Projeto Banquete da Poesia - 1º ao 5º ano

Projeto Banquete da Poesia - 1º ao 5º ano
Projeto Banquete da Poesia - 1º ao 5º ano
No final da postagem disponibilizei para vocês um link para que vocês possam fazer o DOWNLOAD deste projeto em PDF.

Projeto Banquete da Poesia 

1º ao 5º ano


Palavras-chave: Leitura - Poesias.


Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental 1º ao 5º anos.

Objetivo Geral: Promover o contato dos alunos com poesias de autores renomados para o público infantil, objetivando o despertar pela leitura e obras literárias envolventes.

Objetivos Específicos: 

  • Melhorar o desenvolvimento dos trabalhos de leitura na escola envolvendo todos os alunos do Ensino fundamental de 1º ao 5º ano;
  • Incentivar professores a trabalharem poesias e produzirem ações lúdicas de interesse coletivo, aprimorando o conhecimento em diferentes habilidades leitoras;
  • Instigar os educandos da participação coletiva no banquete da poesia, despertando para os autores em destaque nos textos, e do o prazer de ler poesias, bem como ser autor de suas próprias produções.
  • Conteúdos Abordados:
  • Gênero textual (Poesia)
  • Lista 
  • Sequências Didáticas
  • Rimas
  • Nome próprio

Desenvolvimento das ações:

  • Selecionar e imprimir as poesias desejadas para expor no banquete;
  • Realizar um debate com a turma, esclarecendo todas as informações pertinentes a poesia tais como: estrutura, finalidade, estrofes, versos etc.
  • Preparar uma mesa grande e organizar as poesias por autor em panelas ou jarras;
  • Criar nomes para os pratos. Ex: Sopa de Ruth Rocha - Salada de Vinicius de Moraes etc, esta ação deverá ser feita para todos os autores, lembrando que o professor poderá imprimir pelo menos 3 poesias de cada autor;
  • Sugere-se que a mesa do banquete seja exposta no pátio da escola 1 vez por semana, durante 1 mês, ou seja, 4 ou 5 vezes - tempo estimado para o desenvolvimento do projeto;
  • A leitura das obras literárias deverá ser realizada a critério do coordenador/professor. Ex: Convidar os alunos do turno de uma só vez - Convidar por turma - Convidar de 2 ou 3 turmas ao mesmo tempo. A escola resolve dependendo de suas regras;
  • O coordenador orienta os professores para desenvolver umas das atividades citadas acima nos conteúdos e trabalhar durante 1 semana. Ex: 1ª Semana - Atividades envolvendo nome próprio, destacando o nome dos alunos e dos autores das poesias. Ex: 2ª Semana - Trabalhar o gênero textual LISTA, com os títulos das poesias lidas, nomes dos autores etc. Ex: 3ª Semana - Desenvolver uma sequência didática envolvendo um das poesias que estão sendo trabalhadas - Ex: 4ª Semana - Confeccionar um jogo de RIMA e trabalhar as palavras que rimam dentro dos textos, circulando, colando, pintando etc. - Ex: 5ª Semana - Produzir com a turminha suas próprias poesias,orientando sempre quanto a estrutura, tema etc. Expor as criações no grande banquete de exposição no final da culminância do projeto.
  • Preparar uma animada exposição das produções escritas dos alunos, com o GRANDE BANQUETE DA POESIA, convidando os pais para participarem desse momento da vida dos filhos, os professores deverão com antecedência escolher/e ou sortear um aluno por turma para ler para o público a poesia que mais se identificou ou a dele mesmo ou a do banquete semanal.
  • Fazer uma premiação para as crianças com um verdadeiro banquete de lanches para finalizar o projeto com muita criatividade.

Sugestão de Autores:

  • Ruth Rocha
  • Vinicius de Moraes
  • Cecília Meireles
  • Clarice Lispector
  • Monteiro Lobato
  • Marina Colasanti
  • Érico Veríssimo
  • Ana Maria Machado
Avaliação do Projeto: As avaliações serão realizadas durante toda semana pelas ações executadas em sala de aula, e a fora dela, além da participação dos alunos.

Projeto Banquete da Poesia - 1º ao 5º ano
Projeto Banquete da Poesia - 1º ao 5º ano
No final da postagem disponibilizei para vocês um link para que vocês possam fazer o DOWNLOAD deste projeto em PDF.

Projeto Banquete da Poesia 

1º ao 5º ano


Palavras-chave: Leitura - Poesias.


Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental 1º ao 5º anos.

Objetivo Geral: Promover o contato dos alunos com poesias de autores renomados para o público infantil, objetivando o despertar pela leitura e obras literárias envolventes.

Objetivos Específicos: 

  • Melhorar o desenvolvimento dos trabalhos de leitura na escola envolvendo todos os alunos do Ensino fundamental de 1º ao 5º ano;
  • Incentivar professores a trabalharem poesias e produzirem ações lúdicas de interesse coletivo, aprimorando o conhecimento em diferentes habilidades leitoras;
  • Instigar os educandos da participação coletiva no banquete da poesia, despertando para os autores em destaque nos textos, e do o prazer de ler poesias, bem como ser autor de suas próprias produções.
  • Conteúdos Abordados:
  • Gênero textual (Poesia)
  • Lista 
  • Sequências Didáticas
  • Rimas
  • Nome próprio

Desenvolvimento das ações:

  • Selecionar e imprimir as poesias desejadas para expor no banquete;
  • Realizar um debate com a turma, esclarecendo todas as informações pertinentes a poesia tais como: estrutura, finalidade, estrofes, versos etc.
  • Preparar uma mesa grande e organizar as poesias por autor em panelas ou jarras;
  • Criar nomes para os pratos. Ex: Sopa de Ruth Rocha - Salada de Vinicius de Moraes etc, esta ação deverá ser feita para todos os autores, lembrando que o professor poderá imprimir pelo menos 3 poesias de cada autor;
  • Sugere-se que a mesa do banquete seja exposta no pátio da escola 1 vez por semana, durante 1 mês, ou seja, 4 ou 5 vezes - tempo estimado para o desenvolvimento do projeto;
  • A leitura das obras literárias deverá ser realizada a critério do coordenador/professor. Ex: Convidar os alunos do turno de uma só vez - Convidar por turma - Convidar de 2 ou 3 turmas ao mesmo tempo. A escola resolve dependendo de suas regras;
  • O coordenador orienta os professores para desenvolver umas das atividades citadas acima nos conteúdos e trabalhar durante 1 semana. Ex: 1ª Semana - Atividades envolvendo nome próprio, destacando o nome dos alunos e dos autores das poesias. Ex: 2ª Semana - Trabalhar o gênero textual LISTA, com os títulos das poesias lidas, nomes dos autores etc. Ex: 3ª Semana - Desenvolver uma sequência didática envolvendo um das poesias que estão sendo trabalhadas - Ex: 4ª Semana - Confeccionar um jogo de RIMA e trabalhar as palavras que rimam dentro dos textos, circulando, colando, pintando etc. - Ex: 5ª Semana - Produzir com a turminha suas próprias poesias,orientando sempre quanto a estrutura, tema etc. Expor as criações no grande banquete de exposição no final da culminância do projeto.
  • Preparar uma animada exposição das produções escritas dos alunos, com o GRANDE BANQUETE DA POESIA, convidando os pais para participarem desse momento da vida dos filhos, os professores deverão com antecedência escolher/e ou sortear um aluno por turma para ler para o público a poesia que mais se identificou ou a dele mesmo ou a do banquete semanal.
  • Fazer uma premiação para as crianças com um verdadeiro banquete de lanches para finalizar o projeto com muita criatividade.

Sugestão de Autores:

  • Ruth Rocha
  • Vinicius de Moraes
  • Cecília Meireles
  • Clarice Lispector
  • Monteiro Lobato
  • Marina Colasanti
  • Érico Veríssimo
  • Ana Maria Machado
Avaliação do Projeto: As avaliações serão realizadas durante toda semana pelas ações executadas em sala de aula, e a fora dela, além da participação dos alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário