Sequência didática - Africa na Educação Infantil




Sequência didática - Africa na Educação Infantil
Sequência didática - Africa na Educação Infantil

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ÁFRICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA – LINGUAGEM VERBAL, LINGUAGEM ARTÍSTICA, LINGUAGEM CORPORAL

A sequência didática também pode ser realizada com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA
A  obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-brasileira e Africana" existe desde que foi aprovada a lei 10.639. A partir da sanção dessa lei, as instituições de ensino brasileiras passaram a ter de implementar o ensino da cultura africana, da luta do povo negro no país e de toda a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política.
No processo de aprendizado, a educação infantil poderá proporcionar experiências que promovam o debate entre relações  étnicas e culturais que cercam as crianças.
OBJETIVOS
Conviver com diferentes culturas e etnias  percebendo e valorizando as diferenças individuais e coletivas existentes, aprendendo a lidar com conflitos e a respeitar as diferentes identidades.
Conhecer-se e construir uma identidade pessoal e cultural de modo a constituir uma visão positiva de si e dos outros com quem convive, valorizando suas próprias características e as das outras crianças e adultos, superando visões racistas e discriminatórias.

Etapas
  1.    Ensinar a brincadeira de roda da palavra. Cantada – Roda Africana
  2.    Solicitar a pesquisa como tarefa a ser realizada juntamente com a família sobre brincadeiras africanas
  3.     Reunir e organizar as brincadeiras pesquisadas pelas famílias para as aulas de linguagem corporal e artística
  4. Convidar alguns familiares para ensinar a brincadeira para as crianças
  5. Levar as crianças a biblioteca para leitura de contos africanos
  6.   Levar as crianças para a biblioteca para pesquisa sobre a África (para isso, o professor deverá fazer uma pesquisa previamente para orientar as crianças onde e como procurar os livros)
  7.    Trabalhar a letra da música da palavra cantada na sequencia didática de linguagem verbal – pseud. leitura, localização de informações no texto, escrita de palavras no texto com letras móveis
  8.   Propor uma oficina de pinturas faciais e confecção de roupas para um baile a fantasia africano 
  9.     Propor atividades diversificadas com cantos com objetos e contexto da cultura africana
  10.   Convidar pessoa que entenda da cultura africana para uma entrevista (trabalhar com o procedimento de entrevista)
  11.  Procurar no globo terrestre o continente africano, como também os lugares descritos pela música da Palavra Cantada

 Avaliação

A avaliação será processual e acontecerá em cada fase do desenvolvimento das etapas de trabalho.

Sequência didática - Africa na Educação Infantil
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14



Sequência didática - Africa na Educação Infantil
Sequência didática - Africa na Educação Infantil

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ÁFRICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA – LINGUAGEM VERBAL, LINGUAGEM ARTÍSTICA, LINGUAGEM CORPORAL

A sequência didática também pode ser realizada com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA
A  obrigatoriedade do tema "História e Cultura Afro-brasileira e Africana" existe desde que foi aprovada a lei 10.639. A partir da sanção dessa lei, as instituições de ensino brasileiras passaram a ter de implementar o ensino da cultura africana, da luta do povo negro no país e de toda a história afro-brasileira nas áreas social, econômica e política.
No processo de aprendizado, a educação infantil poderá proporcionar experiências que promovam o debate entre relações  étnicas e culturais que cercam as crianças.
OBJETIVOS
Conviver com diferentes culturas e etnias  percebendo e valorizando as diferenças individuais e coletivas existentes, aprendendo a lidar com conflitos e a respeitar as diferentes identidades.
Conhecer-se e construir uma identidade pessoal e cultural de modo a constituir uma visão positiva de si e dos outros com quem convive, valorizando suas próprias características e as das outras crianças e adultos, superando visões racistas e discriminatórias.

Etapas
  1.    Ensinar a brincadeira de roda da palavra. Cantada – Roda Africana
  2.    Solicitar a pesquisa como tarefa a ser realizada juntamente com a família sobre brincadeiras africanas
  3.     Reunir e organizar as brincadeiras pesquisadas pelas famílias para as aulas de linguagem corporal e artística
  4. Convidar alguns familiares para ensinar a brincadeira para as crianças
  5. Levar as crianças a biblioteca para leitura de contos africanos
  6.   Levar as crianças para a biblioteca para pesquisa sobre a África (para isso, o professor deverá fazer uma pesquisa previamente para orientar as crianças onde e como procurar os livros)
  7.    Trabalhar a letra da música da palavra cantada na sequencia didática de linguagem verbal – pseud. leitura, localização de informações no texto, escrita de palavras no texto com letras móveis
  8.   Propor uma oficina de pinturas faciais e confecção de roupas para um baile a fantasia africano 
  9.     Propor atividades diversificadas com cantos com objetos e contexto da cultura africana
  10.   Convidar pessoa que entenda da cultura africana para uma entrevista (trabalhar com o procedimento de entrevista)
  11.  Procurar no globo terrestre o continente africano, como também os lugares descritos pela música da Palavra Cantada

 Avaliação

A avaliação será processual e acontecerá em cada fase do desenvolvimento das etapas de trabalho.

Sequência didática - Africa na Educação Infantil
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

Nenhum comentário:

Postar um comentário