Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano


Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano: Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de Avaliação indicada para alunos do quarto ou quinto ano do Ensino Fundamental.


O SAPO e a BORBOLETA
“Sabia que sou mais bonita?”
A borboleta disse ao sapo:
“Pobre batráquio asqueroso,
O que você é se causa nojo!”
E o sapo, com toda a calma do mundo,
Assim respondeu a borboleta:
“Bonita é minha natureza anfíbia,
O que, também, me protege mais,
Rios e solo me dão guarida,
Brejos e até mesmo matagais!
O que você faz para se defender?”
“Livre viajo sobre todos os animais!”
E, num segundo, o sapo projetou a
Tamanha língua no espaço,
Acabando, assim, com o embaraço!

Dorival Pedro dos Santos. 
O livro dos acrósticos. Osasco (SP): Oriente das Acácias, 1994

Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano

1) Copie do texto:

a) 3 paroxítonas terminadas em ditongo ____________________
      
b) 2 oxítonas terminadas em “e”___________________

2) Assinale a alternativa correta para as questões abaixo relacionadas:

a) Não são paroxítonas as palavras:
(   ) todas – florestas - homens
(   ) espaço – natureza - contrário
(   ) poluídas – feia - suja
(   ) lugar – atrapalhar - aliás

b)
(    ) Todas as proparoxítonas são acentuadas
(    ) a palavra “árvore”é uma oxítona
(    ) Todas as oxítonas são acentuadas

3) Observe a tirinha abaixo e faça o que se pede:

Retire da tirinha acima as interjeições que houver  e classifique-as

_____________________________________________________

4) Assinale as palavras proparoxítonas:

(     ) óculos
(     ) biblioteca
(     ) patins
(     ) elétrico
(     ) pêssego
(     ) próximo
(     ) maneira
(     ) último
(     ) jabuti
(     ) romântico
(     ) está
(     ) difícil
(     )mínimo
(     ) relâmpago

5) Complete com “L”ou “U”

Esmera____da
BA_____nilha
Bacalha___
A___godoa____
Chape____
Cé______
So____dado
Jorna____
Me____
Trofé____
A____guém
Falo____

6) Classifique as interjeições abaixo:

a) Obá! O tapete é voador mesmo!__________

b) Ei! , amigo sapo, que tal virar príncipe? _________________

c) Ufa! Depois de tanta correria consegui chegar a tempo_______

d) Ai! Que dor de cabeça! ___________________

e) Parabéns! Você passou no concurso! __________

Agora, escreva uma frase com uma interjeição de:

Aversão  ______________________________
Desejo  _______________________________
Animação  ____________________________

Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano: Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de Avaliação indicada para alunos do quarto ou quinto ano do Ensino Fundamental.


O SAPO e a BORBOLETA
“Sabia que sou mais bonita?”
A borboleta disse ao sapo:
“Pobre batráquio asqueroso,
O que você é se causa nojo!”
E o sapo, com toda a calma do mundo,
Assim respondeu a borboleta:
“Bonita é minha natureza anfíbia,
O que, também, me protege mais,
Rios e solo me dão guarida,
Brejos e até mesmo matagais!
O que você faz para se defender?”
“Livre viajo sobre todos os animais!”
E, num segundo, o sapo projetou a
Tamanha língua no espaço,
Acabando, assim, com o embaraço!

Dorival Pedro dos Santos. 
O livro dos acrósticos. Osasco (SP): Oriente das Acácias, 1994

Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano

1) Copie do texto:

a) 3 paroxítonas terminadas em ditongo ____________________
      
b) 2 oxítonas terminadas em “e”___________________

2) Assinale a alternativa correta para as questões abaixo relacionadas:

a) Não são paroxítonas as palavras:
(   ) todas – florestas - homens
(   ) espaço – natureza - contrário
(   ) poluídas – feia - suja
(   ) lugar – atrapalhar - aliás

b)
(    ) Todas as proparoxítonas são acentuadas
(    ) a palavra “árvore”é uma oxítona
(    ) Todas as oxítonas são acentuadas

3) Observe a tirinha abaixo e faça o que se pede:

Retire da tirinha acima as interjeições que houver  e classifique-as

_____________________________________________________

4) Assinale as palavras proparoxítonas:

(     ) óculos
(     ) biblioteca
(     ) patins
(     ) elétrico
(     ) pêssego
(     ) próximo
(     ) maneira
(     ) último
(     ) jabuti
(     ) romântico
(     ) está
(     ) difícil
(     )mínimo
(     ) relâmpago

5) Complete com “L”ou “U”

Esmera____da
BA_____nilha
Bacalha___
A___godoa____
Chape____
Cé______
So____dado
Jorna____
Me____
Trofé____
A____guém
Falo____

6) Classifique as interjeições abaixo:

a) Obá! O tapete é voador mesmo!__________

b) Ei! , amigo sapo, que tal virar príncipe? _________________

c) Ufa! Depois de tanta correria consegui chegar a tempo_______

d) Ai! Que dor de cabeça! ___________________

e) Parabéns! Você passou no concurso! __________

Agora, escreva uma frase com uma interjeição de:

Aversão  ______________________________
Desejo  _______________________________
Animação  ____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário