Plano de aula para o 2º ano : Fábula "A Lebre e a Tartaruga"

Plano de aula para o 2º ano : Fábula "A Lebre e a Tartaruga"

OBJETIVOS.

         O que o aluno poderá aprender com esta aula
ü Trabalhar com a leitura individual e com a leitura em grupo;
ü Formar leitores apreciadores e críticos;
ü Pensar, de maneira crítica, sobre as condutas morais que orientam nossas ações cotidianas.
ü Refletir sobre o respeito às diferenças na convivência com os outros.

Duração das atividades: 2 dias.

1º momento: Apresentar o gênero fábula para a turma:

             "A Lebre e a Tartaruga".


ü Contextualizar (autor, época, lugar) e ativação de conhecimentos sobre o texto.
ü O professor deverá conversar com os alunos sobre o que sabem acerca das fábulas: O que é uma fábula? Que fábulas eles conhecem? O que caracteriza uma fábula?
(Se necessário, O professor informa aos alunos que toda fábula encerra uma lição moral; que essa lição, muitas vezes, orienta as nossas ações; que conhecer e atribuir novos sentidos à essas lições é um desafio interessante; que os personagens das fábulas são animais...). 
Logo em seguida, o professor fará a leitura em voz alta da fábula 

                          “A lebre e a Tartaruga.”

ü  Leitura feita pelo professor:
Ler o texto em voz alta para os alunos. Fazer interrupções na leitura e estimular a verificação das hipóteses levantadas anteriormente;


2º Momento:

Conversar sobre o texto: Indagações feitas pelo professor aos alunos:
Vocês já viram uma tartaruga? E uma lebre? Como ela é? Como se movimenta? Com que animal se parece? Como se movimenta? Onde vive?  (Se necessário, o professor poderá informar aos alunos que a tartaruga nasce de ovos e se parece com jabuti e a lebre é um mamífero e que se parece com o coelho, porém mais veloz)

3º momento: Ilustrar a História com pequenos vídeos sobre:

 "A Lebre e a Tartaruga".
A tartaruga depositando ovos na areia
A velocidade da Lebre
- Roda de conversa sobre os vídeos.
4º momento:
Propostas para os alunos de diferentes níveis de leitura:
Alunos que lê silabando:
ü  Após a leitura do texto e exploração junto com a turma. Os alunos que leem silabando irão receber fichas de acordo com as imagens para ler e ordenar a história. (Textos em unidades menores)


ü  Após ler e montar a sequência cada aluno irá ler para a professora, o grupo irá apresentar o trabalho de leitura/ mostrar a colagem no cartaz e ler para os colegas.
ü  Como registro no caderno ...
Registrar o título da história e desenhar a parte que mais gostou.
Criar frases com as palavras abaixo:

   Lebre
Tartaruga
Alunos que Lê sem fluência.
ü  Leitura individual e em grupo do texto/cartaz afixado na parede com o texto
 “A lebre e a tartaruga”.
ü  Pesquisar autor da fábula
ü  Ler a fábulas o coelho e a tartaruga, comparar as histórias, registrar e comentar a moral da fábula
ü  Receber o texto fatiado, para ler e colocar na sequência do cartaz.
 


ü  Apresentar o trabalho para os colegas

Alunos com fluência.
ü  Apresentar a leitura em xerox, para leitura individual e silenciosa.
Leitura individual do texto e atividades de interpretação escrita (em anexo)
ü  Ler outras fábulas e comparar com a fábula a “Lebre e a Tartaruga”
ü  Produzir outra fábula com base na fábula trabalhada em sala, porém, com o final diferente.
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe se perceber nas várias formas de lidar com os diferentes ritmos dos alunos para aprender e realizar as atividades solicitadas.

Plano de aula para o 2º ano : Fábula "A Lebre e a Tartaruga"

OBJETIVOS.

         O que o aluno poderá aprender com esta aula
ü Trabalhar com a leitura individual e com a leitura em grupo;
ü Formar leitores apreciadores e críticos;
ü Pensar, de maneira crítica, sobre as condutas morais que orientam nossas ações cotidianas.
ü Refletir sobre o respeito às diferenças na convivência com os outros.

Duração das atividades: 2 dias.

1º momento: Apresentar o gênero fábula para a turma:

             "A Lebre e a Tartaruga".


ü Contextualizar (autor, época, lugar) e ativação de conhecimentos sobre o texto.
ü O professor deverá conversar com os alunos sobre o que sabem acerca das fábulas: O que é uma fábula? Que fábulas eles conhecem? O que caracteriza uma fábula?
(Se necessário, O professor informa aos alunos que toda fábula encerra uma lição moral; que essa lição, muitas vezes, orienta as nossas ações; que conhecer e atribuir novos sentidos à essas lições é um desafio interessante; que os personagens das fábulas são animais...). 
Logo em seguida, o professor fará a leitura em voz alta da fábula 

                          “A lebre e a Tartaruga.”

ü  Leitura feita pelo professor:
Ler o texto em voz alta para os alunos. Fazer interrupções na leitura e estimular a verificação das hipóteses levantadas anteriormente;


2º Momento:

Conversar sobre o texto: Indagações feitas pelo professor aos alunos:
Vocês já viram uma tartaruga? E uma lebre? Como ela é? Como se movimenta? Com que animal se parece? Como se movimenta? Onde vive?  (Se necessário, o professor poderá informar aos alunos que a tartaruga nasce de ovos e se parece com jabuti e a lebre é um mamífero e que se parece com o coelho, porém mais veloz)

3º momento: Ilustrar a História com pequenos vídeos sobre:

 "A Lebre e a Tartaruga".
A tartaruga depositando ovos na areia
A velocidade da Lebre
- Roda de conversa sobre os vídeos.
4º momento:
Propostas para os alunos de diferentes níveis de leitura:
Alunos que lê silabando:
ü  Após a leitura do texto e exploração junto com a turma. Os alunos que leem silabando irão receber fichas de acordo com as imagens para ler e ordenar a história. (Textos em unidades menores)


ü  Após ler e montar a sequência cada aluno irá ler para a professora, o grupo irá apresentar o trabalho de leitura/ mostrar a colagem no cartaz e ler para os colegas.
ü  Como registro no caderno ...
Registrar o título da história e desenhar a parte que mais gostou.
Criar frases com as palavras abaixo:

   Lebre
Tartaruga
Alunos que Lê sem fluência.
ü  Leitura individual e em grupo do texto/cartaz afixado na parede com o texto
 “A lebre e a tartaruga”.
ü  Pesquisar autor da fábula
ü  Ler a fábulas o coelho e a tartaruga, comparar as histórias, registrar e comentar a moral da fábula
ü  Receber o texto fatiado, para ler e colocar na sequência do cartaz.
 


ü  Apresentar o trabalho para os colegas

Alunos com fluência.
ü  Apresentar a leitura em xerox, para leitura individual e silenciosa.
Leitura individual do texto e atividades de interpretação escrita (em anexo)
ü  Ler outras fábulas e comparar com a fábula a “Lebre e a Tartaruga”
ü  Produzir outra fábula com base na fábula trabalhada em sala, porém, com o final diferente.
Avaliação
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica. Ao professor cabe se perceber nas várias formas de lidar com os diferentes ritmos dos alunos para aprender e realizar as atividades solicitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário