Trabalhando
as diferenças
Despertar o interesse pela leitura e
interpretação;
* Proporcionar na criança a capacidade de ler e
entender as mensagens que cada leitura oferece;
* Desenvolver o senso crítico e trabalhar os
valores;
* Incentivar por meio da “Contação de Histórias”
leitura fluente, crítica, descontraída e consequentemente a produção do
conhecimento;
* Fazer com que a criança compreenda como se
processa uma leitura silenciosa, coletiva e dramatizada.
Ler para a turma como forma de desibinição,
capacidade de desenvolver a oralidade e autoestima.
Somos todos importantes e todos nós temos
características próprias que devem ser respeitadas.
Este livro incentiva-nos a viver em harmonia com
todas as pessoas independentemente das diferenças.
“A ovelha rosa da dona Rosa” enfatiza a história
de uma ovelhinha que após cair em uma lata de tinta fica toda rosa e por essa
razão, fica desprezada e excluída pelos animais da fazenda.
Um dia uma galinha, percebendo a tristeza da
ovelha resolveu pintar-se de rosa para brincar com a ovelhinha, vendo o que a
galinha havia feito os outros animais resolveram imitá-la e também pintar-se de
rosa, até o dia em que choveu e os outros animais voltaram a ser como antes,
menos a ovelhinha, porém eles perceberam que …………..
Este é o começo da história de Donaldo Buchweitz.
A história além de divertida, leva a criança a
refletir sobre a necessidade do respeito às diferenças e a vida em harmonia.
A interatividade das crianças foi surpreendente.
Foi um momento maravilhoso, pois os alunos
puderam refletir e dialogar sobre as formas de respeitar as diferenças e
acolher a todos com amor.
(FONTE linguagem e afins...)
MOLDE E MODELO MÁSCARA DE OVELHA / FONTE: TIA ALÊ.http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/01/mascara-ovelha-de-eva-molde-e-modelo.html
MODELOS DE LEMBRANCINHA PONTEIRA OVELHA...
ESSA É EM 3D, FOI FEITA COM UMA BOLA DE ISOPOR
FICA A SUGESTÃO PARA QUEM JÁ TEM HABILIDADE EM MODELADOS...
FONTE: NAS IMAGENS.
Como trabalhar diversidade no
educação infantil?
O tema do
post é desafiador. Alguns que talvez não conheçam bem a educação infantil podem
afirmar que a criança é inocente e não tem preconceito em relação as
diversidades. Não e sim. Não realmente porque as crianças não nascem
preconceituosas, mas sim porque elas reproduzem o que elas vivenciam e sem
reflexão o que torna natural o preconceito de gênero e etnia, por exemplo.
Já tive
alunos de quatro anos que se recusaram a brincar com outros por causa da cor de
pele, ou ainda se recusaram a usar algum objeto rosa porque está cor é
referência ao sexo feminino, inclusive o menino que não se importasse com isso
e aceitasse brincar com o objeto era ridicularizado pelos outros garotos.
(Lembrando que são crianças de 3 a 4 anos!!!)
Portanto,
crianças podem ser preconceituosas sim senão dermos a devida atenção ao
assunto.
Mas como
trabalhar um tema tão delicado com crianças tão pequenas?
Visando
isso, daremos o exemplo de uma peça de teatro adaptada do livro A ovelha
Rosa de Dona Rosa de Donald Buchweitz.
A
história é como o nome diz sobre dona Rosa e sua ovelha que depois de um
acidente se torna rosa o que que lhe gera muito transtorno, pois ela não queria
ser daquele cor.
Para
encenar pode-se usar fantoches, dedoches ou dependendo da idade as
próprias crianças.
Peça
período da tarde: A Ovelha Rosa da Dona Rosa
DONA ROSA: Boa tarde, crianças!!! Tudo bem com vocês? Eu sou a a Dona
Rosa. Eu ano a cor rosa? Não é a cor mais linda do mundo? E vou-lhes contar um
segredo, sabe qual é o animal que eu mais gosto? Não conte pra ninguém, ta? È o
porquinho. Adivinhem o porquê? Porque ele é rosa!
ENTRA
OVELHA
DONA ROSA: Olham lá, a minha ovelhinha que linda! Pena que é branca.
OVELHA: Bééé, bééé. Bom dia Dona Rosa!!!
DONA ROSA: Bom dia, querida! Vou entrar, pois deixei um bolo no forno.
Tome cuidado com aquela lata de tinta. Ela é especial, comprei pra pintar as
cercas. E ela não sai nem com água.
SAI DONA
ROSA
OVELHA: Velhinha maluca!! Bééé.
OVELHA
DANÇA E CORRE DERRUBANDO A LATA EM CIMA DE SI.(JOGAR PAPEL PICADO ROSA NAS
CRIANÇAS)- MÚSICA: Piruetas- Chico Buarque
OVELHA: Bééé, socorro!!! Estou rosa! Estou rosa! Preciso de um banho
urgente!
OVELHA
TOMA BANHO (BORRIFAR ÁGUA NAS CRIANÇAS) – MÚSICA CASTELO RATIMBUM- MÃO
OVELHA: Meu Deus! Não sai! Não sai! Bééé!!
OVELHA
CHORA E ENTRA UM PATO (AMARELO)
PATO: QUAC, QUAC. Poxa uma ovelha rosa! E ela está chorando! Coitada! O
que foi?
OVELHA: Cai na tinta especial e ela não sai. Nunca mais terei amigos!!!
PATO: Você tomou banho direito? Por que vocês animais da terra não sabem
tomar banho direito!
OVELHA: Eu tomei, não foi crianças?
PATO: Espera ai, tenho uma ideia!
PATO SAI
E VOLTA ROSA COM UMA GALINHA, UM PORCO E SAPO (TODOS ROSA)
GALINHA:
Olha ovelhinha! Estamos da sua cor! Podemos brincar!
ELES
DANÇAM (MÚSICA: O Pato- Toquinho) E COMEÇA A CHOVER E TODOS SAEM E VOLTAM COM
SUA COR ORIGINAL (BORRIFAR ÁGUA NAS CRIANÇAS)
PORCO: Vocês estão coloridos!! A chuva tirou a tinta.
OVELHA: Só eu continuo rosa... Puxa que pena.
GALINHA:
É mesmo, coitada.
SAPO: Mas gente, não há problemas. Podemos ser amigos assim mesmo. As
pessoas não são todas iguais no mundo.
ENTRA
DONA ROSA.
DONA ROSA: Puxa, eu vi tudo e nunca tinha pensado nisso.
SAPO: Isso mesmo, Dona Rosa. Veja como o mundo é muito mais colorido o
que o deixa mais bonito.
GALINHA:
Somos todos diferentes! Olhe um pato amarelo, um sapo verde e agora uma ovelha
rosa.
DONA ROSA: Ora, ora vocês tem razão. Vocês são lindos das cores que são.
ENTRA
JORGE
JORGE: Boa noite, Dona Rosa, eu ouvi tudo e vim aqui pra ser seu amigo
também. Como você só gostava de rosa tinha medo de vir aqui.
DONA ROSA: Ora, Jorge, você é bem vindo. Fiz um bolo delicioso e todos
podem comer.
MÚSICA:
Bicharia- Chico Buarque
Além de
atividades pontuais como essa, atitudes simples podem ajudar como não
relacionar cores a gênero rosa- menina; azul- menino. Tomar cuidado
com apelidos pejorativos, as crianças mesmo bebês entendem! E lembrando sempre
que para eu ensinar algo eu tenho de acreditar nisso...
(FONTE: EDUCAÇÃO GERA EDUCAÇÃO)
Trabalhando
as diferenças
Despertar o interesse pela leitura e
interpretação;
* Proporcionar na criança a capacidade de ler e
entender as mensagens que cada leitura oferece;
* Desenvolver o senso crítico e trabalhar os
valores;
* Incentivar por meio da “Contação de Histórias”
leitura fluente, crítica, descontraída e consequentemente a produção do
conhecimento;
* Fazer com que a criança compreenda como se
processa uma leitura silenciosa, coletiva e dramatizada.
Ler para a turma como forma de desibinição,
capacidade de desenvolver a oralidade e autoestima.
Somos todos importantes e todos nós temos
características próprias que devem ser respeitadas.
Este livro incentiva-nos a viver em harmonia com
todas as pessoas independentemente das diferenças.
“A ovelha rosa da dona Rosa” enfatiza a história
de uma ovelhinha que após cair em uma lata de tinta fica toda rosa e por essa
razão, fica desprezada e excluída pelos animais da fazenda.
Um dia uma galinha, percebendo a tristeza da
ovelha resolveu pintar-se de rosa para brincar com a ovelhinha, vendo o que a
galinha havia feito os outros animais resolveram imitá-la e também pintar-se de
rosa, até o dia em que choveu e os outros animais voltaram a ser como antes,
menos a ovelhinha, porém eles perceberam que …………..
Este é o começo da história de Donaldo Buchweitz.
A história além de divertida, leva a criança a
refletir sobre a necessidade do respeito às diferenças e a vida em harmonia.
A interatividade das crianças foi surpreendente.
Foi um momento maravilhoso, pois os alunos
puderam refletir e dialogar sobre as formas de respeitar as diferenças e
acolher a todos com amor.
(FONTE linguagem e afins...)
MOLDE E MODELO MÁSCARA DE OVELHA / FONTE: TIA ALÊ.http://blogtiale.blogspot.com.br/2011/01/mascara-ovelha-de-eva-molde-e-modelo.html
MODELOS DE LEMBRANCINHA PONTEIRA OVELHA...
ESSA É EM 3D, FOI FEITA COM UMA BOLA DE ISOPOR
FICA A SUGESTÃO PARA QUEM JÁ TEM HABILIDADE EM MODELADOS...
FONTE: NAS IMAGENS.
Como trabalhar diversidade no
educação infantil?
O tema do
post é desafiador. Alguns que talvez não conheçam bem a educação infantil podem
afirmar que a criança é inocente e não tem preconceito em relação as
diversidades. Não e sim. Não realmente porque as crianças não nascem
preconceituosas, mas sim porque elas reproduzem o que elas vivenciam e sem
reflexão o que torna natural o preconceito de gênero e etnia, por exemplo.
Já tive
alunos de quatro anos que se recusaram a brincar com outros por causa da cor de
pele, ou ainda se recusaram a usar algum objeto rosa porque está cor é
referência ao sexo feminino, inclusive o menino que não se importasse com isso
e aceitasse brincar com o objeto era ridicularizado pelos outros garotos.
(Lembrando que são crianças de 3 a 4 anos!!!)
Portanto,
crianças podem ser preconceituosas sim senão dermos a devida atenção ao
assunto.
Mas como
trabalhar um tema tão delicado com crianças tão pequenas?
Visando
isso, daremos o exemplo de uma peça de teatro adaptada do livro A ovelha
Rosa de Dona Rosa de Donald Buchweitz.
A
história é como o nome diz sobre dona Rosa e sua ovelha que depois de um
acidente se torna rosa o que que lhe gera muito transtorno, pois ela não queria
ser daquele cor.
Para
encenar pode-se usar fantoches, dedoches ou dependendo da idade as
próprias crianças.
Peça
período da tarde: A Ovelha Rosa da Dona Rosa
DONA ROSA: Boa tarde, crianças!!! Tudo bem com vocês? Eu sou a a Dona
Rosa. Eu ano a cor rosa? Não é a cor mais linda do mundo? E vou-lhes contar um
segredo, sabe qual é o animal que eu mais gosto? Não conte pra ninguém, ta? È o
porquinho. Adivinhem o porquê? Porque ele é rosa!
ENTRA
OVELHA
DONA ROSA: Olham lá, a minha ovelhinha que linda! Pena que é branca.
OVELHA: Bééé, bééé. Bom dia Dona Rosa!!!
DONA ROSA: Bom dia, querida! Vou entrar, pois deixei um bolo no forno.
Tome cuidado com aquela lata de tinta. Ela é especial, comprei pra pintar as
cercas. E ela não sai nem com água.
SAI DONA
ROSA
OVELHA: Velhinha maluca!! Bééé.
OVELHA
DANÇA E CORRE DERRUBANDO A LATA EM CIMA DE SI.(JOGAR PAPEL PICADO ROSA NAS
CRIANÇAS)- MÚSICA: Piruetas- Chico Buarque
OVELHA: Bééé, socorro!!! Estou rosa! Estou rosa! Preciso de um banho
urgente!
OVELHA
TOMA BANHO (BORRIFAR ÁGUA NAS CRIANÇAS) – MÚSICA CASTELO RATIMBUM- MÃO
OVELHA: Meu Deus! Não sai! Não sai! Bééé!!
OVELHA
CHORA E ENTRA UM PATO (AMARELO)
PATO: QUAC, QUAC. Poxa uma ovelha rosa! E ela está chorando! Coitada! O
que foi?
OVELHA: Cai na tinta especial e ela não sai. Nunca mais terei amigos!!!
PATO: Você tomou banho direito? Por que vocês animais da terra não sabem
tomar banho direito!
OVELHA: Eu tomei, não foi crianças?
PATO: Espera ai, tenho uma ideia!
PATO SAI
E VOLTA ROSA COM UMA GALINHA, UM PORCO E SAPO (TODOS ROSA)
GALINHA:
Olha ovelhinha! Estamos da sua cor! Podemos brincar!
ELES
DANÇAM (MÚSICA: O Pato- Toquinho) E COMEÇA A CHOVER E TODOS SAEM E VOLTAM COM
SUA COR ORIGINAL (BORRIFAR ÁGUA NAS CRIANÇAS)
PORCO: Vocês estão coloridos!! A chuva tirou a tinta.
OVELHA: Só eu continuo rosa... Puxa que pena.
GALINHA:
É mesmo, coitada.
SAPO: Mas gente, não há problemas. Podemos ser amigos assim mesmo. As
pessoas não são todas iguais no mundo.
ENTRA
DONA ROSA.
DONA ROSA: Puxa, eu vi tudo e nunca tinha pensado nisso.
SAPO: Isso mesmo, Dona Rosa. Veja como o mundo é muito mais colorido o
que o deixa mais bonito.
GALINHA:
Somos todos diferentes! Olhe um pato amarelo, um sapo verde e agora uma ovelha
rosa.
DONA ROSA: Ora, ora vocês tem razão. Vocês são lindos das cores que são.
ENTRA
JORGE
JORGE: Boa noite, Dona Rosa, eu ouvi tudo e vim aqui pra ser seu amigo
também. Como você só gostava de rosa tinha medo de vir aqui.
DONA ROSA: Ora, Jorge, você é bem vindo. Fiz um bolo delicioso e todos
podem comer.
MÚSICA:
Bicharia- Chico Buarque
Além de
atividades pontuais como essa, atitudes simples podem ajudar como não
relacionar cores a gênero rosa- menina; azul- menino. Tomar cuidado
com apelidos pejorativos, as crianças mesmo bebês entendem! E lembrando sempre
que para eu ensinar algo eu tenho de acreditar nisso...
(FONTE: EDUCAÇÃO GERA EDUCAÇÃO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário