As atividades de Treino motor têm sido
muito condenadas por diversos estudiosos que defendem o fato de serem
mecânicas. De acordo com o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil) volume 3, que trata da descoberta do movimento, na
Educação Infantil:
"O trabalho com movimento
contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor,
propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da
motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas
corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades
voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança."
ALGUMAS ORIENTAÇÕES DE ACORDO COM O RCNEI
•
Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir,
descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., Para
ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o
movimento.
• Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
• Valorização de suas conquistas corporais.
• Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
• Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
• Valorização de suas conquistas corporais.
• Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Posto as atividades abaixo a
pedidos e porque julgo que o professor precisa sim ter o direito de
escolher o que deseja ou não utilizar. Afinal de contas, quem está todos
os dias dentro de sala de aula e com a responsabilidade nos ombros é
ele. Liza
Atividades de Coordenação motora fina
Todas estão abaixo, caso o link não funcione.
Clicar aqui se desejar todas de uma só vez.
Todas estão abaixo, caso o link não funcione.
Clicar aqui se desejar todas de uma só vez.
Atividades de coordenação visomotora
Recortar as flores e folhas acima e colar dentro da cestinha abaixo:
Recortar os itens acima e colar dentro da estante abaixo:
Recortar os itens do palhaço e colar.
Ligar aos alimentos
Completar
Recortar e colorir a menina e colar na caminha.
As atividades de Treino motor têm sido
muito condenadas por diversos estudiosos que defendem o fato de serem
mecânicas. De acordo com o RCNEI (Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil) volume 3, que trata da descoberta do movimento, na
Educação Infantil:
"O trabalho com movimento
contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor,
propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da
motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas
corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades
voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança."
ALGUMAS ORIENTAÇÕES DE ACORDO COM O RCNEI
•
Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir,
descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., Para
ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o
movimento.
• Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
• Valorização de suas conquistas corporais.
• Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
• Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participa.
• Valorização de suas conquistas corporais.
• Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.
Posto as atividades abaixo a
pedidos e porque julgo que o professor precisa sim ter o direito de
escolher o que deseja ou não utilizar. Afinal de contas, quem está todos
os dias dentro de sala de aula e com a responsabilidade nos ombros é
ele. Liza
Atividades de Coordenação motora fina
Todas estão abaixo, caso o link não funcione.
Clicar aqui se desejar todas de uma só vez.
Todas estão abaixo, caso o link não funcione.
Clicar aqui se desejar todas de uma só vez.
Atividades de coordenação visomotora
Recortar as flores e folhas acima e colar dentro da cestinha abaixo:
Recortar os itens acima e colar dentro da estante abaixo:
Recortar os itens do palhaço e colar.
Ligar aos alimentos
Completar
Recortar e colorir a menina e colar na caminha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário