COMECE O ANO PROMOVENDO A SOCIALIZAÇÃO DA GAROTADA E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DE CADA UM.
EIXOS TEMÁTICOS: Natureza e Sociedade; Linguagens Oral e Escrita; Artes Visuais; Identidade e Autonomia; Matemática e Movimento.
OBJETIVOS:
Promover a socialização e a valorização da identidade; Construir o
significado e a função da escrita no meio de dinâmicas que ensinam, ao
mesmo tempo ao mesmo tempo em que divertem, enquanto aprendem
interagindo no universo da infância; desenvolver a construção do
conhecimento lógico-matemático.
IDADE: A partir de 3 anos.
GALERIA DA CRIANÇADA
MATERIAIS:
Canetinhas coloridas; cartolina ou folhas de papel kraft; cola branca;
fita adesiva colorida; foto 3x4 de cada criança; folhas de papel sulfite
tamanho A4 coloridas; tesoura com ponta arredondada.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Promova
uma roda de conversa em um espaço aberto, a fim de cultivar a
afetividade e a interação, para que as crianças se sintam acolhidas,
livres e seguras. Após ter se apresentado, fale sobre a importância de
frequentar a escola e de fazer novos amigos ou reneontrá-los. Com o
objetivo de promover a interação, inicie uma dinâmica, propondo que os
alunos observem se reconhecem, no grupo, algum amiguinho de outros
espaços, como lugares públicos da vizinhança. Questione-os se há algum
parente na sala ou se não tiveram oportunidade de se conhecer. Deixe-os à
vontade para que se relacionem e se expressem. Faça um crachá de
identificação para cada aluno. Para isso, tire uma cópia colorida da
fotografia entregue na secretaria no ato da matrícula ou solicite aos
pais que enviem para a escola uma foto 3x4 das crianças. Cole cada foto
no centro de um quanto de folha de papel sulfite e escreva abaixo o nome
do estudante, em letrar bastão deixando um espaço de 4 cm na base.
Confeccione, também, um cartaz de pregas, dobrando a folha de papel
kraft em formato sanfona e deixando cada dobra com 4cm de profundidade.
Divida o cartaz em colunas com a fita adesiva colorida e adapte o
tamanho de acordo com a quantidade de alunos, para que caibam todos os
crachás. Enquanto finaliza o cartaz escrevendo os nomes das crianças,
pela ordem da lista da chamada e em letra bastão, peça que todos fiquem
bem quietinhos, e, com os olhos fechados, percebam e tentem identificar
os diferentes sons ao redor. Depois, coloque uma música para tocar e
solicite que, da mesma forma, percebam quais instrumentos estão
presentes na melodia. Revele aqueles que não forem identificados e
providencie uma ilustração deles para apresentar no próximo
encontro.Feito esse exercício, distribua os crachás e oriente os alunos a
encaixá-los no espaço correspondente do cartaz, cada um na sua vez, ao
ouvirem seus nomes. Trabalhar com o nome da criança traduz um efeito
emocional incomensurável, pois o difere, assim como sua escrita, de um
nome comum. Trata-se da identidade de uma pessoa que se transformará -
uma assinatura que identifica um sujeito. Quando a criança começa a
escrever seu nome, inicia-se a compreensão da função social da escrita e
acontece a motivação, que contribui com o processo de alfabetização.
JOGO DE BOLAS
MATERIAIS: Barbante; bexigas coloridas; Cd musical; papel sulfite tamanho A4; rádio portátil.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Escreva
o nome de cada aluno em um pedaço de papel sulfite e faça um canudinho,
amarrando-o com um barbante. Coloque cada um deles em uma bexiga,
enche-a e amarre a ponta. Apresente uma música popular animada e
adequada, e explique que, enquanto a música estiver tocando, todos
poderão brincar livremente com as bexigas jogando-as para cima, mas sem
apertá-las. No momento em que a música parar, cada um tem que pegar uma
bexiga, sentar-se sobre ela para estourá-la e procurar o canudinho de
papel com um nome escrito. Em seguida, peça para as crianças sentarem-se
em círculo. Cada uma na sua vez deve se levantar e procurar com quem
está seu nome. Quando encontrar, o aluno deve agradecer e sentar-se no
lugar do coleguinha que estava com o papel. Assim, o jogo continua até
que todos tenham encontrado seus nomes.
AGENDA BEM BOLADA
MATERIAIS: Cola branca, fita decorativa, furador de papel, grampeador, lápis preto, papel sulfite tamanho A4, revistas.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Auxilie
a turma a fazer uma agenda personalizada. Para confeccioná-la, imprima o
nome dos alunos em tiras de 5x22cm, na mesma quantidade de crianças
existentes na sala de aula, e peça que recortem as letras do alfabeto de
revistas. Grampeie 28 folhas de sulfite, ou faça dois furos em uma das
laterais e prenda-as com uma fita decorativa, para formar a agenda.
Distribua uma para cada estudante e oriente-os a identificar a sua com o
nome. Em seguida, peça-lhes que entreguem uma tira de papel com o seu
nome para cada companheiro. Ao final dessa tarefa, cada um terá, além da
tira com o seu próprio nome escrito, uma com o nome de cada componente
da sala. A primeira e a última páginas devem ser reservadas para a capa e
a contra-capa. Nas demais folhas, peça para os alunos colarem, na parte
superior de cada página, uma letra do alfabeto. Em seguida, oriente os
estudantes a fixar cada nome na página da agenda que tenha a letra
correspondente a sua inicial. Para as letras que não são iniciais de
nenhum nome na sala, utilize nomes de celebridades a serem pesquisados.
Permita que cada um possa ajudar o outro quando for preciso, pois, nessa
cumplicidade, muito se aprende em termos de cooperação e solidariedade.
Solicite
às crianças que pesquisem, nas revistas, a figura de uma pessoa com
quem elas achem que se pareçam hoje. Quando tiverem feito a escolha,
peça-lhes que recortem e colem a imagem sobre a primeira página da
agenda, para formar a cada. Para a contra-capa, peça-lhes que retomem a
pesquisa e procurem uma figura humana com quem elas acham que irão se
parecer quando crescerem. Então, devem recortá-la e colá-la na última
folha. Converse com cada criança para que ela verbalize sobre a decisão.
Não deixe de observar os detalhes envolvidos em cada escolha, pois eles
podem trazer, metaforizada, uma série de questões importantes, que
contribuem para a compreensão do aluno e para os reflexos sobre o seu
processo de desenvolvimento. É possível que alguns escolham pessoas
famosas ou craques em alguma atividade, o que não implica apenas querer
ser famoso, mas pedir para ser reconhecido, ser enxergadi como sujeito. A
atividade, que tem a possibilidade de ser ampliada, ajuda a criança a
se perceber por meio do outro.
AMPLIAÇÃO
Após
concluída a agenda, trabalhe oralmente a primeira letra ou a primeira
sílaba de cada nome, uma por dia. Complemente a atividade, solicitando
aos alunos pesquisem e recortem, nas mesmas revistas ou jornais, figuras
cujos nomes iniciem com cada letra e as colem na página correspondente,
embaixo das tiras com os nomes trabalhados anteriormente.
A CAIXA DE NOMES
MATERIAIS:
Caixa de sapato; caneta hidrográfica; cola branca; foto 3x4 de cada
criança; papel-cartão; papel adesivo transparente; papel de presente;
pepel sulfite tamanho A4; tesoura com ponta arredondada.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Faça
fichas com os nomes das crianças escritos com caneta hidrográfica, em
letra bastão, num pedaço de papel sulfite no tamanho de 10x15cm, e cole a
foto acima do nome. Cole cada ficha em papel-cartão e plastifique com o
papel adesivo, para que fiquem mais firmes. Deixe pronta, também, a
caixa, encapando-a com papel de presente e plastificando-a.Distribua
para cada estudante uma ficha com seu nome. Oriente-os a observá-la e a
fazer a reescrita. Trabalhe bastante essa atividade, pois a identidade
da criança tem início com o reconhecimento de seu nome, tanto na forma
escrita como oral.
AMPLIAÇÃO
Em
um outro momento, organize as crianças em duplas e solicite que troquem
as fichas entre si. Então, oriente-as a fazer a reescrita do nome do
colega na parte superior de uma folha de sulfite e, após observação,
desenhar o amiguinho. Reserve um tempo para os comentários, deixando os
alunos livres para se expressarem. Após a realização das atividades,
solicite que guardem as fichas na caixa
de nomes.
A
cada dia, os alunos, um por vez, devem procurar seu nome na caixa.
Quando todos estiverem com suas fichas em mãos, fale sobre as crianças
que faltaram e mostre seus nomes. Explore as letras iniciais e finais de
cada nome, incluindo amigos, familiares e professores. Trabalhe as
letras maiúsculas e minúsculas, mostrando em quais situações cada uma é
utilizada. Conforme critério estabelecido pelas crianças, escolha um
estudante para fazer a contagem dos que estão presentes e outro para
descobrir quantos faltaram.
Fonte: Projetos escolares ed. infantil. n. 44.
COMECE O ANO PROMOVENDO A SOCIALIZAÇÃO DA GAROTADA E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DE CADA UM.
EIXOS TEMÁTICOS: Natureza e Sociedade; Linguagens Oral e Escrita; Artes Visuais; Identidade e Autonomia; Matemática e Movimento.
OBJETIVOS:
Promover a socialização e a valorização da identidade; Construir o
significado e a função da escrita no meio de dinâmicas que ensinam, ao
mesmo tempo ao mesmo tempo em que divertem, enquanto aprendem
interagindo no universo da infância; desenvolver a construção do
conhecimento lógico-matemático.
IDADE: A partir de 3 anos.
GALERIA DA CRIANÇADA
MATERIAIS:
Canetinhas coloridas; cartolina ou folhas de papel kraft; cola branca;
fita adesiva colorida; foto 3x4 de cada criança; folhas de papel sulfite
tamanho A4 coloridas; tesoura com ponta arredondada.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Promova
uma roda de conversa em um espaço aberto, a fim de cultivar a
afetividade e a interação, para que as crianças se sintam acolhidas,
livres e seguras. Após ter se apresentado, fale sobre a importância de
frequentar a escola e de fazer novos amigos ou reneontrá-los. Com o
objetivo de promover a interação, inicie uma dinâmica, propondo que os
alunos observem se reconhecem, no grupo, algum amiguinho de outros
espaços, como lugares públicos da vizinhança. Questione-os se há algum
parente na sala ou se não tiveram oportunidade de se conhecer. Deixe-os à
vontade para que se relacionem e se expressem. Faça um crachá de
identificação para cada aluno. Para isso, tire uma cópia colorida da
fotografia entregue na secretaria no ato da matrícula ou solicite aos
pais que enviem para a escola uma foto 3x4 das crianças. Cole cada foto
no centro de um quanto de folha de papel sulfite e escreva abaixo o nome
do estudante, em letrar bastão deixando um espaço de 4 cm na base.
Confeccione, também, um cartaz de pregas, dobrando a folha de papel
kraft em formato sanfona e deixando cada dobra com 4cm de profundidade.
Divida o cartaz em colunas com a fita adesiva colorida e adapte o
tamanho de acordo com a quantidade de alunos, para que caibam todos os
crachás. Enquanto finaliza o cartaz escrevendo os nomes das crianças,
pela ordem da lista da chamada e em letra bastão, peça que todos fiquem
bem quietinhos, e, com os olhos fechados, percebam e tentem identificar
os diferentes sons ao redor. Depois, coloque uma música para tocar e
solicite que, da mesma forma, percebam quais instrumentos estão
presentes na melodia. Revele aqueles que não forem identificados e
providencie uma ilustração deles para apresentar no próximo
encontro.Feito esse exercício, distribua os crachás e oriente os alunos a
encaixá-los no espaço correspondente do cartaz, cada um na sua vez, ao
ouvirem seus nomes. Trabalhar com o nome da criança traduz um efeito
emocional incomensurável, pois o difere, assim como sua escrita, de um
nome comum. Trata-se da identidade de uma pessoa que se transformará -
uma assinatura que identifica um sujeito. Quando a criança começa a
escrever seu nome, inicia-se a compreensão da função social da escrita e
acontece a motivação, que contribui com o processo de alfabetização.
JOGO DE BOLAS
MATERIAIS: Barbante; bexigas coloridas; Cd musical; papel sulfite tamanho A4; rádio portátil.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Escreva
o nome de cada aluno em um pedaço de papel sulfite e faça um canudinho,
amarrando-o com um barbante. Coloque cada um deles em uma bexiga,
enche-a e amarre a ponta. Apresente uma música popular animada e
adequada, e explique que, enquanto a música estiver tocando, todos
poderão brincar livremente com as bexigas jogando-as para cima, mas sem
apertá-las. No momento em que a música parar, cada um tem que pegar uma
bexiga, sentar-se sobre ela para estourá-la e procurar o canudinho de
papel com um nome escrito. Em seguida, peça para as crianças sentarem-se
em círculo. Cada uma na sua vez deve se levantar e procurar com quem
está seu nome. Quando encontrar, o aluno deve agradecer e sentar-se no
lugar do coleguinha que estava com o papel. Assim, o jogo continua até
que todos tenham encontrado seus nomes.
AGENDA BEM BOLADA
MATERIAIS: Cola branca, fita decorativa, furador de papel, grampeador, lápis preto, papel sulfite tamanho A4, revistas.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Auxilie
a turma a fazer uma agenda personalizada. Para confeccioná-la, imprima o
nome dos alunos em tiras de 5x22cm, na mesma quantidade de crianças
existentes na sala de aula, e peça que recortem as letras do alfabeto de
revistas. Grampeie 28 folhas de sulfite, ou faça dois furos em uma das
laterais e prenda-as com uma fita decorativa, para formar a agenda.
Distribua uma para cada estudante e oriente-os a identificar a sua com o
nome. Em seguida, peça-lhes que entreguem uma tira de papel com o seu
nome para cada companheiro. Ao final dessa tarefa, cada um terá, além da
tira com o seu próprio nome escrito, uma com o nome de cada componente
da sala. A primeira e a última páginas devem ser reservadas para a capa e
a contra-capa. Nas demais folhas, peça para os alunos colarem, na parte
superior de cada página, uma letra do alfabeto. Em seguida, oriente os
estudantes a fixar cada nome na página da agenda que tenha a letra
correspondente a sua inicial. Para as letras que não são iniciais de
nenhum nome na sala, utilize nomes de celebridades a serem pesquisados.
Permita que cada um possa ajudar o outro quando for preciso, pois, nessa
cumplicidade, muito se aprende em termos de cooperação e solidariedade.
Solicite
às crianças que pesquisem, nas revistas, a figura de uma pessoa com
quem elas achem que se pareçam hoje. Quando tiverem feito a escolha,
peça-lhes que recortem e colem a imagem sobre a primeira página da
agenda, para formar a cada. Para a contra-capa, peça-lhes que retomem a
pesquisa e procurem uma figura humana com quem elas acham que irão se
parecer quando crescerem. Então, devem recortá-la e colá-la na última
folha. Converse com cada criança para que ela verbalize sobre a decisão.
Não deixe de observar os detalhes envolvidos em cada escolha, pois eles
podem trazer, metaforizada, uma série de questões importantes, que
contribuem para a compreensão do aluno e para os reflexos sobre o seu
processo de desenvolvimento. É possível que alguns escolham pessoas
famosas ou craques em alguma atividade, o que não implica apenas querer
ser famoso, mas pedir para ser reconhecido, ser enxergadi como sujeito. A
atividade, que tem a possibilidade de ser ampliada, ajuda a criança a
se perceber por meio do outro.
AMPLIAÇÃO
Após
concluída a agenda, trabalhe oralmente a primeira letra ou a primeira
sílaba de cada nome, uma por dia. Complemente a atividade, solicitando
aos alunos pesquisem e recortem, nas mesmas revistas ou jornais, figuras
cujos nomes iniciem com cada letra e as colem na página correspondente,
embaixo das tiras com os nomes trabalhados anteriormente.
A CAIXA DE NOMES
MATERIAIS:
Caixa de sapato; caneta hidrográfica; cola branca; foto 3x4 de cada
criança; papel-cartão; papel adesivo transparente; papel de presente;
pepel sulfite tamanho A4; tesoura com ponta arredondada.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Faça
fichas com os nomes das crianças escritos com caneta hidrográfica, em
letra bastão, num pedaço de papel sulfite no tamanho de 10x15cm, e cole a
foto acima do nome. Cole cada ficha em papel-cartão e plastifique com o
papel adesivo, para que fiquem mais firmes. Deixe pronta, também, a
caixa, encapando-a com papel de presente e plastificando-a.Distribua
para cada estudante uma ficha com seu nome. Oriente-os a observá-la e a
fazer a reescrita. Trabalhe bastante essa atividade, pois a identidade
da criança tem início com o reconhecimento de seu nome, tanto na forma
escrita como oral.
AMPLIAÇÃO
Em
um outro momento, organize as crianças em duplas e solicite que troquem
as fichas entre si. Então, oriente-as a fazer a reescrita do nome do
colega na parte superior de uma folha de sulfite e, após observação,
desenhar o amiguinho. Reserve um tempo para os comentários, deixando os
alunos livres para se expressarem. Após a realização das atividades,
solicite que guardem as fichas na caixa
de nomes.
A
cada dia, os alunos, um por vez, devem procurar seu nome na caixa.
Quando todos estiverem com suas fichas em mãos, fale sobre as crianças
que faltaram e mostre seus nomes. Explore as letras iniciais e finais de
cada nome, incluindo amigos, familiares e professores. Trabalhe as
letras maiúsculas e minúsculas, mostrando em quais situações cada uma é
utilizada. Conforme critério estabelecido pelas crianças, escolha um
estudante para fazer a contagem dos que estão presentes e outro para
descobrir quantos faltaram.
Fonte: Projetos escolares ed. infantil. n. 44.
Nenhum comentário:
Postar um comentário