a
criança do convívio com a turma e simplesmente isolá-la não ataca as
causas do problema que a levou até lá. Além disso, nessa fase, as
crianças já sabem usar mecanismos automáticos para resolver os problemas
que criam - como pedir desculpas ou dizer que vão mudar -, mas ainda
não Comum sobretudo na Educação Infantil, essa prática nada mais é que
uma forma disfarçada de castigo sem nenhum caráter pedagógico, pois
retirar aprenderam que essas estratégias de reparação tem de ser
coerentes com um sentimento real de arrependimento e disposição em
transformar atitudes. É essa lógica que impera quando um pequeno é
mandado para o cantinho do castigo: assim que é punido, ele começa a
criar estratégias para sair dali, respondendo, quase sem refletir sobre o
que aconteceu, coisas como "já pensei. Posso sair agora" e " Me
desculpe. Prometo que não vou fazer mais isso" sem necessariamente
acreditar no que está dizendo. Para que ele entenda por que determinada
atitude está errada, é preciso que o professor o ajude em um processo de
tomada de consciência. No caso de uma briga, por exemplo, é mais
interessante colocá-lo para ouvir como o colega agredido se sentiu.
Também é preciso explicar que, quando alguém pede desculpas, quer dizer
que está arrependido de verdade. Pergunte: "É isso mesmo que você está
querendo dizer? " Dessa forma, é´possível demonstrar concordância com as
regras que regem a convivência em grupo. (fonte nova escola Dezembro
2009).
Achei
essa matéria muito interessante, mais será essa a nossa realidade? Será
que assim o resultado é melhor? Que muitos dos nossos alunos já tem essa
consciência e assim mesmo são agressivos? Precisamos refletir muito em
determinadas atitudes para a melhoria dos nossos alunos, pois fico as
vezes muito angustiada, não sei se é apenas comigo, quando acontece
alguma coisa desagradável e que nem desculpas eles querem pedir ao
outro, quando observo a sala de uma amiga e a tristeza dela com tanta
violência na aula (sala de 4º ano ). Quando iremos está preparados para
tudo isso? Quando vamos conseguir a paz nas escolas? Desculpa gente,
precisava desabafar.
a
criança do convívio com a turma e simplesmente isolá-la não ataca as
causas do problema que a levou até lá. Além disso, nessa fase, as
crianças já sabem usar mecanismos automáticos para resolver os problemas
que criam - como pedir desculpas ou dizer que vão mudar -, mas ainda
não Comum sobretudo na Educação Infantil, essa prática nada mais é que
uma forma disfarçada de castigo sem nenhum caráter pedagógico, pois
retirar aprenderam que essas estratégias de reparação tem de ser
coerentes com um sentimento real de arrependimento e disposição em
transformar atitudes. É essa lógica que impera quando um pequeno é
mandado para o cantinho do castigo: assim que é punido, ele começa a
criar estratégias para sair dali, respondendo, quase sem refletir sobre o
que aconteceu, coisas como "já pensei. Posso sair agora" e " Me
desculpe. Prometo que não vou fazer mais isso" sem necessariamente
acreditar no que está dizendo. Para que ele entenda por que determinada
atitude está errada, é preciso que o professor o ajude em um processo de
tomada de consciência. No caso de uma briga, por exemplo, é mais
interessante colocá-lo para ouvir como o colega agredido se sentiu.
Também é preciso explicar que, quando alguém pede desculpas, quer dizer
que está arrependido de verdade. Pergunte: "É isso mesmo que você está
querendo dizer? " Dessa forma, é´possível demonstrar concordância com as
regras que regem a convivência em grupo. (fonte nova escola Dezembro
2009).
Achei
essa matéria muito interessante, mais será essa a nossa realidade? Será
que assim o resultado é melhor? Que muitos dos nossos alunos já tem essa
consciência e assim mesmo são agressivos? Precisamos refletir muito em
determinadas atitudes para a melhoria dos nossos alunos, pois fico as
vezes muito angustiada, não sei se é apenas comigo, quando acontece
alguma coisa desagradável e que nem desculpas eles querem pedir ao
outro, quando observo a sala de uma amiga e a tristeza dela com tanta
violência na aula (sala de 4º ano ). Quando iremos está preparados para
tudo isso? Quando vamos conseguir a paz nas escolas? Desculpa gente,
precisava desabafar.
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