Duração: 03 a 26 de março de 2010.
Justificativa: O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global, estará certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
Objetivo geral: Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente; fazer com que a criança se adapte nesse novo mundo que se inicia a educação infantil através de uma rotina organizada. Favorecendo a ela momentos prazerosos, educativo e de tranqüilidade.
Objetivos específicos:
• Integrar a criança com o meio;
• Oportunizar a criança, a vivência de situações que a favorecem o desenvolvimento da integração, participação, solidariedade, responsabilidade, criatividade e convivência;
• Reconhecer seu nome e dos colegas;
• Conhecer as dependências da escola;
• Assimilar a importância da escola na sua vida;
• Adotar hábitos higiênicos;
• Adotar hábitos de segurança, em relação a si próprio e a seus amigos; Ex. quando sobe e desce escada, quando brinca no recreio e na sala.
• Elaboração oral e coletiva de regras de convivência;
• Reconhecer e utilizar adequadamente: dependências da escola, refeitório, banheiro etc;
• Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
• Adaptar se a rotina da escola;
• Conhecer o dia do circo e sua historia;
• Reconhecer os personagens do circo.
Conteúdos:
• Eu (nome e idade).
• Data comemorativa do mês de março – O Circo;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva;
• Discriminação visual;
• Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
• Histórias e contos;
• Memorização;
• Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã;
• Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
• Nomear iguais e diferentes;
• Regras de convivência;
• Calendário (relação espaço tempo);
• Escola (ambiente/colegas);
• Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro);
• Esquema corporal;
• Ritmo e dança;
• Artes plásticas.
Metodologia:
• Conversas, relatos de vivências (rodinha);
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas;
• Confecção de crachás;
• Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
• Cartaz da regras de convivência;
• Pseudoleitura das regras de convivência.
• Chamada viva;
• Calendário – dia da semana, mês e ano, previsão do tempo;
• Passeio pela escola para conhecer;
• Pintura, recortes e colagens;
• Desenho livre;
• Traçados, alinhavos e modelagem;
• Musicas – exploração do corpo e do espaço (roda cantada e esquema corporal);
• Historinhas (fantoches);
• Vídeos.
Culminância: piquenique na pracinha dia 26 de março de 2010.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
Duração: 03 a 26 de março de 2010.
Justificativa: O projeto tem como finalidade propiciar a criança uma acolhida fraterna, valorizando sua presença na escola. Sendo assim, a socialização da criança desenvolve-se harmoniosamente adquirindo superioridade sob o ponto de vista da independência, confiança em si, adaptabilidade e rendimento intelectual.
Caberá a nós educadores, estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar. O ambiente escolar contribuirá para o seu desenvolvimento global, estará certamente favorecendo a aproximação da criança à realidade escolar.
Objetivo geral: Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente; fazer com que a criança se adapte nesse novo mundo que se inicia a educação infantil através de uma rotina organizada. Favorecendo a ela momentos prazerosos, educativo e de tranqüilidade.
Objetivos específicos:
• Integrar a criança com o meio;
• Oportunizar a criança, a vivência de situações que a favorecem o desenvolvimento da integração, participação, solidariedade, responsabilidade, criatividade e convivência;
• Reconhecer seu nome e dos colegas;
• Conhecer as dependências da escola;
• Assimilar a importância da escola na sua vida;
• Adotar hábitos higiênicos;
• Adotar hábitos de segurança, em relação a si próprio e a seus amigos; Ex. quando sobe e desce escada, quando brinca no recreio e na sala.
• Elaboração oral e coletiva de regras de convivência;
• Reconhecer e utilizar adequadamente: dependências da escola, refeitório, banheiro etc;
• Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
• Adaptar se a rotina da escola;
• Conhecer o dia do circo e sua historia;
• Reconhecer os personagens do circo.
Conteúdos:
• Eu (nome e idade).
• Data comemorativa do mês de março – O Circo;
• Coordenação motora ampla e fina;
• Discriminação auditiva;
• Discriminação visual;
• Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas);
• Histórias e contos;
• Memorização;
• Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã;
• Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogo da memória);
• Nomear iguais e diferentes;
• Regras de convivência;
• Calendário (relação espaço tempo);
• Escola (ambiente/colegas);
• Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro);
• Esquema corporal;
• Ritmo e dança;
• Artes plásticas.
Metodologia:
• Conversas, relatos de vivências (rodinha);
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas;
• Confecção de crachás;
• Conhecer a escrita do nome através de crachá e lista de nomes;
• Cartaz da regras de convivência;
• Pseudoleitura das regras de convivência.
• Chamada viva;
• Calendário – dia da semana, mês e ano, previsão do tempo;
• Passeio pela escola para conhecer;
• Pintura, recortes e colagens;
• Desenho livre;
• Traçados, alinhavos e modelagem;
• Musicas – exploração do corpo e do espaço (roda cantada e esquema corporal);
• Historinhas (fantoches);
• Vídeos.
Culminância: piquenique na pracinha dia 26 de março de 2010.
Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
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