Projeto Dias de Índio

Pessoas, segue abaixo o resultado do meu "Projeto Dias de Índio" (também postado no blog EDI Renan de Souza Leal), no qual trabalhei intensamente com a minha turma (Maternal II) os conteúdos pertinentes fazendo links com a cultura indígena brasileira.
Bem, como gosto muito e acho de suma importância a valorização da cultura indígena (sinceramente, acho que as escolas brasileiras trabalham muito superficialmente questões relacionadas), gostaria de compartilhar aqui no blog a minha experiência - muitíssimo bem sucedida! (*Tanto que virou até trabalho para uma das minhas disciplinas da Pós-graduação!)
Foram dias produtivos e divertidíssimos. De início não puderia ter previsto tamanho envolvimento da turma, mas quando engatamos as primeiras atividades já ficou bem evidente o que estava por vir...
Tentei resumir o projeto em palavras "pedagógicas", caso queiram adaptá-lo:
☻Projeto Dias de Índio☻
Objetivos gerais: 
Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação; 
Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas; 
Reconhecer o ritmo na música; 
Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações; 
Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais. 
Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura; 
Reconhecer tamanhos – grande/pequeno, maior/menor,; 
Reconhecer quantidade - mais/menos; 
Reconhecer cores; 
Distinguir formas e imagens – igual/diferente; 
Distinguir características físicas do homem e da mulher; 
Diferenciar paisagens – natural e modificada.Objetivos específicos: 
Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes; 
Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura; 
Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural; 
Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente; 
Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade; 
Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Desenvolvimento com a turma
*Para facilitar o entendimento, dividi, por assim dizer, o projeto em três eixos (mídias utilizadas): Texto, Audiovisual e Música.
**Coloquei links em tudo o que pude encontrar na web (músicas, vídeos, entre outros).
☺Texto
Capa do livro utilizado: "Queno-Curumim"
Queno-Curumim, de José Américo de Lima 
Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza. 
Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história
► Versão resumida (feita para a turma) dos romances O Guarani e Iracema, de José de Alencar 
Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino. 
Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura. 
☺Audiovisual
► Curta metragem de animação Ilya e o fogo, de Caetano Curi 
Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade - lenda indígena que conta a aquisição do fogo pelo homem. 
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que os alunos recontem a história.
►Curta metragem de animação Brincando na Aldeia, da Animazul (2006) 
Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas. 
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história dramatizando algumas cenas. Conhecer o CUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.
►Videoclipe Indiozinhos, do DVD “A Galinha Pintadinha”Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade. 
Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.
►Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas - Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso
Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros. 
Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas. Observar as características físicas desses índios. 
☺Música
Chegança, de Antônio Nóbrega (álbum “Pernambuco Falando para o mundo”, de 1998); 
Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001); 
►Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001); 
Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000). 
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar. Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva. 
Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma sonoridade próxima a das músicas indígenas. 
Registros das atividades
☻Fabricando nossos personagens - Peri e Iracema:
Desenhando os personagens a partir de modelos (Peri: Rychard e Iracema: Raquelly)
Vestindo nossos personagens
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas) 
Peri e Iracema prontos
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas) 
☻Conhecendo o CUITÉ e fazendo a nossa arte:
Imagens utilizadas para mostrar a árvore que dá o cuité.
Conhecendo o cuité (trabalhando tamanho, peso, cor, tamanho)
Abrindo o cuité (trabalhando forma, aberto/fechado, dentro/fora, cheiro, textura)
Cuité aberto (trabalhando peso, vazio/cheio, cheiro, forma)
Pintando o cuité (trabalhando coordenação motora, cores, lados - de dentro, de fora)
Fazendo o acabamento das cuias (Érica - P.E.I. e Fátima - A.A.C.)
Conferindo o resultado do nosso trabalho
(trabalhando valorização da arte, artesanato e objeto indígena, dentro/fora, forma, fechado/aberto)
☻Conhecendo (e trabalhando) a aroeira, o café e o urucum:
Conhecendo a aroeira e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro)
Conhecendo o urucum e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro, cor)
☻Conhecendo o Pau-de-chuva:
Curtindo o som do Pau-de-chuva (trabalhando som, ritmo, forma)
Vídeo feito, a partir de fotos e pequeno vídeo, enquanto eles exploravam o pau-de-chuva.
*Música utilizada: "Mestre Guia", de Mestre Ambrósio (álbum "Terceiro samba", de 2001).
☻Conhecendo mais sobre a cultura indígena:
Assistindo aos curtas animados "Ilya e o fogo" e "Brincando na aldeia".
☻Virando Índio, formando a tribo:
Telma (A.A.C.) pintando os curumins
Érica (P.E.I.) juntando a tribo para a festa
☻Dia de festa. A tribo feliz da vida!
(Veja mais sobre este dia na postagem feita no blog EDI Renan de Souza Leal:

Pessoas, segue abaixo o resultado do meu "Projeto Dias de Índio" (também postado no blog EDI Renan de Souza Leal), no qual trabalhei intensamente com a minha turma (Maternal II) os conteúdos pertinentes fazendo links com a cultura indígena brasileira.
Bem, como gosto muito e acho de suma importância a valorização da cultura indígena (sinceramente, acho que as escolas brasileiras trabalham muito superficialmente questões relacionadas), gostaria de compartilhar aqui no blog a minha experiência - muitíssimo bem sucedida! (*Tanto que virou até trabalho para uma das minhas disciplinas da Pós-graduação!)
Foram dias produtivos e divertidíssimos. De início não puderia ter previsto tamanho envolvimento da turma, mas quando engatamos as primeiras atividades já ficou bem evidente o que estava por vir...
Tentei resumir o projeto em palavras "pedagógicas", caso queiram adaptá-lo:
☻Projeto Dias de Índio☻
Objetivos gerais: 
Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação; 
Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas; 
Reconhecer o ritmo na música; 
Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações; 
Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais. 
Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura; 
Reconhecer tamanhos – grande/pequeno, maior/menor,; 
Reconhecer quantidade - mais/menos; 
Reconhecer cores; 
Distinguir formas e imagens – igual/diferente; 
Distinguir características físicas do homem e da mulher; 
Diferenciar paisagens – natural e modificada.Objetivos específicos: 
Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes; 
Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura; 
Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural; 
Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza, próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente; 
Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade; 
Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Desenvolvimento com a turma
*Para facilitar o entendimento, dividi, por assim dizer, o projeto em três eixos (mídias utilizadas): Texto, Audiovisual e Música.
**Coloquei links em tudo o que pude encontrar na web (músicas, vídeos, entre outros).
☺Texto
Capa do livro utilizado: "Queno-Curumim"
Queno-Curumim, de José Américo de Lima 
Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza. 
Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história
► Versão resumida (feita para a turma) dos romances O Guarani e Iracema, de José de Alencar 
Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino. 
Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura. 
☺Audiovisual
► Curta metragem de animação Ilya e o fogo, de Caetano Curi 
Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade - lenda indígena que conta a aquisição do fogo pelo homem. 
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que os alunos recontem a história.
►Curta metragem de animação Brincando na Aldeia, da Animazul (2006) 
Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas. 
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história dramatizando algumas cenas. Conhecer o CUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.
►Videoclipe Indiozinhos, do DVD “A Galinha Pintadinha”Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade. 
Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.
►Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas - Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso
Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros. 
Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas. Observar as características físicas desses índios. 
☺Música
Chegança, de Antônio Nóbrega (álbum “Pernambuco Falando para o mundo”, de 1998); 
Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001); 
►Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001); 
Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000). 
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar. Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva. 
Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma sonoridade próxima a das músicas indígenas. 
Registros das atividades
☻Fabricando nossos personagens - Peri e Iracema:
Desenhando os personagens a partir de modelos (Peri: Rychard e Iracema: Raquelly)
Vestindo nossos personagens
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas) 
Peri e Iracema prontos
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas) 
☻Conhecendo o CUITÉ e fazendo a nossa arte:
Imagens utilizadas para mostrar a árvore que dá o cuité.
Conhecendo o cuité (trabalhando tamanho, peso, cor, tamanho)
Abrindo o cuité (trabalhando forma, aberto/fechado, dentro/fora, cheiro, textura)
Cuité aberto (trabalhando peso, vazio/cheio, cheiro, forma)
Pintando o cuité (trabalhando coordenação motora, cores, lados - de dentro, de fora)
Fazendo o acabamento das cuias (Érica - P.E.I. e Fátima - A.A.C.)
Conferindo o resultado do nosso trabalho
(trabalhando valorização da arte, artesanato e objeto indígena, dentro/fora, forma, fechado/aberto)
☻Conhecendo (e trabalhando) a aroeira, o café e o urucum:
Conhecendo a aroeira e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro)
Conhecendo o urucum e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro, cor)
☻Conhecendo o Pau-de-chuva:
Curtindo o som do Pau-de-chuva (trabalhando som, ritmo, forma)
Vídeo feito, a partir de fotos e pequeno vídeo, enquanto eles exploravam o pau-de-chuva.
*Música utilizada: "Mestre Guia", de Mestre Ambrósio (álbum "Terceiro samba", de 2001).
☻Conhecendo mais sobre a cultura indígena:
Assistindo aos curtas animados "Ilya e o fogo" e "Brincando na aldeia".
☻Virando Índio, formando a tribo:
Telma (A.A.C.) pintando os curumins
Érica (P.E.I.) juntando a tribo para a festa
☻Dia de festa. A tribo feliz da vida!
(Veja mais sobre este dia na postagem feita no blog EDI Renan de Souza Leal:

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