PROJETO ÁFRICA - ÁFRICA EM ATOS.
DESVENDE ESSE CONTINENTE COM AS CRIANÇAS A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS E CULTURALMENTE ENRIQUECEDORAS.
A CULTURA BRASILEIRA NÃO SERIA A MESMA SEM A PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS,
QUE VIERAM DA ÁFRICA E FORAM ESCRAVIZADOS NA ÉPOCA DO BRASIL COLÔNIA.
POR ISSO, TRAZER ELEMENTOS DA CULTURA DESSE CONTINENTE PARA A SALA DE
AULA É FUNDAMENTAL A FIM DE QUE AS CRIANÇAS RECONHEÇAM A CONTRIBUIÇÃO
AFRICANA PARA O PAÍS.
IDADE: DE 6 A 8 ANOS.
OBJETIVOS: TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA E APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS DA ÁFRICA.
OBRIGATÓRIO
COM A APROVAÇÃO DA LEI N. 10.639, DE 2003, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O
ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, AS ESCOLAS DEVE
INCLUIR A TEMÁTICA EM SEUS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. VEJA ABAIXO ALGUMAS
IDÉIAS PARA DESBRAVAR O CONTINENTE ARICANO ENQUANTO ALFABETIZA SEUS
ALUNOS.
O PROJETO
COMO O FOCO É AMPLIAR O REPERTÓRIO DE
ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA, AS SUGESTÕES VISAM ESTIMULAR A TURMA A
EXPANDIR SEUS CONHECIMENTOS, REALIZANDO ATIVIDADES PRAZEROSAS. DEVIDO
ÀS CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS DA ÁFRICA, ESSE PROJETO ESTÁ ESTRUTURADO COMO
UMA GRANDE PEÇA TEATRAL, ENCADEANDO OS ELEMENTOS AFRICANOS E
APRESENTANDO SUA RIQUEZA. ABRAM-SE AS CORTINAS!
1º ATO: O CONTINENTE
1º ATO: O CONTINENTE
1. TRAGA PARA
SALA UM MAPA DO CONTINENTE AFRICANO E EXPLORE-O, JUNTO COM O GRUPO.
DISCUTAM A QUANTIDADE E O TAMANHO DOS PAÍSES, OS MARES E OCEANOS QUE O
CIRCUNDAM, ETC.
2. SELECIONE
INFORMAÇÕES IMPORTANTES E ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE ELE E APRESENTE À
TURMA. VOCÊ ODE RETIRÁ-LAS DO LIVRO AO SUL DA ÁFRICA, DE LAURENCE
QUANTIN (COMPANHIA DAS LETRINHAS).
3. ESCOLHA
TAMBÉM UM CONTO AFRICANO PARA SER O FIO CONDUTOR DO PROJETO. VOC~E PODE
RETIRÁ-LO DOS LIVROS A SEMENTE QUE VIO DA ÁFRICA, DE HELOISA PIRES LIMA
(EDITORA SALAMANDRA) OU DE CONTOS AFRICANOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS E
OUTROS CONTOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS, DE ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA
(EDITORA PAULISTA). OU, AINDA, CONTAR A HISTÓRIA AS TRANÇAS DE BINTOU,
DE SYLVIANE A. DIOUF (EDITORA COSAC & NAIFY). PERGUNTE AOS ALUNOS SE
ELES SABEM ALGO MAIS SOBRE O CONTINENTE E ANOTE ESSES DADOS NA LOUSA OU
EM UM PAINEL, QUE PODE FICAR EXPOSTO NA SALA DURANTE TODO O PROJETO.
2º ATO: OS ANIMAIS
1. LEVE IMAGENS DE ANIMAIS AFRICANOS E MOSTRE-AS À TURMA.
2. PEÇA PARA FAZEREM UMA LISTA COM O NOME DOS BICHOS.
3. PROPONHA QUE CADA ALUNO ESCOLHA UM DOS ANIMAIS E FAÇA UMA PESQUISA SOBRE ELE, DESTACANDO SUAS CURIOSIDADES.
4. COM AS INFORMAÇÕES PESQUISADAS, ELES DEVEM ELABORAR CARTAZES E EXPÔ-LOS AOS COLEGAS.
3º ATO: O CONTO
1. FAÇA A LEITURA DE OUTRO CONTO AFRICANO E PEÇA PARA AS CRIANÇAS
RECONTAREM A HISTÓRIA COLETIVAMENTE ENQUANTO VOCÊ ATUA COMO ESCRIBA.
2. PROPONHA UMA REVISÃO DO TEXTO
COLETIVO SUBSTITUINDO O USO EXCESSIVO DE "E", "AI", "ENTÃO", ETC, POR
CONECTIVOS MAIS ADEQUADOS À LINGUAGEM ESCRITA.
3. MOSTRE ALGUMAS IMAGENS DO CONTO E EXPLIQUE QUE OS ALUNOS DEVEM ESCREVER O TRECHO QUE ELAS REPRESENTAM.
4. ELABORE CRUZADINHAS COM OS
PERSONAGENS DA HISTÓRIA E ENTREGUE-AS PARA AS CRIANÇAS COMPLETÁ-LAS.
VOCÊ TAMBÉM PODE COPIAR O CONTO E DEIXAR LACUNAS PARA SEREM PREENCHIDAS
COM ALGUMAS PALAVRAS.
5. PARA FINALIZAR, DIVIDA A CLASSE EM DUPLAS E PEÇA PARA REESCREVEREM A HISTÓRIA.
1. LEIA PARA A CLASSE UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS TRADICIONAIS BONECAS AFRICANAS.
2. PROPONHA
OFICINAS PARA A CONFECÇÃO DE ALGUMAS DELAS. ABAIXO, HÁ ALGUMAS SUGESTÕES
DE FANTOCHES E DE ROUPINHAS COM ESTAMPAS AFRICANAS QUE PODEM SER
CONFECCIONADAS ESPECIALMENTE PARA ELAS.
5º ATO: AS MÁSCARAS E AS ROUPAS.
1. EXPLIQUE
QUE A TURMA VAI MONTAR UMA PEÇA TEATRAL SOBRE O CONTO REESCRITO, COM
BASE NOS LIVROS SUGERIDOS, PARA O ENCERRAMENTO DO PROJETO.
2. INICIE
AS ATIVIDADES COM A APRESENTAÇÃO DE FOTOS DA POPULAÇÃO AFRICANA PARA
QUE AS CRIANÇAS OBSERVEM AS VESTIMENTAS E OS ACESSÓRIOS USADAS NO
COTIDIANO.
3. PROPONHA
A CONFECÇÃO DE "PANOS" (É SÓ REPRODUZIR AS PINTURAS DO PASSO A PASSO
ANTERIOR) QUE SERÃO ENROLADOS NO CORPO DAS CRIANÇAS PARA REPRESENTAREM O
CONTO. NO CARTAZ COLORIDO, VOC~E ENCONTRA UM ALFABETO COM ESTAMPAS
AFRICANAS QUE TAMBÉM PODEM SER REPRODUZIDAS NAS VESTIMENTAS. E, NO
CARTAZ DE MOLDE, VOCÊ PODE AMPLIAR AS LETRINHAS PARA QUE AS CRIANÇAS
DECOREM-NAS COM NOVAS ESTAMPAS. USE O ABECEDÁRIO PARA ENFEITAR A SALA
ENQUANTO DESENVOLVE O PROJETO.
4. ENTREGUE UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS MÁSCARAS AFRICANAS E LEIAM-NO COLETIVAMENTE.
5. SUGIRA
A CONFECÇÃO DE MÁSCARAS AFRICANAS, COMO MOSTRA O QUADRO ABAIXO. PEÇA
PARA ESCREVEREM AS INSTRUÇÕES DE COMO FAZÊ-LAS PARA ENTREGAR A UMA OUTRA
TURMA E, ASSIM, TRABALHAREM COM AS CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS
INSTRUCIONAIS.
6. EM DUPLAS, SOLICITE QUE OS ALUNOS ESCREVAM UMA LISTA DO QUE PRECISAM PARA A ENCENAÇÃO.
7. ELABOREM EM CONJUNTO COMO SERÃO OS CENÁRIOS DA PEÇA, OS ADEREÇOS E AS VESTIMENTAS.
6º ATO: A ARTE
1. MOSTRE À CLASSE OBRAS DE ARTE SOBRE A ÁFRICA.
2. PROPONHA A RELEITURA DE ALGUMAS DESSAS OBRAS COM DESENHOS E REPRESENTAÇÕES.
3. FOTOGRAFE AS RELEITURAS E EXPONHA NO DIA DA APRESENTAÇÃO. PEÇA PARA OS ALUNOS ESCREVEREM LEGENDAS PARA ELAS.
ÚLTIMO ATO; O TEATRO
1. LEIA
NOVAMENTE O CONTO QUE SERÁ ENCENADO E INICIE OS ENSAIOS. PARA QUE ENTREM
AINDA MAIS NO CLIMA, APRESENTE MÚSICAS INFANTIS POPULARES, COMO AS DO
CD AFRICAN PLAYGROUND.
2. SUGIRA A PRODUÇÃO DE UM CONVITE SOBRE A EXPOSIÇÃO E O TEATRO E ENTREGUE-O ÁS OUTRAS TURMAS.
3. ORGANIZE, COM OS ALUNOS, COMO OS TRABALHOS REALIZADOS FICARÃO EXPOSTOS.
4. DEPOIS DA
APRESENTAÇÃO, PROPONHA A ESCRITA, EM DUPLAS, DE TEXTOS INFORMATIVOS
SOBRE O CONHECIMENTO OBTIDO COM O PROJETO. E ENTREGUE-OS PARA AS OUTRAS
TURMAS. FECHAM-SE AS CORTINAS!
FONTE: ALFABETIZAÇÃO NOVO EDUCADOR ESPECIAL. N. 01 2009.
FONTE: ALFABETIZAÇÃO NOVO EDUCADOR ESPECIAL. N. 01 2009.
PROJETO ÁFRICA - ÁFRICA EM ATOS.
DESVENDE ESSE CONTINENTE COM AS CRIANÇAS A PARTIR DE ATIVIDADES LÚDICAS E CULTURALMENTE ENRIQUECEDORAS.
A CULTURA BRASILEIRA NÃO SERIA A MESMA SEM A PARTICIPAÇÃO DOS NEGROS,
QUE VIERAM DA ÁFRICA E FORAM ESCRAVIZADOS NA ÉPOCA DO BRASIL COLÔNIA.
POR ISSO, TRAZER ELEMENTOS DA CULTURA DESSE CONTINENTE PARA A SALA DE
AULA É FUNDAMENTAL A FIM DE QUE AS CRIANÇAS RECONHEÇAM A CONTRIBUIÇÃO
AFRICANA PARA O PAÍS.
IDADE: DE 6 A 8 ANOS.
OBJETIVOS: TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA E APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS DA ÁFRICA.
OBRIGATÓRIO
COM A APROVAÇÃO DA LEI N. 10.639, DE 2003, QUE TORNA OBRIGATÓRIO O
ESTUDO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRAS, AS ESCOLAS DEVE
INCLUIR A TEMÁTICA EM SEUS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS. VEJA ABAIXO ALGUMAS
IDÉIAS PARA DESBRAVAR O CONTINENTE ARICANO ENQUANTO ALFABETIZA SEUS
ALUNOS.
O PROJETO
COMO O FOCO É AMPLIAR O REPERTÓRIO DE
ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITA, AS SUGESTÕES VISAM ESTIMULAR A TURMA A
EXPANDIR SEUS CONHECIMENTOS, REALIZANDO ATIVIDADES PRAZEROSAS. DEVIDO
ÀS CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS DA ÁFRICA, ESSE PROJETO ESTÁ ESTRUTURADO COMO
UMA GRANDE PEÇA TEATRAL, ENCADEANDO OS ELEMENTOS AFRICANOS E
APRESENTANDO SUA RIQUEZA. ABRAM-SE AS CORTINAS!
1º ATO: O CONTINENTE
1º ATO: O CONTINENTE
1. TRAGA PARA
SALA UM MAPA DO CONTINENTE AFRICANO E EXPLORE-O, JUNTO COM O GRUPO.
DISCUTAM A QUANTIDADE E O TAMANHO DOS PAÍSES, OS MARES E OCEANOS QUE O
CIRCUNDAM, ETC.
2. SELECIONE
INFORMAÇÕES IMPORTANTES E ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE ELE E APRESENTE À
TURMA. VOCÊ ODE RETIRÁ-LAS DO LIVRO AO SUL DA ÁFRICA, DE LAURENCE
QUANTIN (COMPANHIA DAS LETRINHAS).
3. ESCOLHA
TAMBÉM UM CONTO AFRICANO PARA SER O FIO CONDUTOR DO PROJETO. VOC~E PODE
RETIRÁ-LO DOS LIVROS A SEMENTE QUE VIO DA ÁFRICA, DE HELOISA PIRES LIMA
(EDITORA SALAMANDRA) OU DE CONTOS AFRICANOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS E
OUTROS CONTOS PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS, DE ROGÉRIO ANDRADE BARBOSA
(EDITORA PAULISTA). OU, AINDA, CONTAR A HISTÓRIA AS TRANÇAS DE BINTOU,
DE SYLVIANE A. DIOUF (EDITORA COSAC & NAIFY). PERGUNTE AOS ALUNOS SE
ELES SABEM ALGO MAIS SOBRE O CONTINENTE E ANOTE ESSES DADOS NA LOUSA OU
EM UM PAINEL, QUE PODE FICAR EXPOSTO NA SALA DURANTE TODO O PROJETO.
2º ATO: OS ANIMAIS
1. LEVE IMAGENS DE ANIMAIS AFRICANOS E MOSTRE-AS À TURMA.
2. PEÇA PARA FAZEREM UMA LISTA COM O NOME DOS BICHOS.
3. PROPONHA QUE CADA ALUNO ESCOLHA UM DOS ANIMAIS E FAÇA UMA PESQUISA SOBRE ELE, DESTACANDO SUAS CURIOSIDADES.
4. COM AS INFORMAÇÕES PESQUISADAS, ELES DEVEM ELABORAR CARTAZES E EXPÔ-LOS AOS COLEGAS.
3º ATO: O CONTO
1. FAÇA A LEITURA DE OUTRO CONTO AFRICANO E PEÇA PARA AS CRIANÇAS
RECONTAREM A HISTÓRIA COLETIVAMENTE ENQUANTO VOCÊ ATUA COMO ESCRIBA.
2. PROPONHA UMA REVISÃO DO TEXTO
COLETIVO SUBSTITUINDO O USO EXCESSIVO DE "E", "AI", "ENTÃO", ETC, POR
CONECTIVOS MAIS ADEQUADOS À LINGUAGEM ESCRITA.
3. MOSTRE ALGUMAS IMAGENS DO CONTO E EXPLIQUE QUE OS ALUNOS DEVEM ESCREVER O TRECHO QUE ELAS REPRESENTAM.
4. ELABORE CRUZADINHAS COM OS
PERSONAGENS DA HISTÓRIA E ENTREGUE-AS PARA AS CRIANÇAS COMPLETÁ-LAS.
VOCÊ TAMBÉM PODE COPIAR O CONTO E DEIXAR LACUNAS PARA SEREM PREENCHIDAS
COM ALGUMAS PALAVRAS.
5. PARA FINALIZAR, DIVIDA A CLASSE EM DUPLAS E PEÇA PARA REESCREVEREM A HISTÓRIA.
1. LEIA PARA A CLASSE UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS TRADICIONAIS BONECAS AFRICANAS.
2. PROPONHA
OFICINAS PARA A CONFECÇÃO DE ALGUMAS DELAS. ABAIXO, HÁ ALGUMAS SUGESTÕES
DE FANTOCHES E DE ROUPINHAS COM ESTAMPAS AFRICANAS QUE PODEM SER
CONFECCIONADAS ESPECIALMENTE PARA ELAS.
5º ATO: AS MÁSCARAS E AS ROUPAS.
1. EXPLIQUE
QUE A TURMA VAI MONTAR UMA PEÇA TEATRAL SOBRE O CONTO REESCRITO, COM
BASE NOS LIVROS SUGERIDOS, PARA O ENCERRAMENTO DO PROJETO.
2. INICIE
AS ATIVIDADES COM A APRESENTAÇÃO DE FOTOS DA POPULAÇÃO AFRICANA PARA
QUE AS CRIANÇAS OBSERVEM AS VESTIMENTAS E OS ACESSÓRIOS USADAS NO
COTIDIANO.
3. PROPONHA
A CONFECÇÃO DE "PANOS" (É SÓ REPRODUZIR AS PINTURAS DO PASSO A PASSO
ANTERIOR) QUE SERÃO ENROLADOS NO CORPO DAS CRIANÇAS PARA REPRESENTAREM O
CONTO. NO CARTAZ COLORIDO, VOC~E ENCONTRA UM ALFABETO COM ESTAMPAS
AFRICANAS QUE TAMBÉM PODEM SER REPRODUZIDAS NAS VESTIMENTAS. E, NO
CARTAZ DE MOLDE, VOCÊ PODE AMPLIAR AS LETRINHAS PARA QUE AS CRIANÇAS
DECOREM-NAS COM NOVAS ESTAMPAS. USE O ABECEDÁRIO PARA ENFEITAR A SALA
ENQUANTO DESENVOLVE O PROJETO.
4. ENTREGUE UM TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS MÁSCARAS AFRICANAS E LEIAM-NO COLETIVAMENTE.
5. SUGIRA
A CONFECÇÃO DE MÁSCARAS AFRICANAS, COMO MOSTRA O QUADRO ABAIXO. PEÇA
PARA ESCREVEREM AS INSTRUÇÕES DE COMO FAZÊ-LAS PARA ENTREGAR A UMA OUTRA
TURMA E, ASSIM, TRABALHAREM COM AS CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS
INSTRUCIONAIS.
6. EM DUPLAS, SOLICITE QUE OS ALUNOS ESCREVAM UMA LISTA DO QUE PRECISAM PARA A ENCENAÇÃO.
7. ELABOREM EM CONJUNTO COMO SERÃO OS CENÁRIOS DA PEÇA, OS ADEREÇOS E AS VESTIMENTAS.
6º ATO: A ARTE
1. MOSTRE À CLASSE OBRAS DE ARTE SOBRE A ÁFRICA.
2. PROPONHA A RELEITURA DE ALGUMAS DESSAS OBRAS COM DESENHOS E REPRESENTAÇÕES.
3. FOTOGRAFE AS RELEITURAS E EXPONHA NO DIA DA APRESENTAÇÃO. PEÇA PARA OS ALUNOS ESCREVEREM LEGENDAS PARA ELAS.
ÚLTIMO ATO; O TEATRO
1. LEIA
NOVAMENTE O CONTO QUE SERÁ ENCENADO E INICIE OS ENSAIOS. PARA QUE ENTREM
AINDA MAIS NO CLIMA, APRESENTE MÚSICAS INFANTIS POPULARES, COMO AS DO
CD AFRICAN PLAYGROUND.
2. SUGIRA A PRODUÇÃO DE UM CONVITE SOBRE A EXPOSIÇÃO E O TEATRO E ENTREGUE-O ÁS OUTRAS TURMAS.
3. ORGANIZE, COM OS ALUNOS, COMO OS TRABALHOS REALIZADOS FICARÃO EXPOSTOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário