Pessoas, segue abaixo o resultado do meu "Projeto Dias de Índio" (também postado no blog EDI Renan de Souza Leal),
no qual trabalhei intensamente com a minha turma (Maternal II) os
conteúdos pertinentes fazendo links com a cultura indígena brasileira.
Bem, como gosto muito e acho de suma importância a valorização da
cultura indígena (sinceramente, acho que as escolas brasileiras
trabalham muito superficialmente questões relacionadas), gostaria de
compartilhar aqui no blog a minha experiência - muitíssimo bem sucedida!
(*Tanto que virou até trabalho para uma das minhas disciplinas da
Pós-graduação!)
Foram dias produtivos e divertidíssimos. De início não puderia ter
previsto tamanho envolvimento da turma, mas quando engatamos as
primeiras atividades já ficou bem evidente o que estava por vir...
Tentei resumir o projeto em palavras "pedagógicas", caso queiram adaptá-lo:
☻Projeto Dias de Índio☻
Objetivos gerais:
Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação;
Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas;
Reconhecer o ritmo na música;
Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações;
Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais.
Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura;
Reconhecer tamanhos – grande/pequeno, maior/menor,;
Reconhecer quantidade - mais/menos;
Reconhecer cores;
Distinguir formas e imagens – igual/diferente;
Distinguir características físicas do homem e da mulher;
Diferenciar paisagens – natural e modificada.Objetivos específicos:
Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza,
próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Desenvolvimento com a turma
*Para facilitar o entendimento, dividi, por assim dizer, o projeto em
três eixos (mídias utilizadas): Texto, Audiovisual e Música.
**Coloquei links em tudo o que pude encontrar na web (músicas, vídeos, entre outros).
☺Texto
Capa do livro utilizado: "Queno-Curumim"
► Queno-Curumim, de José Américo de Lima
Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza.
Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história
Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino.
Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura.
☺Audiovisual
► Curta metragem de animação Ilya e o fogo, de Caetano Curi
Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na
transmissão de conhecimento através da oralidade - lenda indígena que
conta a aquisição do fogo pelo homem.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos
pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que
os alunos recontem a história.
►Curta metragem de animação Brincando na Aldeia, da Animazul (2006)
Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos
pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história
dramatizando algumas cenas. Conhecer o CUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.
►Videoclipe Indiozinhos, do DVD “A Galinha Pintadinha”Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade.
Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.
►Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas - Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso
Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros.
Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar
elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas.
Observar as características físicas desses índios.
☺Música
►Chegança, de Antônio Nóbrega (álbum “Pernambuco Falando para o mundo”, de 1998);
►Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
►Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
►Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000).
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar.
Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o
ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva.
Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas
relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas
e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma
sonoridade próxima a das músicas indígenas.
Registros das atividades
☻Fabricando nossos personagens - Peri e Iracema:
Desenhando os personagens a partir de modelos (Peri: Rychard e Iracema: Raquelly)
Vestindo nossos personagens
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas)
Peri e Iracema prontos
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas)
☻Conhecendo o CUITÉ e fazendo a nossa arte:
Imagens utilizadas para mostrar a árvore que dá o cuité.
Conhecendo o cuité (trabalhando tamanho, peso, cor, tamanho)
Abrindo o cuité (trabalhando forma, aberto/fechado, dentro/fora, cheiro, textura)
Cuité aberto (trabalhando peso, vazio/cheio, cheiro, forma)
Pintando o cuité (trabalhando coordenação motora, cores, lados - de dentro, de fora)
Fazendo o acabamento das cuias (Érica - P.E.I. e Fátima - A.A.C.)
Conferindo o resultado do nosso trabalho
(trabalhando valorização da arte, artesanato e objeto indígena, dentro/fora, forma, fechado/aberto)
Conhecendo a aroeira e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro)
Conhecendo o urucum e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro, cor)
☻Conhecendo o Pau-de-chuva:
Curtindo o som do Pau-de-chuva (trabalhando som, ritmo, forma)
Vídeo feito, a partir de fotos e pequeno vídeo, enquanto eles exploravam o pau-de-chuva.
*Música utilizada: "Mestre Guia", de Mestre Ambrósio (álbum "Terceiro samba", de 2001).
☻Conhecendo mais sobre a cultura indígena:
Assistindo aos curtas animados "Ilya e o fogo" e "Brincando na aldeia".
☻Virando Índio, formando a tribo:
Telma (A.A.C.) pintando os curumins
Érica (P.E.I.) juntando a tribo para a festa
☻Dia de festa. A tribo feliz da vida!
(Veja mais sobre este dia na postagem feita no blog EDI Renan de Souza Leal:
Pessoas, segue abaixo o resultado do meu "Projeto Dias de Índio" (também postado no blog EDI Renan de Souza Leal),
no qual trabalhei intensamente com a minha turma (Maternal II) os
conteúdos pertinentes fazendo links com a cultura indígena brasileira.
Bem, como gosto muito e acho de suma importância a valorização da
cultura indígena (sinceramente, acho que as escolas brasileiras
trabalham muito superficialmente questões relacionadas), gostaria de
compartilhar aqui no blog a minha experiência - muitíssimo bem sucedida!
(*Tanto que virou até trabalho para uma das minhas disciplinas da
Pós-graduação!)
Foram dias produtivos e divertidíssimos. De início não puderia ter
previsto tamanho envolvimento da turma, mas quando engatamos as
primeiras atividades já ficou bem evidente o que estava por vir...
Tentei resumir o projeto em palavras "pedagógicas", caso queiram adaptá-lo:
☻Projeto Dias de Índio☻
Objetivos gerais:
Socialização – estimulando as relações de coleguismo, de amizade e cooperação;
Estimular a oralidade usando livro, música e audiovisual – compreensão e interpretação de histórias, cantar músicas;
Reconhecer o ritmo na música;
Estimular a linguagem e a expressão corporal – danças e imitações;
Estimular a apreciação e valorização de objetos artesanais.
Estimular a prática da coordenação motora em diferentes atividades de recorte, colagem e pintura;
Reconhecer tamanhos – grande/pequeno, maior/menor,;
Reconhecer quantidade - mais/menos;
Reconhecer cores;
Distinguir formas e imagens – igual/diferente;
Distinguir características físicas do homem e da mulher;
Diferenciar paisagens – natural e modificada.Objetivos específicos:
Conhecer e valorizar a cultura indígena – hábitos, costumes e artes;
Reconhecer a cultura indígena como parte integrante de nossa cultura;
Valorizar a diversidade racial do povo brasileiro e propiciar o respeito à diferença racial e cultural;
Conhecer e valorizar o contato e a relação de respeito à Natureza,
próprios da cultura indígena, estimulando preservação do meio ambiente;
Valorizar a sabedoria dos mais velhos na transmissão de conhecimento através da oralidade;
Tornar prazeroso o processo de aprendizagem no ambiente escolar.
Desenvolvimento com a turma
*Para facilitar o entendimento, dividi, por assim dizer, o projeto em
três eixos (mídias utilizadas): Texto, Audiovisual e Música.
**Coloquei links em tudo o que pude encontrar na web (músicas, vídeos, entre outros).
☺Texto
Capa do livro utilizado: "Queno-Curumim"
► Queno-Curumim, de José Américo de Lima
Objetivo: Trabalhar a relação de respeito e preservação que os indígenas tem com a natureza.
Atividades: Fazer a leitura para a turma e posteriormente a interpretação; pedir que as crianças recontem a história
Objetivo: Trabalhar as características físicas dos personagens indígenas dessas obras: Peri e Iracema – masculino e feminino.
Atividades: Fazer coletivamente nossos Peri e Iracema usando alunos como molde – recorte, colagem e pintura.
☺Audiovisual
► Curta metragem de animação Ilya e o fogo, de Caetano Curi
Objetivo: Trabalhar valorização da sabedoria dos mais velhos na
transmissão de conhecimento através da oralidade - lenda indígena que
conta a aquisição do fogo pelo homem.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários/questionamentos
pertinentes a história. Conduzir a interpretação da história. Pedir que
os alunos recontem a história.
►Curta metragem de animação Brincando na Aldeia, da Animazul (2006)
Objetivo: Trabalhar as características de uma aldeia e os costumes indígenas.
Atividades: Assistir ao vídeo fazendo comentários e questionamentos
pertinentes a história. Pedir que os alunos recontem a história
dramatizando algumas cenas. Conhecer o CUITÉ e fabricar coletivamente as nossas cuias de cuité.
►Videoclipe Indiozinhos, do DVD “A Galinha Pintadinha”Objetivo: Trabalhar corpo, movimento, linguagem e quantidade.
Atividades: Dançar e cantar. Atentar para a animação do clipe – mais/menos índios na canoa.
►Áudio musical com imagens de índios brasileiros em seu habitat natural Amazonas - Índios do Brasil, postado no canal do YouTube Mundiverso
Objetivo: Trabalhar as características, vestimentas e habitat dos indígenas através de imagens de índios brasileiros.
Atividades: Conhecer a imagem real dos índios brasileiros, identificar
elementos que compões seu habitat natural, seus objetos e vestimentas.
Observar as características físicas desses índios.
☺Música
►Chegança, de Antônio Nóbrega (álbum “Pernambuco Falando para o mundo”, de 1998);
►Mestre Guia, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
►Espírito da mata, de Mestre Ambrósio (álbum “Terceiro samba”, de 2001);
►Vó cabocla, de Mestre Ambrósio (álbum “Fuá na casa de Cabral”, de 2000).
Objetivo: Trabalhar corpo, movimento e linguagem – dançar e cantar.
Relaxamento. Identificar alguns instrumentos na música. Reconhecer o
ritmo da música. Conhecer e o instrumento indígena Pau-de-chuva.
Atividades: Deitar, fechar os olhos e ouvir a música. Imaginar cenas
relativas ao cotidiano indígena. Acompanhar o ritmo da música com palmas
e pés. Conhecer, ouvir e manusear o Pau-de-chuva. Conhecer uma
sonoridade próxima a das músicas indígenas.
Registros das atividades
☻Fabricando nossos personagens - Peri e Iracema:
Desenhando os personagens a partir de modelos (Peri: Rychard e Iracema: Raquelly)
Vestindo nossos personagens
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas)
Peri e Iracema prontos
(trabalhando gênero - masculino e feminino, partes do corpo, vestes e características físicas indígenas)
☻Conhecendo o CUITÉ e fazendo a nossa arte:
Imagens utilizadas para mostrar a árvore que dá o cuité.
Conhecendo o cuité (trabalhando tamanho, peso, cor, tamanho)
Abrindo o cuité (trabalhando forma, aberto/fechado, dentro/fora, cheiro, textura)
Cuité aberto (trabalhando peso, vazio/cheio, cheiro, forma)
Pintando o cuité (trabalhando coordenação motora, cores, lados - de dentro, de fora)
Fazendo o acabamento das cuias (Érica - P.E.I. e Fátima - A.A.C.)
Conferindo o resultado do nosso trabalho
(trabalhando valorização da arte, artesanato e objeto indígena, dentro/fora, forma, fechado/aberto)
Conhecendo a aroeira e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro)
Conhecendo o urucum e o café (trabalhando as utilizações do vegetal, cheiro, cor)
☻Conhecendo o Pau-de-chuva:
Curtindo o som do Pau-de-chuva (trabalhando som, ritmo, forma)
Vídeo feito, a partir de fotos e pequeno vídeo, enquanto eles exploravam o pau-de-chuva.
*Música utilizada: "Mestre Guia", de Mestre Ambrósio (álbum "Terceiro samba", de 2001).
☻Conhecendo mais sobre a cultura indígena:
Assistindo aos curtas animados "Ilya e o fogo" e "Brincando na aldeia".
☻Virando Índio, formando a tribo:
Telma (A.A.C.) pintando os curumins
Érica (P.E.I.) juntando a tribo para a festa
☻Dia de festa. A tribo feliz da vida!
(Veja mais sobre este dia na postagem feita no blog EDI Renan de Souza Leal:
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