PROJETO ALIMENTOS FRUTAS E LEGUMES - Atividade Projeto sobre Alimentação para Educação Infantil



OBJETIVOS:
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.

ÁREAS:
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES:
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar

- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar
http://reidamoda.files.wordpress.com/2009/05/frutas.jpg
- Recortar e montar as metades – simetria

Linguagem Oral e Escrita
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas ,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando
ingerido em excesso, etc.

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo

-Poema - A laranjeira

-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas,
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas

-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc
http://fruitdemapassion.files.wordpress.com/2009/06/dsc01500.jpg
- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
na parlendano texto
.
-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc
Música em Texto Oh! Quanta comida.

-Brincadeiras
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes


VEJA TAMBÉM

  • planejamento educação infantil, 1º e 2º ciclo
  • Atividade para Proclamação da República - Educação infantil
  • Dinâmicas de Grupo - Dinâmica Certo Errado
  • Dinâmica da Amnésia


-MATEMÁTICA
Ligue números e veja o que aparece
Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no
gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas
da mesma cor, etc

Experiências:
Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
Secar cascas de laranja
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas

-Artes
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
Pintar boneco articulado de batata
Desenhos com interferência e sem.
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore
Fazer um sorvete com papel amassado
Alinhavo
Massinha ou argila para modelar alimentos

Murais-
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar
Saquinhos classificatórios com nomes : massa – legumes- frutas –
verduras- crianças colocam de acordo com a classificação
Quebra cabeças

Culinária:
Salada de frutas – e legumes

Passeio :
Sacolão e Feira

Trabalho com os pais
Participar mandando frutas e legumes

Brincadeiras com o corpo- Batata quente- Dançar conforme o ritmo das músicas

PRODUTO FINAL
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.

Já pensou em algumas brincadeiras com alimentos? Que tal pedir para seus alunos adivinharem qual fruta estão comendo de olhos vendados? É uma boa oportunidade para seus alunos conhecerem novas frutas.


OBJETIVOS:
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
-Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de
uma alimentação variada;
- Identificar, cores, texturas, formas, quantidades;
- Ampliar o vocabulário.

ÁREAS:
Matemática, Artes, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade
PROCEDIMENTOS E ATIVIDADES:
- Memória de frutas e legumes : pintar e recortar – brincar

- Quebra cabeças de frutas e legumes – Pintar, recortar e colar
http://reidamoda.files.wordpress.com/2009/05/frutas.jpg
- Recortar e montar as metades – simetria

Linguagem Oral e Escrita
-Conversa em roda sobre a importância da ingestão de frutas ,
legumes, verduras e alimentos lácteos para a saude, a necessidade de
higienizarmos os alimentos, alimentos prejudiciais a saude quando
ingerido em excesso, etc.

- Contos: Que Festa! – O garoto que queria comer de cabeça para baixo

-Poema - A laranjeira

-Histórias: Coleção Frutolândia – diferentes histórias de frutas,
legumes e verduras. A planta e o vento. Plantas

-Adivinhas: laranja, abacaxi,etc
http://fruitdemapassion.files.wordpress.com/2009/06/dsc01500.jpg
- Parlendas: Um dois feijão com arroz e marcar as figuras que aparecem
na parlendano texto
.
-Músicas em CD: Vitamina de Tuti Fruti, Saladinha, A dança dos 40
limões, Sopa, Sobremesa, Bolacha água e sal, meu limoeiro, etc
Música em Texto Oh! Quanta comida.

-Brincadeiras
Percepção visual: Esconder uma fruta e a criança deverá adivinhar
Olfativa :Tampar os olhos da criança ela deve adivinhar qual a fruta pelo olfato
Gustativa: Experimentar falando se é doce ou azeda, ou amarga.
Grupo- Cada criança deve falar o nome de uma fruta que conhece
Jogar o dado e ir tirando ou colocando quantidade de frutas ou legumes
que saiu no dado, também se é fruta de árvore ou terra.
Teatro de fantoches das frutas e legumes


VEJA TAMBÉM

  • planejamento educação infantil, 1º e 2º ciclo
  • Atividade para Proclamação da República - Educação infantil
  • Dinâmicas de Grupo - Dinâmica Certo Errado
  • Dinâmica da Amnésia


-MATEMÁTICA
Ligue números e veja o que aparece
Jogo de dado de frutas- Jogar dado e ir marcando a quantidade no
gráfico conforme a fruta tirada.
Ligar o número a quantidade de frutas e alimentos mostrado no desenho.
Contagem de quantas frutas recebemos de casa, quantas iguais, quantas
da mesma cor, etc

Experiências:
Com cenoura- cortar a ponta e deixar em água
Secar cascas de laranja
Observação da transformação dos alimentos em outros- suco de frutas

-Artes
Fazer maçã de garrafa pet- pintura com guache
Pintar boneco articulado de batata
Desenhos com interferência e sem.
Pintar rolos de papel higenico para se transformar em tronco da árvore
Fazer um sorvete com papel amassado
Alinhavo
Massinha ou argila para modelar alimentos

Murais-
Arvore com frutas e frutas na terra – legumes
Vários legumes e frutas de diferentes tamanhos para classificar
Saquinhos classificatórios com nomes : massa – legumes- frutas –
verduras- crianças colocam de acordo com a classificação
Quebra cabeças

Culinária:
Salada de frutas – e legumes

Passeio :
Sacolão e Feira

Trabalho com os pais
Participar mandando frutas e legumes

Brincadeiras com o corpo- Batata quente- Dançar conforme o ritmo das músicas

PRODUTO FINAL
Cada criança levará um avental de histórias com fantoches de frutas e legumes.

Já pensou em algumas brincadeiras com alimentos? Que tal pedir para seus alunos adivinharem qual fruta estão comendo de olhos vendados? É uma boa oportunidade para seus alunos conhecerem novas frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário