ESTOU ASSIM...
(A
professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem
nele, a expressão facial conforme o que sugere o título.)
PORQUE...
(os alunos justificam por meio da escrita o porquê de estarem alegres,
tristes, com medo...) Conforme a percepção da professora regente, ela
vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança,
união, compreensão...
VOCÊ MORA NO MEU...
( colar um coração de papel colorido)
Cada
criança escreve dentro do coração o nome de um(a) colega e, em seguida,
registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo:
"Você é especial, muito amigo!"
ABC dos valores:
A-AMOR
B-BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...
(Os alunos opinam, registram e ilustram!)
ALFABETO DA AMIZADE:
A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...
(Cada
aluno cria o seu "Alfabeto da Amizade" , escrevendo para cada letra do
alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem ilustrá-las.)
ACRÓSTICOS:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas
Riqueza interior é o que vale
Experimente esse sentimento de paz
Sinta a emoção de ser feliz
Pense no bem-estar da humanidade
Espere um outro sorriso quando você sorrir
Inverta uma atitude não amiga demonstrando a sua amizade
Tenha respeito pelo outro
Ouça seu coração e siga a caminhada com sabedoria e tranqüilidade.
(Com alguns valores, os alunos criam acrósticos!)
A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO...
(Desenhar ou colar uma estrela)
(Após
o conto do livro: "Se ligue em você", os alunos realizam essa
atividade, registrando dentro da estrela um BOM SENTIMENTO!)
NA ESCOLA:
FICO ALEGRE QUANDO...
SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...
RESPEITO O OUTRO QUANDO...
(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)
Emocionômetro – É um quadro de pregas com
quatro "caretinhas": ALEGRE, TRISTE, MEDO, NORMAL(sem grandes emoções).
Os alunos encaixam seus nomes na fileira da caretinha que expressa como
estão se sentindo naquele dia e, em seguida, verbalizam o porquê.
A turma conversa e, se for o caso, propõe alternativas para resoluções de determinados problemas.
Espero que gostem destas sugestões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário