Valores "Identidade e Convivência"



Estou trabalhando Identidade com os meus alunos, neste 1o bimestre o tema central é IDENTIDADE E CONVIVÊNCIA
Já conversamos sobre as regras de convivência, fizemos um cartaz com o Estatuto da Sala, com regras que eles elaboraram. É importante neste momento questionar o porque da regra e evitar colocar o NÃO na regra. Ex.: Não pode gritar na sala - ao invés desta regra trocar por _ Evitar gritar na sala, ou, Fale sempre baixo com as pessoas.
Você pode também estabelecer "multas" para cada regra. Ex.: correu, volta e vem andando, riscou a mesa pega um pano e limpa, Não ficou quieto na fila vai ser o último da fila, etc, essas multas podem e devem ser elaboradas pelas crianças, de preferência que elas sejam de acordo com as regras.

- A pedidos de alguns aqui está a letra da música "Palavras Mágicas"
PALAVRAS MÁGICAS
Eliana
Algumas palavrinhas são mágicas
Que ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigada, com licença
Tudo bem, pode passar,
Eu te amo vem brincar comigo vamos lá meu amigo
Aquele abraço.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
A benção mãe, a benção pai.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Viver assim é bom demais.
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim,
Tem o poder maior de abracadabra
E de salabim, asssim, assim.
SUGESTÕES
1- O que você entendeu da música?
2- Escreva seis palavras mágicas nas nuvens abaixo: (Fazer 6 nuvens)
* Por que chamamos estas palavras de “palavras mágicas”?
3- Por que é importante usar as palavras mágicas?
4- Desenhe uma situação em que você diz uma palavra mágica para alguém:
5-Cite algumas situações que é importante usarmos as palavras mágicas?
* Representar na sala algumas situações que usamos as palavras mágicas.

CONHECENDO-SE
- Hoje eu trabalhei Identidade, as crianças se olharam no espelho, fizemos uma rodinha e cada uma falou uma característica que tinha, colei no quadro várias fichas com palavras do tipo:

ALEGRE PESSIMISTA HUMILDE LEGAL BRINCALHÃO

TÍMIDO MEIGO INVEJOSO MALCRIADO CALMO

NERVOSO CARINHOSO SÉRIO MEDROSO COMPANHEIRO

- Pedi que cada criança, uma a uma retirasse uma ficha do quadro e dissesse porque escolheu a ficha.
Cada criança respondeu no livrinho as seguintes questões
Eu sou ____________________________________
Eu não sou _____________________________________
Eu gostaria de ser _______________________________
Gostaria de não ser _______________________________

- Cada criança fez o seu autorretrato (agora se escreve assim né?!), representando ao máximo as suas características, brinco, cor dos olhos, óculos, etc...
Foi uma aula muito prazerosa.


Estou trabalhando Identidade com os meus alunos, neste 1o bimestre o tema central é IDENTIDADE E CONVIVÊNCIA
Já conversamos sobre as regras de convivência, fizemos um cartaz com o Estatuto da Sala, com regras que eles elaboraram. É importante neste momento questionar o porque da regra e evitar colocar o NÃO na regra. Ex.: Não pode gritar na sala - ao invés desta regra trocar por _ Evitar gritar na sala, ou, Fale sempre baixo com as pessoas.
Você pode também estabelecer "multas" para cada regra. Ex.: correu, volta e vem andando, riscou a mesa pega um pano e limpa, Não ficou quieto na fila vai ser o último da fila, etc, essas multas podem e devem ser elaboradas pelas crianças, de preferência que elas sejam de acordo com as regras.

- A pedidos de alguns aqui está a letra da música "Palavras Mágicas"
PALAVRAS MÁGICAS
Eliana
Algumas palavrinhas são mágicas
Que ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigada, com licença
Tudo bem, pode passar,
Eu te amo vem brincar comigo vamos lá meu amigo
Aquele abraço.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
A benção mãe, a benção pai.
Bom dia, boa tarde, boa noite.
Viver assim é bom demais.
Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim,
Tem o poder maior de abracadabra
E de salabim, asssim, assim.
SUGESTÕES
1- O que você entendeu da música?
2- Escreva seis palavras mágicas nas nuvens abaixo: (Fazer 6 nuvens)
* Por que chamamos estas palavras de “palavras mágicas”?
3- Por que é importante usar as palavras mágicas?
4- Desenhe uma situação em que você diz uma palavra mágica para alguém:
5-Cite algumas situações que é importante usarmos as palavras mágicas?
* Representar na sala algumas situações que usamos as palavras mágicas.

CONHECENDO-SE
- Hoje eu trabalhei Identidade, as crianças se olharam no espelho, fizemos uma rodinha e cada uma falou uma característica que tinha, colei no quadro várias fichas com palavras do tipo:

ALEGRE PESSIMISTA HUMILDE LEGAL BRINCALHÃO

TÍMIDO MEIGO INVEJOSO MALCRIADO CALMO

NERVOSO CARINHOSO SÉRIO MEDROSO COMPANHEIRO

- Pedi que cada criança, uma a uma retirasse uma ficha do quadro e dissesse porque escolheu a ficha.
Cada criança respondeu no livrinho as seguintes questões
Eu sou ____________________________________
Eu não sou _____________________________________
Eu gostaria de ser _______________________________
Gostaria de não ser _______________________________

- Cada criança fez o seu autorretrato (agora se escreve assim né?!), representando ao máximo as suas características, brinco, cor dos olhos, óculos, etc...
Foi uma aula muito prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário