Sugestão de Aula - Gênero textual tirinhas |
Objetivos específicos
- Tópico leitura - Reconhecer a intencionalidade presente no discurso do gênero em questão, para ler de maneira critica, reconhecendo o contexto de produção bem como a utilização de linguagem verbal e não verbal.
- Tópico oralidade - Identificar os termos de fala, para ser capaz de reconhecer as possíveis leituras e vozes sociais presentes no gênero textual abordado.
- Tópico escrita - Reconhecer a estrutura do gênero e suas principais características, para possibilitar a produção do referido gênero utilizando adequadamente os elementos composicionais.
→ O gênero textual 'diário'
Prática social como ponto de partida prática:
1 – Conhecimento de síncrise: conhecimento já adquirido pelo aprendiz.
Dialogar com os alunos sobre o conteúdo. Pode-se perguntar: Como o tema desta aula/unidade está presente na sociedade e na vida de vocês?
2 – Problematização: Problemas postos pela prática social relacionados aos conteúdos da aula
2.1. Que problemas/questões da prática social podem ser resolvidos com auxílio deste conteúdo ? Sugestões propostas pelo professor:
a) Discussão: Perguntar se os alunos têm o hábito de ler tirinhas e onde costumam encontrá-las.
b) Discutir com os alunos se eles sempre conseguem entender facilmente as tirinhas.
Dimensões teórico-práticas do conteúdo a serem respondidas
2.2. Instrumentalização:
O professor seleciona as mais adequadas ao tema.
2.2.1. Conceitual / científica: O que são gêneros textuais? O que são tirinhas?
2.2.2. Social: Quais gêneros textuais circulam com maior frequência na sociedade? Quem são os possíveis leitores do gênero textual tirinhas?
2.2.3. Cultural: Por meio das tirinhas é possível reconhecer o costume, valores de um determinado povo / grupo social.
3. Instrumentalização: Encaminhamento metodológico para apresentação/explicação do conteúdo.
Respostas às questões levantadas na problematização
3.1. Ações didático-pedagógicas do professor e dos alunos, conforme os conteúdos a serem trabalhados e as dimensões propostas:
a) Levar para a sala de aula diversas tirinhas a fim de que os alunos identifiquem os elementos recorrentes nos textos;
b) Analisar a função social bem como o contexto de produção do gênero abordado.
3.2. Recursos materiais e humanos
a) Professor, alunos, textos impressos em jornais e revistas.
b) Uso da multimídia.
4. Catarse: conhecimento de síntese: Novo nível teórico de conhecimento alcançado pelo aprendiz
4.1 Síntese mental do aluno:
Demonstração do que o aluno aprendeu.
Constatação do conteúdo aprendido, por meio de ações informais, do diálogo entre professor e alunos
4.2 Expressão da síntese: Avaliação formal, elaborada pelo professor.
Listar possíveis formas de avaliação do conteúdo em sua dimensão teórica e prática, expressando as dimensões estudadas
a) Levar outras tirinhas afim de que o aluno percebe que o texto é carregado de intencionalidades e que utiliza recursos com o propósito de provocar possíveis interpretações.
b) Espera-se que o alunos compreenda que o estudo desse gênero textual proporciona maior capacidade de linguagem, de interpretação e reflexão critica.
Prática social como ponto de chegada da prática educativa
5. Prática social do conteúdo aprendido: Uso social do novo conhecimento.
Perguntar aos alunos ao final da aula/unidade: Como aplicar, fora da escola, o conteúdo aprendido?
Anotar as intenções e as possíveis ações dos aprendizes.
Possíveis intenções dos alunos | Possíveis ações indicadas pelos alunos |
"Quero" ou "Queremos ler de maneira crítica" | Reconhecer as diferentes linguagens presentes no texto. |
"Pretendo" ou "Pretendemos compreender as relações sociais presentes no texto." | Identificar o contexto de produção. |
"Desejo" ou "Desejamos relacionar com outras leituras." | Perceber em outros textos a temática abordada no gênero em questão. |
"Gostaria de" ou "Gostaríamos de nos tornar leitores mais independentes."
Fonte: seed.pr.gov.br
| Buscar mais textos em diversas fontes |
Sugestão de Aula - Gênero textual tirinhas |
Objetivos específicos
- Tópico leitura - Reconhecer a intencionalidade presente no discurso do gênero em questão, para ler de maneira critica, reconhecendo o contexto de produção bem como a utilização de linguagem verbal e não verbal.
- Tópico oralidade - Identificar os termos de fala, para ser capaz de reconhecer as possíveis leituras e vozes sociais presentes no gênero textual abordado.
- Tópico escrita - Reconhecer a estrutura do gênero e suas principais características, para possibilitar a produção do referido gênero utilizando adequadamente os elementos composicionais.
→ O gênero textual 'diário'
Prática social como ponto de partida prática:
1 – Conhecimento de síncrise: conhecimento já adquirido pelo aprendiz.
Dialogar com os alunos sobre o conteúdo. Pode-se perguntar: Como o tema desta aula/unidade está presente na sociedade e na vida de vocês?
2 – Problematização: Problemas postos pela prática social relacionados aos conteúdos da aula
2.1. Que problemas/questões da prática social podem ser resolvidos com auxílio deste conteúdo ? Sugestões propostas pelo professor:
a) Discussão: Perguntar se os alunos têm o hábito de ler tirinhas e onde costumam encontrá-las.
b) Discutir com os alunos se eles sempre conseguem entender facilmente as tirinhas.
Dimensões teórico-práticas do conteúdo a serem respondidas
2.2. Instrumentalização:
O professor seleciona as mais adequadas ao tema.
2.2.1. Conceitual / científica: O que são gêneros textuais? O que são tirinhas?
2.2.2. Social: Quais gêneros textuais circulam com maior frequência na sociedade? Quem são os possíveis leitores do gênero textual tirinhas?
2.2.3. Cultural: Por meio das tirinhas é possível reconhecer o costume, valores de um determinado povo / grupo social.
3. Instrumentalização: Encaminhamento metodológico para apresentação/explicação do conteúdo.
Respostas às questões levantadas na problematização
3.1. Ações didático-pedagógicas do professor e dos alunos, conforme os conteúdos a serem trabalhados e as dimensões propostas:
a) Levar para a sala de aula diversas tirinhas a fim de que os alunos identifiquem os elementos recorrentes nos textos;
b) Analisar a função social bem como o contexto de produção do gênero abordado.
3.2. Recursos materiais e humanos
a) Professor, alunos, textos impressos em jornais e revistas.
b) Uso da multimídia.
4. Catarse: conhecimento de síntese: Novo nível teórico de conhecimento alcançado pelo aprendiz
4.1 Síntese mental do aluno:
Demonstração do que o aluno aprendeu.
Constatação do conteúdo aprendido, por meio de ações informais, do diálogo entre professor e alunos
4.2 Expressão da síntese: Avaliação formal, elaborada pelo professor.
Listar possíveis formas de avaliação do conteúdo em sua dimensão teórica e prática, expressando as dimensões estudadas
a) Levar outras tirinhas afim de que o aluno percebe que o texto é carregado de intencionalidades e que utiliza recursos com o propósito de provocar possíveis interpretações.
b) Espera-se que o alunos compreenda que o estudo desse gênero textual proporciona maior capacidade de linguagem, de interpretação e reflexão critica.
Prática social como ponto de chegada da prática educativa
5. Prática social do conteúdo aprendido: Uso social do novo conhecimento.
Perguntar aos alunos ao final da aula/unidade: Como aplicar, fora da escola, o conteúdo aprendido?
Anotar as intenções e as possíveis ações dos aprendizes.
Possíveis intenções dos alunos | Possíveis ações indicadas pelos alunos |
"Quero" ou "Queremos ler de maneira crítica" | Reconhecer as diferentes linguagens presentes no texto. |
"Pretendo" ou "Pretendemos compreender as relações sociais presentes no texto." | Identificar o contexto de produção. |
"Desejo" ou "Desejamos relacionar com outras leituras." | Perceber em outros textos a temática abordada no gênero em questão. |
"Gostaria de" ou "Gostaríamos de nos tornar leitores mais independentes."
Fonte: seed.pr.gov.br
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