Projeto Natal

Projeto elaborado pelas professoras Aline Pires Couto e Maria Gabriela Souza.

Projeto: Natal.

Clientela atingir: alunos de 03 a 04 anos de idade.

Duração: 01 a 22 de dezembro de 2009.

Justificativa: No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal. Pretendemos conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.
Objetivo geral: Despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo. a solidariedade e amor ao próximo.

Objetivos específicos:
• Compreender o significado do Natal;
• Identificar os símbolos do Natal;
• Estimular a socialização;
• Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Natal;
• Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Estabelecer e ampliar as relações sociais;
• Estimular a afetividade entre as crianças e professores;
• Desenvolver atenção e a criatividade;
• Praticar a coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver a expressão corporal;
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
• Desenvolver a leitura através da visualização de figuras, vídeos;
• Produzir texto a partir da história da hora do conto.

Conteúdos:
• Data comemorativa – Natal.
• Símbolos natalinos;
• Motricidade fina e ampla;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
• Grafismo: ligar e traçar;
• Noção de quantidade;
• Noção de tempo;
• Expressão corporal;
• Historinhas;
• Criatividade, imaginação e dramatização.
• Música e ritmo;
• Socialização;
• Produção textual.

Metodologia:
• Conversa informal sobre a história do Natal e seus símbolos;
• Apresentação e atividades com os símbolos do Natal (Sino, Guirlanda, Presépio, Papai Noel, Bota, Estrela, Bolas, Renas, Anjos);
• Enfeitar a sala com motivos natalinos;
• Construção de uma árvore de Natal com garrafas pet;
• Confecção de uma guirlanda para porta da sala;
• Construção de enfeites natalinos para árvore;
• Construção de um Presépio para sala;
• Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
• Confecção de um cartão para o amigo oculto;
• Amigo secreto;
• Grafismo (atividades: de ligar e traçar);
• Pinturas e recortes;
• Músicas natalinas: Bate o Sino, Noite Feliz, Natal das Crianças, Bom Natal, Bom Velhinho;
• Hora do conto: Estrelinha mágica-turma da Mônica, Carinhos Quentes, Caixinha de Fósforos;
• Gincanas, brincadeiras e ensaio de um coral com a música Natal das Crianças para apresentação;
• Confecções de acessórios para a gincana;
• Confraternização – festa de Natal.

Culminância:
• Apresentação da música "Natal das Crianças".
• Festa de encerramento com a Chegada do Papai Noel;
• Números musicais e distribuição de surpresa.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

NATAL
Enfeite a árvore de sua vida
com guirlandas de gratidão!

Coloque no coração laços de cetim rosa,
amarelo, azul, carmim,
Decore seu olhar com luzes brilhantes
estendendo as cores em seu semblante

Em sua lista de presentes
em cada caixinha embrulhe
um pedacinho de amor,
carinho,
ternura,
reconciliação,
perdão!

Tem presente de montão no estoque do nosso coração e não custa um tostão!

A hora é agora! Enfeite seu interior! Sejas diferente! Sejas reluzente!

Projeto elaborado pelas professoras Aline Pires Couto e Maria Gabriela Souza.

Projeto: Natal.

Clientela atingir: alunos de 03 a 04 anos de idade.

Duração: 01 a 22 de dezembro de 2009.

Justificativa: No mundo existem fatos tão especiais que devem ser lembrados. As pessoas marcam esses momentos com uma data. Por isso, no dia 25 de dezembro comemora - se o Natal, com propósito de celebrar o Real Espírito de Natal. Pretendemos conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.
Objetivo geral: Despertar nos alunos o verdadeiro sentido do Natal através da participação de atividades alegres e espontâneas, enfatizando um ambiente festivo, perceptivo. a solidariedade e amor ao próximo.

Objetivos específicos:
• Compreender o significado do Natal;
• Identificar os símbolos do Natal;
• Estimular a socialização;
• Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre o Natal;
• Produzir trabalhos artísticos, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Estabelecer e ampliar as relações sociais;
• Estimular a afetividade entre as crianças e professores;
• Desenvolver atenção e a criatividade;
• Praticar a coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver a expressão corporal;
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
• Desenvolver a leitura através da visualização de figuras, vídeos;
• Produzir texto a partir da história da hora do conto.

Conteúdos:
• Data comemorativa – Natal.
• Símbolos natalinos;
• Motricidade fina e ampla;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
• Grafismo: ligar e traçar;
• Noção de quantidade;
• Noção de tempo;
• Expressão corporal;
• Historinhas;
• Criatividade, imaginação e dramatização.
• Música e ritmo;
• Socialização;
• Produção textual.

Metodologia:
• Conversa informal sobre a história do Natal e seus símbolos;
• Apresentação e atividades com os símbolos do Natal (Sino, Guirlanda, Presépio, Papai Noel, Bota, Estrela, Bolas, Renas, Anjos);
• Enfeitar a sala com motivos natalinos;
• Construção de uma árvore de Natal com garrafas pet;
• Confecção de uma guirlanda para porta da sala;
• Construção de enfeites natalinos para árvore;
• Construção de um Presépio para sala;
• Ensaios de músicas e teatrinho para a apresentação;
• Confecção de um cartão para o amigo oculto;
• Amigo secreto;
• Grafismo (atividades: de ligar e traçar);
• Pinturas e recortes;
• Músicas natalinas: Bate o Sino, Noite Feliz, Natal das Crianças, Bom Natal, Bom Velhinho;
• Hora do conto: Estrelinha mágica-turma da Mônica, Carinhos Quentes, Caixinha de Fósforos;
• Gincanas, brincadeiras e ensaio de um coral com a música Natal das Crianças para apresentação;
• Confecções de acessórios para a gincana;
• Confraternização – festa de Natal.

Culminância:
• Apresentação da música "Natal das Crianças".
• Festa de encerramento com a Chegada do Papai Noel;
• Números musicais e distribuição de surpresa.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

NATAL
Enfeite a árvore de sua vida
com guirlandas de gratidão!

Coloque no coração laços de cetim rosa,
amarelo, azul, carmim,
Decore seu olhar com luzes brilhantes
estendendo as cores em seu semblante

Em sua lista de presentes
em cada caixinha embrulhe
um pedacinho de amor,
carinho,
ternura,
reconciliação,
perdão!

Tem presente de montão no estoque do nosso coração e não custa um tostão!

A hora é agora! Enfeite seu interior! Sejas diferente! Sejas reluzente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário