Plano de aula para maternal 3 /Tema: Musicalização infantil

Plano de aula para maternal 3 /Tema: Musicalização infantil



Plano de aula: Música na Educação Infantil
                                                                       
- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·         Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.
·         Ouvir  diferentes músicas
·         Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções
- METODOLOGIA

1º MOMENTO: Atividades de rotina:

Receber os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada:  Realizar a chamada
Quantos somos? Realizar a contagem dos alunos.
ü  Quantas meninas? Quantos meninos?
ü  Quantos ao todo?
ü   Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário: Marcar a data no calendário.
2º MOMENTO: Praticar a “Escuta”.
Deitar sobre o colchonete e ouvir os ruídos ao redor.
Identificar os ruídos. Ex: Gatinho miando, tampa batendo na panela,cachorro latindo..etc.

3º MOMENTO: 

Assistir e acompanhar a Música Mestre André




4º MOMENTO: Preparar uma bandinha


  • Confeccionar chocalhos com diversos grãos,
  • Tamborzinhos
  • Pedir as famílias que enviem instrumentos que os alunos possuírem em casa( violão , Pandeiros, flauta);
Apreciar os diversos sons.
  •  Só os chocalhos( as crianças balançam o chocalho)
  • Só o violão...tambor.. e assim sucessivamente.
5º MOMENTO.Cantar e treinar a música "Mestre André"

  • Utilizando os instrumentos, treinar a música do Mestre André.                  


         Loja do Mestre André



   

    "Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!

Foi na loja do mestre André..."
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...t
um meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!


6º MOMENTO: Confeccionar um albinho com as estrofes da música ilustrada.
- Enfeitar com papéis picados, bolinhas de papéis e grãos o tamborzinho, sanfona, chocalhos...etc

7º MOMENTO: Encerramento 
- Varal de trabalhinhos,
-Apresentação da Música do Mestre André(  no pátio)
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as atividades propostas.

Plano de aula para maternal 3 /Tema: Musicalização infantil



Plano de aula: Música na Educação Infantil
                                                                       
- OBJETIVOS A SEREM ALCANÇADOS
·         Estimular a percepção dos sons e as habilidades musicais.
·         Ouvir  diferentes músicas
·         Proporcionar aos alunos a possibilidade de ouvir, sentir emoções
- METODOLOGIA

1º MOMENTO: Atividades de rotina:

Receber os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada:  Realizar a chamada
Quantos somos? Realizar a contagem dos alunos.
ü  Quantas meninas? Quantos meninos?
ü  Quantos ao todo?
ü   Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário: Marcar a data no calendário.
2º MOMENTO: Praticar a “Escuta”.
Deitar sobre o colchonete e ouvir os ruídos ao redor.
Identificar os ruídos. Ex: Gatinho miando, tampa batendo na panela,cachorro latindo..etc.

3º MOMENTO: 

Assistir e acompanhar a Música Mestre André




4º MOMENTO: Preparar uma bandinha


  • Confeccionar chocalhos com diversos grãos,
  • Tamborzinhos
  • Pedir as famílias que enviem instrumentos que os alunos possuírem em casa( violão , Pandeiros, flauta);
Apreciar os diversos sons.
  •  Só os chocalhos( as crianças balançam o chocalho)
  • Só o violão...tambor.. e assim sucessivamente.
5º MOMENTO.Cantar e treinar a música "Mestre André"

  • Utilizando os instrumentos, treinar a música do Mestre André.                  


         Loja do Mestre André



   

    "Foi na loja do mestre André
Que eu comprei minha sanfona.
Fon-fon-fon minha sanfona!
Fon-fon-fon minha sanfona!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei meu violão.
Blem-blem-blem meu violão!
Blem-blem-blem meu violão!
Ai olé!
Ai olé!
Foi na loja do mestre André...

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei o meu piano.
Plim-plim-plim o meu piano!
Plim-plim-plim o meu piano!
Ai olé!
Ai olé!

Foi na loja do mestre André..."
Que eu comprei meu tamborzinho
Tum...tum...tum meu tamborzinho
Tum...tum...t
um meu tamborzinho
Ai olé!
Ai olé!


6º MOMENTO: Confeccionar um albinho com as estrofes da música ilustrada.
- Enfeitar com papéis picados, bolinhas de papéis e grãos o tamborzinho, sanfona, chocalhos...etc

7º MOMENTO: Encerramento 
- Varal de trabalhinhos,
-Apresentação da Música do Mestre André(  no pátio)
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Contínua e processual por meio da observação do interesse das crianças durante as atividades propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário