Estou trabalhando o reconhecimento do nome com Rafael, e aqui estão
algumas ideias que temos utilizado. As atividades podem ser utilizadas
para trabalhar outras palavras também, com crianças que ainda não
escrevem. Utilizamos principalmente o método fônico para a
alfabetização, mas fazemos uso, sem preconceito, da palavra inteira,
sílabas... o que importa é oferecer vários caminhos para ele perceber
sua própria forma de aprender.
1 - Colocar as letras em cima do seu contorno
Basta contornar as letras de um alfabeto móvel para criar um painel. A
criança deve pegar as letrinhas, que estarão misturadas, e colocar em
cima da folha, nos lugares certos.
2 - Pescar as letras do nome
Essas letrinhas com ímã eu já comprei prontas, mas você pode fazer com
letras de plástico, cola quente e ímãs em pedacinhos pequenos. A vara de
pescar tem um pedacinho de ferro na ponta (essa é de um daqueles
joguinhos baratos de pescar peixinhos). Para esta atividade usamos
outras letras como referência, e fizemos o seguinte jogo: pesque os
filhos para levar para suas mamães.
3 - Massinha de modelar
Aqui usei duas formas. A primeira, com moldes de letras que vem nos próprios kits de massinha de modelar.
A segunda, fazendo "cobrinhas" com a massa, e depois preenchendo as
letras no papel. Para ficar mais durável, cubra o papel com durex largo.
Para fazer as letrinhas, baixe e instale esta FONTE AQUI.
4 - Pregadores de roupa
Fiz com retalhos de EVA, pregadores de madeira e marcador permanente.
Ótima atividade porque também trabalha a coordenação motora e a força
nos dedinhos.
5 - Tampinhas de garrafa PET
Colei círculos de EVA nas tampinhas de PET e escrevi as letras com
marcador permanente. Colei as mãozinhas (também de EVA, apliques que
comprei prontos) na parte alta da caixa de ovo. As tampinhas encaixam
nas maozinhas.
6 - Fiando com contas
A atividade de fiar é um ótimo exercício de coordenação motora fina. Essas contas eu mesma fiz (receita AQUI). A ordem das letras é especialmente importante nessa atividade.
7 - Caixa sensorial
Essas pedrinhas em forma de pedras preciosas são de plástico e foram
compradas em uma loja que vende arranjos e flores artificiais. Nessas
lojas eles vendem muitas coisas para enfeitar vasos de vidro, e as
pedrinhas tem um bonito efeito visual. Nesta atividade escrevi as letras
do nome dele em pedras um pouco maiores que as demais para facilitar.
Não há pressa para achar as letrinhas, pois a ideia é ele curtir o
contato sensorial com as pedrinhas enquanto as procura. Como sempre, há
uma referênvia visual com o nome dele para orientá-lo, não sendo
necessária nenhuma intervenção do adulto, apenas o preparo do material.
8 - Classificando objetos
Separei objetos e papéis com o nome dele e do irmão. Ele deveria
reconhecer os nomes escritos e classificar os objetos. Esse jogo pode
ser ampliado para objetos/nomes de outras pessos da família (ou classe),
aumentando o grau de dificuldade do reconhecimento.
9 - Quebra-cabeças
Há vários estilos de quebra-cabeças com letras, e todos eles ajudam a memorizar e fixar os nomes das letras e seus sons.
10 - Letras e objetos
Esta atividade é muito ligada ao método fônico, pois associa o som a
inicial de cada objeto com as letras do nome dele. Os brinquedos foram
separados do meio de seus próprios brinquedos.
COMO ORGANIZAR?
O material mostrado fica todo guardado fora do alcance dele numa pasta
arquivo. Semanalmente seleciono três ou quatro atividades e coloco a sua
disposição numa cesta, então ele escolhe qual atividade quer fazer. Na
semana seguinte faço um rodízio.
NOTA IMPORTANTE
Embora nem sempre isso seja dito, a escrita também é uma ótima forma de
reconhecer o nome. Mas como assim, se a criança ainda não escreve?
Exatamente, ela AINDA não escreve. Mas já pode ser capaz de identificar a
forma das letras - linhas e curvas - que compõem seu nome. Enquanto
rabisca num jogo de imitação, pode não conseguir reproduzir as letras de
maneira legível, ainda assim, para ela, esse exercício é um importante
estudo de reconhecimento e coordenação olho-mão, que irá aperfeiçoando
aos poucos. O interesse nesse exercício é tão espontâneo que,
normalmente, a primeira palavra que as crianças escrevem é seu próprio
nome.
Estou trabalhando o reconhecimento do nome com Rafael, e aqui estão
algumas ideias que temos utilizado. As atividades podem ser utilizadas
para trabalhar outras palavras também, com crianças que ainda não
escrevem. Utilizamos principalmente o método fônico para a
alfabetização, mas fazemos uso, sem preconceito, da palavra inteira,
sílabas... o que importa é oferecer vários caminhos para ele perceber
sua própria forma de aprender.
1 - Colocar as letras em cima do seu contorno
Basta contornar as letras de um alfabeto móvel para criar um painel. A
criança deve pegar as letrinhas, que estarão misturadas, e colocar em
cima da folha, nos lugares certos.
2 - Pescar as letras do nome
Essas letrinhas com ímã eu já comprei prontas, mas você pode fazer com
letras de plástico, cola quente e ímãs em pedacinhos pequenos. A vara de
pescar tem um pedacinho de ferro na ponta (essa é de um daqueles
joguinhos baratos de pescar peixinhos). Para esta atividade usamos
outras letras como referência, e fizemos o seguinte jogo: pesque os
filhos para levar para suas mamães.
3 - Massinha de modelar
Aqui usei duas formas. A primeira, com moldes de letras que vem nos próprios kits de massinha de modelar.
A segunda, fazendo "cobrinhas" com a massa, e depois preenchendo as
letras no papel. Para ficar mais durável, cubra o papel com durex largo.
Para fazer as letrinhas, baixe e instale esta FONTE AQUI.
4 - Pregadores de roupa
Fiz com retalhos de EVA, pregadores de madeira e marcador permanente.
Ótima atividade porque também trabalha a coordenação motora e a força
nos dedinhos.
5 - Tampinhas de garrafa PET
Colei círculos de EVA nas tampinhas de PET e escrevi as letras com
marcador permanente. Colei as mãozinhas (também de EVA, apliques que
comprei prontos) na parte alta da caixa de ovo. As tampinhas encaixam
nas maozinhas.
6 - Fiando com contas
A atividade de fiar é um ótimo exercício de coordenação motora fina. Essas contas eu mesma fiz (receita AQUI). A ordem das letras é especialmente importante nessa atividade.
7 - Caixa sensorial
Essas pedrinhas em forma de pedras preciosas são de plástico e foram
compradas em uma loja que vende arranjos e flores artificiais. Nessas
lojas eles vendem muitas coisas para enfeitar vasos de vidro, e as
pedrinhas tem um bonito efeito visual. Nesta atividade escrevi as letras
do nome dele em pedras um pouco maiores que as demais para facilitar.
Não há pressa para achar as letrinhas, pois a ideia é ele curtir o
contato sensorial com as pedrinhas enquanto as procura. Como sempre, há
uma referênvia visual com o nome dele para orientá-lo, não sendo
necessária nenhuma intervenção do adulto, apenas o preparo do material.
8 - Classificando objetos
Separei objetos e papéis com o nome dele e do irmão. Ele deveria
reconhecer os nomes escritos e classificar os objetos. Esse jogo pode
ser ampliado para objetos/nomes de outras pessos da família (ou classe),
aumentando o grau de dificuldade do reconhecimento.
9 - Quebra-cabeças
Há vários estilos de quebra-cabeças com letras, e todos eles ajudam a memorizar e fixar os nomes das letras e seus sons.
10 - Letras e objetos
Esta atividade é muito ligada ao método fônico, pois associa o som a
inicial de cada objeto com as letras do nome dele. Os brinquedos foram
separados do meio de seus próprios brinquedos.
COMO ORGANIZAR?
O material mostrado fica todo guardado fora do alcance dele numa pasta
arquivo. Semanalmente seleciono três ou quatro atividades e coloco a sua
disposição numa cesta, então ele escolhe qual atividade quer fazer. Na
semana seguinte faço um rodízio.
NOTA IMPORTANTE
Embora nem sempre isso seja dito, a escrita também é uma ótima forma de
reconhecer o nome. Mas como assim, se a criança ainda não escreve?
Exatamente, ela AINDA não escreve. Mas já pode ser capaz de identificar a
forma das letras - linhas e curvas - que compõem seu nome. Enquanto
rabisca num jogo de imitação, pode não conseguir reproduzir as letras de
maneira legível, ainda assim, para ela, esse exercício é um importante
estudo de reconhecimento e coordenação olho-mão, que irá aperfeiçoando
aos poucos. O interesse nesse exercício é tão espontâneo que,
normalmente, a primeira palavra que as crianças escrevem é seu próprio
nome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário