Plano de aula semana da adaptação |
Veja abaixo os objetivos, o conteúdo, material necessário e muito mais:
Objetivos para o plano de aula
- Envolver a chegada da família com clima de acolhimento para deixa-lo mais tranquilos e seguros, vendo que deixará seus filhos em boas mãos.
- De preferencia inclua as crianças na construção do espaço para melhor se adaptar.
- Inclua os jovem estudantes no desenvolvimento das situações que foi planejada por você professor.
- Contar histórias culturais com musicas relaxantes para os alunos.
Conteúdo programático
As idades para adaptação escolar
2 e 3 anos (a sequência pode ser adaptada para acolher crianças de até 5 anos)
Tempo estimado na adaptação
Dê uma a duas semanas.
Materiais para a fase da adaptação dos alunos
- Objetos de apego como casinha, carrinhos, bonecas.
- Peça os pais para trazer massinha ou fabrique as massinhas caseiras.
- Duas foto de cada criança
- Contos infantis
Plano de desenvolvimento
A adaptação escolar começa em casa, peça aos pais para conversar com seus filhos sobre a mudança, e informar por que estão indo para a escola, e que irão busca-lo no final da aula, não esqueça dizer para serem bem transparentes e explicarem tudo aos seus filhos sobre os novos coleguinhas que irão fazer, qual o papel dos professores...
Peça também para os pais preencherem uma ficha informando se a criança tem alguma alergia, o que ela gosta de fazer o que a irrita completamente, reformule da melhor maneira possível para que melhor possa lhe atender as necessidades do dia a dia com os alunos.
Leia as fichas de cada alunos e vamos ao primeiro dia de aula:
1º dia na escola
Monte a sala de aula com bonecas, carrinhos, alguns locais próprios para desenhos, giz de cera, uma área com massinha e outra com folha para desenhar. No inicio é interessante o tempo das crianças na escola não durarem o tempo integral, em vez disso ir adaptando-os aos pouco aumentando o tempo de permanência na escola.
Lembre-se que no primeiro dia é muito importante que uma pessoa da família fique o tempo todo na escola para a adaptação do aluno.
Tente formular um dialogo com as crianças individualmente por exemplo pergunte a um aluno, Lucas e Rodrigo sua mãe me disse que você gosta de desenhar aqui tem folha e giz de cera você pode desenhar quando quiser, Maria olhas quantas bonecas pode brincar com elas, mariana eu ja sei que você gosta muito de massinha vamos fazer um bolo de massinha?
Depois de se divertirem bastante, diga para as crianças que agora elas iram fazer um passeio pela escola para conhecer o ambiente e leve-os para o banheiro mostrando que quando sentirem vontade de fazer as necessidades esse é o local, dependendo do tamanho e idade sempre acompanhe! Mostre o refeitório e explique que é ali o local que será servido o almoço ou o lanche.
No final reúna as crianças e diga o que lhe espera no dia seguinte motivando-os a querer sempre ir para escola pois lá é um lugar onde se pode ter amiguinhos, poderá desenhar, brincar de boneca ou carrinho...
Peça as fotos para os pais e faça um lindo mural a altura dos alunos para que possam sempre ver sua familia pelas fotos, observe as que se adaptaram melhor e as que não se adaptaram para que possa perguntar aos pais algo que possa ajudar na adaptação.
2º dia (O dia da organização)
Organize a sala diversificando um lado para massinha, outro para desenho, jogos e assim que os alunos entrarem compartilhe o que poderá fazer naquele dia, depois vá para os diferentes locais e compartilhe fazendo elogios sobre os trabalhos dos alunos, por exemplo: Renata que lindo seu desenho.
Depois de se divertirem bastante apresentem as crianças o cantinho que foi escolhido para colocar as fotos da família, nesse momento cante musicas, cantigas e faça a interação colocando as fotos das crianças.
Por exemplo: essa menina que vou mostrar agora brinco muito de boneca, comeu biscoito e estão do lado da Camila. Quem será?
Logo em seguida faça leituras de histórias contos e fabulas onde será o cantinho das leituras.
No final com a caixa de papelão toda enfeitada mostre onde ficará o local de onde os alunos devem guardar os brinquedos.
Na hora de avaliar, observe o movimento das crianças em quais quantos ficam mais seus comportamentos e anote como foram as relações dos mais resistentes a turma.
3º dia o dia da brincadeira
O dia do desenho no mural, de papel para as crianças poderem desenhar e proponha um tema que as interessa, lembrando das observações feitas proponha o melhor tema possível e caso não venha nenhum na sua cabeça você pode dizer para eles desenharem seus brinquedos favoritos e no final cole os desenhos no mural dos desenhos, renove os desenhos pelo menos uma vez por mês.
Permita que brinquem com os brinquedos que mais lhe agradam e no final do dia faça uma leitura com contos e fabulas e ponha musica de fundo pois ajuda a tornar a história mais real.
Já os alunos que demonstram uma certa resistência tente dar mais atenção para eles pedindo para pegar um material e mostre como se brinca com aquele brinquedo que você observou que ele não para de olhar mais sente-se tímido para ir ate la brincar.
Não esqueçam de ficar de olho nas crianças que acham que tudo é uma festa pois são essas que arrumam problemas ou acabam se machucando por estar sempre em festa.
Dai por diante desejamos um bom inicio de turma e que tudo ocorra bem :)
Plano de aula semana da adaptação |
Veja abaixo os objetivos, o conteúdo, material necessário e muito mais:
Objetivos para o plano de aula
- Envolver a chegada da família com clima de acolhimento para deixa-lo mais tranquilos e seguros, vendo que deixará seus filhos em boas mãos.
- De preferencia inclua as crianças na construção do espaço para melhor se adaptar.
- Inclua os jovem estudantes no desenvolvimento das situações que foi planejada por você professor.
- Contar histórias culturais com musicas relaxantes para os alunos.
Conteúdo programático
As idades para adaptação escolar
2 e 3 anos (a sequência pode ser adaptada para acolher crianças de até 5 anos)
Tempo estimado na adaptação
Dê uma a duas semanas.
Materiais para a fase da adaptação dos alunos
- Objetos de apego como casinha, carrinhos, bonecas.
- Peça os pais para trazer massinha ou fabrique as massinhas caseiras.
- Duas foto de cada criança
- Contos infantis
Plano de desenvolvimento
A adaptação escolar começa em casa, peça aos pais para conversar com seus filhos sobre a mudança, e informar por que estão indo para a escola, e que irão busca-lo no final da aula, não esqueça dizer para serem bem transparentes e explicarem tudo aos seus filhos sobre os novos coleguinhas que irão fazer, qual o papel dos professores...
Peça também para os pais preencherem uma ficha informando se a criança tem alguma alergia, o que ela gosta de fazer o que a irrita completamente, reformule da melhor maneira possível para que melhor possa lhe atender as necessidades do dia a dia com os alunos.
Leia as fichas de cada alunos e vamos ao primeiro dia de aula:
1º dia na escola
Monte a sala de aula com bonecas, carrinhos, alguns locais próprios para desenhos, giz de cera, uma área com massinha e outra com folha para desenhar. No inicio é interessante o tempo das crianças na escola não durarem o tempo integral, em vez disso ir adaptando-os aos pouco aumentando o tempo de permanência na escola.
Lembre-se que no primeiro dia é muito importante que uma pessoa da família fique o tempo todo na escola para a adaptação do aluno.
Tente formular um dialogo com as crianças individualmente por exemplo pergunte a um aluno, Lucas e Rodrigo sua mãe me disse que você gosta de desenhar aqui tem folha e giz de cera você pode desenhar quando quiser, Maria olhas quantas bonecas pode brincar com elas, mariana eu ja sei que você gosta muito de massinha vamos fazer um bolo de massinha?
Depois de se divertirem bastante, diga para as crianças que agora elas iram fazer um passeio pela escola para conhecer o ambiente e leve-os para o banheiro mostrando que quando sentirem vontade de fazer as necessidades esse é o local, dependendo do tamanho e idade sempre acompanhe! Mostre o refeitório e explique que é ali o local que será servido o almoço ou o lanche.
No final reúna as crianças e diga o que lhe espera no dia seguinte motivando-os a querer sempre ir para escola pois lá é um lugar onde se pode ter amiguinhos, poderá desenhar, brincar de boneca ou carrinho...
Peça as fotos para os pais e faça um lindo mural a altura dos alunos para que possam sempre ver sua familia pelas fotos, observe as que se adaptaram melhor e as que não se adaptaram para que possa perguntar aos pais algo que possa ajudar na adaptação.
2º dia (O dia da organização)
Organize a sala diversificando um lado para massinha, outro para desenho, jogos e assim que os alunos entrarem compartilhe o que poderá fazer naquele dia, depois vá para os diferentes locais e compartilhe fazendo elogios sobre os trabalhos dos alunos, por exemplo: Renata que lindo seu desenho.
Depois de se divertirem bastante apresentem as crianças o cantinho que foi escolhido para colocar as fotos da família, nesse momento cante musicas, cantigas e faça a interação colocando as fotos das crianças.
Por exemplo: essa menina que vou mostrar agora brinco muito de boneca, comeu biscoito e estão do lado da Camila. Quem será?
Logo em seguida faça leituras de histórias contos e fabulas onde será o cantinho das leituras.
No final com a caixa de papelão toda enfeitada mostre onde ficará o local de onde os alunos devem guardar os brinquedos.
Na hora de avaliar, observe o movimento das crianças em quais quantos ficam mais seus comportamentos e anote como foram as relações dos mais resistentes a turma.
3º dia o dia da brincadeira
O dia do desenho no mural, de papel para as crianças poderem desenhar e proponha um tema que as interessa, lembrando das observações feitas proponha o melhor tema possível e caso não venha nenhum na sua cabeça você pode dizer para eles desenharem seus brinquedos favoritos e no final cole os desenhos no mural dos desenhos, renove os desenhos pelo menos uma vez por mês.
Permita que brinquem com os brinquedos que mais lhe agradam e no final do dia faça uma leitura com contos e fabulas e ponha musica de fundo pois ajuda a tornar a história mais real.
Já os alunos que demonstram uma certa resistência tente dar mais atenção para eles pedindo para pegar um material e mostre como se brinca com aquele brinquedo que você observou que ele não para de olhar mais sente-se tímido para ir ate la brincar.
Não esqueçam de ficar de olho nas crianças que acham que tudo é uma festa pois são essas que arrumam problemas ou acabam se machucando por estar sempre em festa.
Dai por diante desejamos um bom inicio de turma e que tudo ocorra bem :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário