Plano de aula para maternal 3 /Tema: Musicalização infantil
Plano de aula: Música na Educação Infantil
- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·
Estimular a percepção
dos sons e as habilidades musicais.
·
Ouvir diferentes músicas
·
Proporcionar aos alunos a
possibilidade de ouvir, sentir emoções
- METODOLOGIA
1º MOMENTO: Atividades de rotina:
Receber
os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada: Realizar a chamada
Quantos
somos? Realizar a contagem dos alunos.
ü Quantas
meninas? Quantos meninos?
ü Quantos
ao todo?
ü Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário:
Marcar a data no calendário.
2º MOMENTO: Praticar a “Escuta”.
Deitar
sobre o colchonete e ouvir os ruídos ao redor.
Identificar
os ruídos. Ex: Gatinho miando, tampa batendo na panela,cachorro latindo..etc.
3º MOMENTO:
Assistir e acompanhar a Música Mestre André
4º MOMENTO: Preparar uma bandinha
- Confeccionar chocalhos com diversos grãos,
- Tamborzinhos
- Pedir as famílias que enviem instrumentos que os alunos possuírem em casa( violão , Pandeiros, flauta);
Apreciar os diversos sons.
- Só os chocalhos( as crianças balançam o chocalho)
- Só o violão...tambor.. e assim sucessivamente.
5º MOMENTO.Cantar e treinar a música "Mestre André"
- Utilizando os instrumentos, treinar a música do Mestre André.
Loja do Mestre André
"Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André..."
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!
6º MOMENTO: Confeccionar um albinho com as estrofes da música ilustrada.
- Enfeitar com papéis picados, bolinhas de papéis e grãos o tamborzinho, sanfona, chocalhos...etc
7º MOMENTO: Encerramento
- Varal de trabalhinhos,
-Apresentação da Música do Mestre André( no pátio)
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio
da observação do interesse das crianças durante as atividades
propostas.
Plano de aula para maternal 3 /Tema: Musicalização infantil
Plano de aula: Música na Educação Infantil
- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·
Estimular a percepção
dos sons e as habilidades musicais.
·
Ouvir diferentes músicas
·
Proporcionar aos alunos a
possibilidade de ouvir, sentir emoções
- METODOLOGIA
1º MOMENTO: Atividades de rotina:
Receber
os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada: Realizar a chamada
Quantos
somos? Realizar a contagem dos alunos.
ü Quantas
meninas? Quantos meninos?
ü Quantos
ao todo?
ü Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário:
Marcar a data no calendário.
2º MOMENTO: Praticar a “Escuta”.
Deitar
sobre o colchonete e ouvir os ruídos ao redor.
Identificar
os ruídos. Ex: Gatinho miando, tampa batendo na panela,cachorro latindo..etc.
3º MOMENTO:
Assistir e acompanhar a Música Mestre André
4º MOMENTO: Preparar uma bandinha
- Confeccionar chocalhos com diversos grãos,
- Tamborzinhos
- Pedir as famílias que enviem instrumentos que os alunos possuírem em casa( violão , Pandeiros, flauta);
Apreciar os diversos sons.
- Só os chocalhos( as crianças balançam o chocalho)
- Só o violão...tambor.. e assim sucessivamente.
5º MOMENTO.Cantar e treinar a música "Mestre André"
- Utilizando os instrumentos, treinar a música do Mestre André.
Loja do Mestre André
"Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...
Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André..."
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!
6º MOMENTO: Confeccionar um albinho com as estrofes da música ilustrada.
- Enfeitar com papéis picados, bolinhas de papéis e grãos o tamborzinho, sanfona, chocalhos...etc
7º MOMENTO: Encerramento
- Varal de trabalhinhos,
-Apresentação da Música do Mestre André( no pátio)
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio
da observação do interesse das crianças durante as atividades
propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário