ARRUMAÇÃO PARA O NOVO ANO!!!

TENDO EM VISTA O COSTUME JAPONÊS DE ARRUMAR A CASA PARA A CHEGADA DO ANO NOVO, APRESENTE ÀS CRIANÇAS OS "5S", UMA FILOSOFIA QUE BUSCA PROMOVER A CONSCIÊNCIA E A RESPONSABILIDADE DE TODOS PARA TORNAR O AMBIENTE AGRADÁVEL, SEGURO E PRODUTIVO. ELA TEM SIDO UTILIZADA, PRINCIPALMENTE, NAS EMPRESAS E É BASEADA EM CINCO PALAVRAS JAPONESAS QUE SINTETIZAM SEUS FUNDAMENTOS: SEIRI, SEITON, SEISSO, SEIKETSU E SHITSUKE. EM PORTUGUÊS, ELAS REPRESENTAM:
*SENSO DE UTILIZAÇÃO - SEPARAR O QUE É UTILIZADO DO QUE NÃO É NECESSÁRIO E NEM USADO;
*SENSO DE ORDENAÇÃO - CADA MATERIAL TEM SEU LUGAR;
*SENSO DE LIMPEZA - A MELHOR FORMA DE LIMPAR É NÃO SUJAR;
*SENSO DE SAÚDE - MANTER A HIGIENE EM TODOS OS LOCAIS FREQUÊNTADOS;
*SENSO DE AUTODISCIPLINA - TER A CAPACIDADE DE IMPOR A SI MESMO ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE.

Fonte-Site da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - www.pucrs.br/feng/5s/sobre.php)


COLOCANDO EM PRÁTICA
EXPLICADOS OS CONCEITOS, ORIENTE AS CRIANÇAS A CONVERSAR COM SUAS FAMÍLIAS SOBRE COMO PODEM COLABORAR NA ARRUMAÇÃO DE FIM DE ANO, QUE TAMBÉM É COSTUME DE MUITOS BRASILEIROS, QUE PINTAM SUAS CASAS E AS ENFEITAM.

JOGO DE PALAVRAS

MATERIAIS: BORRACHA; CAÇA-PALAVRAS; CRUZADINHAS E DIAGRAMAS (PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES); COLA BRANCA; LÁPIS PRETO; TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.

COLOCANDO EM PRÁTICA

UTILIZE OS DIAGRAMAS EM PORTUGUÊS E EM LIBRAS (DISPONÍVEIS NA FOLHA DE MOLDE) QUE, TRABALHADOS EM GRUPOS, DUPLAS OU INDIVIDUALMENTE, SE TRANSFORMAM EM BRINCADEIRAS FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E INTRODUZEM AS CRIANÇAS EM UM CONTEXTO SIGNIFICATIVO, PERMEADO PELA OPORTUNIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA, SEM MEDO DE CORRER RISCOS DE ERRAR, FORTALECENDO, ASSIM, A AUTONOMIA E A OUTRO-ESTIMA. OS DIAGRAMAS EM LIBRAS AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE SINAIS E ATUAM COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO E COMPREENSÃO DAS DIFERENÇAS.








FONTE: PROJETOS ESCOLARES ED. INFANTIL. ANO4. N. 44.

TENDO EM VISTA O COSTUME JAPONÊS DE ARRUMAR A CASA PARA A CHEGADA DO ANO NOVO, APRESENTE ÀS CRIANÇAS OS "5S", UMA FILOSOFIA QUE BUSCA PROMOVER A CONSCIÊNCIA E A RESPONSABILIDADE DE TODOS PARA TORNAR O AMBIENTE AGRADÁVEL, SEGURO E PRODUTIVO. ELA TEM SIDO UTILIZADA, PRINCIPALMENTE, NAS EMPRESAS E É BASEADA EM CINCO PALAVRAS JAPONESAS QUE SINTETIZAM SEUS FUNDAMENTOS: SEIRI, SEITON, SEISSO, SEIKETSU E SHITSUKE. EM PORTUGUÊS, ELAS REPRESENTAM:
*SENSO DE UTILIZAÇÃO - SEPARAR O QUE É UTILIZADO DO QUE NÃO É NECESSÁRIO E NEM USADO;
*SENSO DE ORDENAÇÃO - CADA MATERIAL TEM SEU LUGAR;
*SENSO DE LIMPEZA - A MELHOR FORMA DE LIMPAR É NÃO SUJAR;
*SENSO DE SAÚDE - MANTER A HIGIENE EM TODOS OS LOCAIS FREQUÊNTADOS;
*SENSO DE AUTODISCIPLINA - TER A CAPACIDADE DE IMPOR A SI MESMO ORGANIZAÇÃO E RESPONSABILIDADE.

Fonte-Site da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - www.pucrs.br/feng/5s/sobre.php)


COLOCANDO EM PRÁTICA
EXPLICADOS OS CONCEITOS, ORIENTE AS CRIANÇAS A CONVERSAR COM SUAS FAMÍLIAS SOBRE COMO PODEM COLABORAR NA ARRUMAÇÃO DE FIM DE ANO, QUE TAMBÉM É COSTUME DE MUITOS BRASILEIROS, QUE PINTAM SUAS CASAS E AS ENFEITAM.

JOGO DE PALAVRAS

MATERIAIS: BORRACHA; CAÇA-PALAVRAS; CRUZADINHAS E DIAGRAMAS (PRONTOS NA FOLHA DE MOLDES); COLA BRANCA; LÁPIS PRETO; TESOURA COM PONTA ARREDONDADA.

COLOCANDO EM PRÁTICA

UTILIZE OS DIAGRAMAS EM PORTUGUÊS E EM LIBRAS (DISPONÍVEIS NA FOLHA DE MOLDE) QUE, TRABALHADOS EM GRUPOS, DUPLAS OU INDIVIDUALMENTE, SE TRANSFORMAM EM BRINCADEIRAS FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E INTRODUZEM AS CRIANÇAS EM UM CONTEXTO SIGNIFICATIVO, PERMEADO PELA OPORTUNIDADE DA LEITURA E DA ESCRITA, SEM MEDO DE CORRER RISCOS DE ERRAR, FORTALECENDO, ASSIM, A AUTONOMIA E A OUTRO-ESTIMA. OS DIAGRAMAS EM LIBRAS AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM DE SINAIS E ATUAM COMO FERRAMENTA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO E COMPREENSÃO DAS DIFERENÇAS.








FONTE: PROJETOS ESCOLARES ED. INFANTIL. ANO4. N. 44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário