SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA O NÍVEL PRÉ-SILÁBICO


Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico
Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico
Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico: As atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.

Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais - atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
Contato com farto e variado material escrito - revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.

OBSERVAÇÃO DE ATOS DE LEITURA E ESCRITA:

  • Audição de leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes etc.
  • Hora de leitura - livros, revistas e jornais à escolha da criança.
  • Atividades de escrita espontânea - listas, relatórios, auto-ditado.

ATIVIDADES PARA DISTINÇÃO DE LETRAS E NUMERAIS:

  • Manipulação intensa do alfabeto móvel;
  • Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
  • Caixa com palavras ou nomes significativos - de cada aluno ou da classe;
  • Classificação de palavras ou nomes que se parecem - as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas etc.
  • Memorização de como se escrevem algumas palavras (fonte de conflito).

JOGOS DIVERSOS

  • bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros;
  • memória de letras, nomes, desenhos;
  • dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
  • baralho de nomes, figuras;
  • quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
  • pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.

JOGOS COM CARTÕES:

  • parear cartões com nomes iguais;
  • parear cartões com desenhos;
  • parear cartões com letras.

JOGOS COM ALFABETO MÓVEL:

  • cobrir fichas ou crachás;
  • formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
  • separar e agrupar letras iguais;
  • classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.

ÁLBUNS:

  • de rótulos e embalagens;
  • de nomes e retratos ou auto-retrato;
  • da história de vida da criança.

JOGOS E BRINCADEIRAS ORAIS: 

  • com rimas;
  • adivinhações;
  • telefone sem fio;
  • hora de surpresa;
  • recados orais;
  • jornal falado.

OUTRAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS:

  • leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.
  • planejamento da rotina do dia;
  • avaliação dos trabalhos do dia;
  • relatório oral de experiências;
  • histórias mudas;
  • produção de texto oral – coletivo;
  • conversa informal;
  • correio;
  • etiquetação de objetos;
  • estudo e interpretação de gravuras;
  • jogos de atenção;
  • análise e síntese de palavras;
  • interpretação oral de textos;
  • reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
  • reconto e reescrita de histórias;
  • auto ditado e escritas espontâneas.
É necessário imaginação pedagógica para dar às crianças oportunidades ricas e variadas de interagir com a linguagem escrita.

*Está postagem foi escrita pela CRISTIANE COSTA - do excelente blog Eduque e Transforme

Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico
Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico
Sugestão de Atividade para o nível pré-silábico: As atividades sugeridas abaixo irão preparar a criança para um melhor desempenho nas atividades escritas e darão suporte durante todo o processo de alfabetização.

Trabalho intenso com os nomes das crianças, destacando as letras iniciais - atividades variadas com fichas, crachás e alfabeto móvel.
Contato com farto e variado material escrito - revistas, jornais, cartazes, livros, jogos, rótulos, embalagens, textos do professor e dos alunos, músicas, poesias, parlendas, entre outros.

OBSERVAÇÃO DE ATOS DE LEITURA E ESCRITA:

  • Audição de leitura com e sem imagem - notícias, propagandas, histórias, cartas, bilhetes etc.
  • Hora de leitura - livros, revistas e jornais à escolha da criança.
  • Atividades de escrita espontânea - listas, relatórios, auto-ditado.

ATIVIDADES PARA DISTINÇÃO DE LETRAS E NUMERAIS:

  • Manipulação intensa do alfabeto móvel;
  • Desenho livre, pintura, modelagem, recorte, dobradura.
  • Caixa com palavras ou nomes significativos - de cada aluno ou da classe;
  • Classificação de palavras ou nomes que se parecem - as que começam com a mesma letra, as que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas etc.
  • Memorização de como se escrevem algumas palavras (fonte de conflito).

JOGOS DIVERSOS

  • bingo de letras, de iniciais de nomes, de nomes e outros;
  • memória de letras, nomes, desenhos;
  • dominós associando nomes e iniciais, desenhos, letras;
  • baralho de nomes, figuras;
  • quebra-cabeças variados com gravuras, nomes, letras;
  • pescaria de nomes, letras iniciais ou de letras do alfabeto.

JOGOS COM CARTÕES:

  • parear cartões com nomes iguais;
  • parear cartões com desenhos;
  • parear cartões com letras.

JOGOS COM ALFABETO MÓVEL:

  • cobrir fichas ou crachás;
  • formar o próprio nome e os dos colegas à vista do modelo;
  • separar e agrupar letras iguais;
  • classificar letras segundo número de aberturas e hastes, partes fechadas e hastes, curvas ou retas.

ÁLBUNS:

  • de rótulos e embalagens;
  • de nomes e retratos ou auto-retrato;
  • da história de vida da criança.

JOGOS E BRINCADEIRAS ORAIS: 

  • com rimas;
  • adivinhações;
  • telefone sem fio;
  • hora de surpresa;
  • recados orais;
  • jornal falado.

OUTRAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS:

  • leitura de poesias e quadrinhos, parlendas, músicas etc.
  • planejamento da rotina do dia;
  • avaliação dos trabalhos do dia;
  • relatório oral de experiências;
  • histórias mudas;
  • produção de texto oral – coletivo;
  • conversa informal;
  • correio;
  • etiquetação de objetos;
  • estudo e interpretação de gravuras;
  • jogos de atenção;
  • análise e síntese de palavras;
  • interpretação oral de textos;
  • reescrita com representação através de desenhos do texto trabalhado;
  • reconto e reescrita de histórias;
  • auto ditado e escritas espontâneas.
É necessário imaginação pedagógica para dar às crianças oportunidades ricas e variadas de interagir com a linguagem escrita.

*Está postagem foi escrita pela CRISTIANE COSTA - do excelente blog Eduque e Transforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário