BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Atendendo
o pedido da Paula, sobre "situações de aprendizagem", postarei aqui
algumas das situações de aprendizagem na alfabetização. Antes, gostaria
de esclarecer que já postei várias situaçãoes de aprendizagem aqui neste
Blog, basta conferir os marcadores onde se encontram jogos pedagógicos,
dinâmicas de grupo, enfim, muitas outras atividades que levam a
aprendizagem de forma lúdica.
1
- Uma situação bem interessante para realizar com nossos alunos para
promover a aprendizagem é, fornecer todas as letras de determinada
palavra ou verso/estrofe de uma poesia ou música (não fornecer nenhuma
letra a mais ou a menos), informando que ali estão TODAS as letras necessárias para escrever , por exemplo, elefante ou O sapo não lava o pé, então o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de ecrita próximas têm a terafa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letrinha.
2 -
A segunda dica é utilizar a lista dos nomes dos alunos da classe para
realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome
de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de
determinadacriança dentre três que comecem com a mesma letra, entre
outras). Essa lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos,
atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas para a
aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que
sonoridade possuemquando se juntam, como saber que com o CA de CAMILA eu também posso escrever o CA de CADEIRA.
3
- Uma atividade que poderá ser realizada com seus alunos, com um
desafio maior, é apresentar na lousa três palavras como, por exemplo,
CAVALO - CAMELO e CACHORRO, informe aos seus alunos o que escreveu e
estes precisam dizer onde está escrito tal palavra. Aqui o início e o
fim das palavras são semelhantes, então os alunos precisam se atentar ao
meio das palavras.
BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
Atendendo
o pedido da Paula, sobre "situações de aprendizagem", postarei aqui
algumas das situações de aprendizagem na alfabetização. Antes, gostaria
de esclarecer que já postei várias situaçãoes de aprendizagem aqui neste
Blog, basta conferir os marcadores onde se encontram jogos pedagógicos,
dinâmicas de grupo, enfim, muitas outras atividades que levam a
aprendizagem de forma lúdica.
1
- Uma situação bem interessante para realizar com nossos alunos para
promover a aprendizagem é, fornecer todas as letras de determinada
palavra ou verso/estrofe de uma poesia ou música (não fornecer nenhuma
letra a mais ou a menos), informando que ali estão TODAS as letras necessárias para escrever , por exemplo, elefante ou O sapo não lava o pé, então o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de ecrita próximas têm a terafa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letrinha.
2 -
A segunda dica é utilizar a lista dos nomes dos alunos da classe para
realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome
de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de
determinadacriança dentre três que comecem com a mesma letra, entre
outras). Essa lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos,
atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas para a
aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que
sonoridade possuemquando se juntam, como saber que com o CA de CAMILA eu também posso escrever o CA de CADEIRA.
3
- Uma atividade que poderá ser realizada com seus alunos, com um
desafio maior, é apresentar na lousa três palavras como, por exemplo,
CAVALO - CAMELO e CACHORRO, informe aos seus alunos o que escreveu e
estes precisam dizer onde está escrito tal palavra. Aqui o início e o
fim das palavras são semelhantes, então os alunos precisam se atentar ao
meio das palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário