Este
jogo deve ser realizado num espaço amplo e plano. É necessária uma bola
pequena, que se agarre facilmente e que não seja muito dura, para não
magoar as crianças.
Atribui-se um numero a
cada criança. Se jogarem dez, por exemplo, as crianças são numeradas de
um a dez. Todas as crianças estão juntas no centro do terreno e uma
delas começa o jogo atirando a bola ao ar, ao mesmo tempo que chama um
número, por exemplo, o número seis. Todas fogem excepto a criança cujo
número é o seis, que se aproxima do local de queda da bola e tenta
apanhá-la o mais rapidamente possível.
Ao
apanhar a bola, no ar ou depois desta bater no solo, grita “Stop” ou
“Nem mais um passo”. Todas as outras crianças têm que parar
imediatamente de correr. Então, a criança que apanhou a bola olha à sua
volta, escolhe a que esteja mais próxima e aproxima-se dela, dando até
um máximo de três passos.
Tenta então acertar
na criança de quem mais se aproximou, atirando-lhe a bola. Se acertar,
esta “perde uma vida”, das sete que todas as crianças têm. A que apanhou
com a bola e perdeu uma vida aproxima-se então do centro do terreno,
tal como as outras, e atira a bola ao ar, chamando um número e
recomeçando o jogo. Se a bola não lhe acertar, não perde vida nenhuma
mas recomeça igualmente com o jogo, atirando a bola ao ar.
Cada vez que uma criança perde as sete vidas, é eliminada, vencendo aquela que for a última a perdê-las.
Este
jogo deve ser realizado num espaço amplo e plano. É necessária uma bola
pequena, que se agarre facilmente e que não seja muito dura, para não
magoar as crianças.
Atribui-se um numero a
cada criança. Se jogarem dez, por exemplo, as crianças são numeradas de
um a dez. Todas as crianças estão juntas no centro do terreno e uma
delas começa o jogo atirando a bola ao ar, ao mesmo tempo que chama um
número, por exemplo, o número seis. Todas fogem excepto a criança cujo
número é o seis, que se aproxima do local de queda da bola e tenta
apanhá-la o mais rapidamente possível.
Ao
apanhar a bola, no ar ou depois desta bater no solo, grita “Stop” ou
“Nem mais um passo”. Todas as outras crianças têm que parar
imediatamente de correr. Então, a criança que apanhou a bola olha à sua
volta, escolhe a que esteja mais próxima e aproxima-se dela, dando até
um máximo de três passos.
Tenta então acertar
na criança de quem mais se aproximou, atirando-lhe a bola. Se acertar,
esta “perde uma vida”, das sete que todas as crianças têm. A que apanhou
com a bola e perdeu uma vida aproxima-se então do centro do terreno,
tal como as outras, e atira a bola ao ar, chamando um número e
recomeçando o jogo. Se a bola não lhe acertar, não perde vida nenhuma
mas recomeça igualmente com o jogo, atirando a bola ao ar.
Cada vez que uma criança perde as sete vidas, é eliminada, vencendo aquela que for a última a perdê-las.
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