para cada nível de Escrita
PRÉ-SILÁBICA:
Avanços:
- Diferenciar o desenho da escrita;
- Perceber letras e sons;
- Identificar e escrever o próprio nome;
- Identificar as letras do alfabeto;
- Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições.
Sugestões de Atividades:
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades. Objetos utilizá-los em jogos,
bilhetes, etc.
- Utilizar o nome dos estudantes escritos em crachás e em cartazes (explorar a escrita do
nome no crachá, letra inicial, letra final, quantidade de letras, nomes iguais, inicial igual...
durante a rotina).
- Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de acordo com o número
de letras. Classificar os nomes pelo número de letras, pela letra inicial ou final.
- Reconhecer e ler o nome próprio em situações significativas: chamadas, jogos, etc.
- Ter contato com diferentes gêneros textuais;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; bingo
de letras;
- Produção oral de histórias;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Comparar e relacionar palavras;
- Atividades que seja preciso reconhecer a letra inicial e final;
- Contar números de letras ou palavras das frases;
- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
- Completar palavras usando a letra inicial e final; completar as letras que faltam;
- Ligar palavras ao número de letras, ou a letra inicial;
- Escrever listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que
tem na festa de aniversário, etc.
Sugestões de Jogos:
- Trabalhar o nome do estudante através de jogos: dominó, memória, boliche, bingo...
SILÁBICA:
Avanços:
• Atribuir valor sonoro às letras;
• Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever apenas o necessário para
representar a fala.
• Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes.
Sugestões de Atividades:
- Todas as atividades do nível anterior;
- Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
- Completar palavras com letras para evidenciar seu som:
CAMELO = C____M____L____ ou ____A____E____O
- Relacionar personagens a partir do nome escrito;
- Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial.
- Reconhecer letras no texto trabalhado;
- Cruzadinhas; Caça-palavras;
- Completar lacunas em texto e palavra;
- Evidenciar rimas entre as palavras;
- Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
- Contar a quantidade de palavras de uma frase;
- Analise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto;
- Lista de palavras com a mesma sílaba final ou inicial;
- Escrever palavras a partir da letra inicial ou da sílaba inicial;
- Ligar palavras ao desenho;
- Propor atividades de escrita de palavras em duplas (um dita e outro escreve).
Sugestões de Jogos:
- Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
- Forca, cruzadinha, bingos, caça-palavra...
SILÁBICO-ALFABÉTICA
Avanços:
• Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário.
• Atribuir o valor sonoro das letras;
Sugestões de Atividades:
- Separar as palavras de um texto;
- Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: Associar o “GA” do
nome da “GABRIELA” para escrever “GATO” “GAROTA”, “GAVETA”...;
- Procurar desenvolver o próprio pensamento das crianças para que percebam o que é provável
e o que é impossível encontrar na linguagem escrita;
- Formação de frases;
- Cruzadinhas utilizando fotografias;
- Fazer caça-palavras, imprimindo maior grau de dificuldade a essa atividade, como: na
vertical, na diagonal, em ordem inversa, etc.
- Dividir palavras em sílabas;
- Formar palavras a partir de sílabas;
- Produção de textos, ditados e listas.
Sugestões de Jogos:
ALFABÉTICA
Avanços:
• Realizar a escrita correta das palavras.
• Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação).
Sugestões de Atividades:
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em
momentos em que isto seja significativo;
- Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto;
- Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem.
- Análise linguística das palavras;
- Atividade de escritas: complete, stop, cruzadinha, forca, caça-palavras...
- Produção coletiva e individual de textos;
- Reescrita de textos (individual e coletiva).
Sugestões de Jogos:
para cada nível de Escrita
PRÉ-SILÁBICA:
Avanços:
- Diferenciar o desenho da escrita;
- Perceber letras e sons;
- Identificar e escrever o próprio nome;
- Identificar as letras do alfabeto;
- Perceber que usamos letras diferentes em diferentes posições.
Sugestões de Atividades:
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades. Objetos utilizá-los em jogos,
bilhetes, etc.
- Utilizar o nome dos estudantes escritos em crachás e em cartazes (explorar a escrita do
nome no crachá, letra inicial, letra final, quantidade de letras, nomes iguais, inicial igual...
durante a rotina).
- Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de acordo com o número
de letras. Classificar os nomes pelo número de letras, pela letra inicial ou final.
- Reconhecer e ler o nome próprio em situações significativas: chamadas, jogos, etc.
- Ter contato com diferentes gêneros textuais;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; bingo
de letras;
- Produção oral de histórias;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Comparar e relacionar palavras;
- Atividades que seja preciso reconhecer a letra inicial e final;
- Contar números de letras ou palavras das frases;
- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
- Completar palavras usando a letra inicial e final; completar as letras que faltam;
- Ligar palavras ao número de letras, ou a letra inicial;
- Escrever listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que
tem na festa de aniversário, etc.
Sugestões de Jogos:
- Trabalhar o nome do estudante através de jogos: dominó, memória, boliche, bingo...
SILÁBICA:
Avanços:
• Atribuir valor sonoro às letras;
• Aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever apenas o necessário para
representar a fala.
• Perceber que palavras diferentes são escritas com letras em ordens diferentes.
Sugestões de Atividades:
- Todas as atividades do nível anterior;
- Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
- Completar palavras com letras para evidenciar seu som:
CAMELO = C____M____L____ ou ____A____E____O
- Relacionar personagens a partir do nome escrito;
- Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial.
- Reconhecer letras no texto trabalhado;
- Cruzadinhas; Caça-palavras;
- Completar lacunas em texto e palavra;
- Evidenciar rimas entre as palavras;
- Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
- Contar a quantidade de palavras de uma frase;
- Analise oral e escrita do número de sílaba, sílaba inicial e final das palavras do texto;
- Lista de palavras com a mesma sílaba final ou inicial;
- Escrever palavras a partir da letra inicial ou da sílaba inicial;
- Ligar palavras ao desenho;
- Propor atividades de escrita de palavras em duplas (um dita e outro escreve).
Sugestões de Jogos:
- Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
- Forca, cruzadinha, bingos, caça-palavra...
SILÁBICO-ALFABÉTICA
Avanços:
• Usar mais de uma letra para representar o fonema quando necessário.
• Atribuir o valor sonoro das letras;
Sugestões de Atividades:
- Separar as palavras de um texto;
- Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: Associar o “GA” do
nome da “GABRIELA” para escrever “GATO” “GAROTA”, “GAVETA”...;
- Procurar desenvolver o próprio pensamento das crianças para que percebam o que é provável
e o que é impossível encontrar na linguagem escrita;
- Formação de frases;
- Cruzadinhas utilizando fotografias;
- Fazer caça-palavras, imprimindo maior grau de dificuldade a essa atividade, como: na
vertical, na diagonal, em ordem inversa, etc.
- Dividir palavras em sílabas;
- Formar palavras a partir de sílabas;
- Produção de textos, ditados e listas.
Sugestões de Jogos:
ALFABÉTICA
Avanços:
• Realizar a escrita correta das palavras.
• Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafo e pontuação).
Sugestões de Atividades:
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em
momentos em que isto seja significativo;
- Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases; ordenar o texto;
- Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem.
- Análise linguística das palavras;
- Atividade de escritas: complete, stop, cruzadinha, forca, caça-palavras...
- Produção coletiva e individual de textos;
- Reescrita de textos (individual e coletiva).
Sugestões de Jogos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário