Plano de aula -Folclore para o ensino fundamental
Tema: FOLCLORE
Objetivos
1) Organizar pesquisas e exposição sobre o folclore
brasileiro
2) Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais
característicos do folclore brasileiro;
3) Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da
cultura: artesanato, literatura, música, dança, brinquedos, etc.;
4) Conhecer o folclore das diversas regiões do país.
Desenvolvimento da aula
Ø Texto: Folclore “A sabedoria e as tradições
do povo”.
Ø Vídeo sobre o folclore.
Propostas de atividades em grupos
Pesquisa sobre o folclore!!!
Pesquisa sobre o folclore!!!
Ø Dividir
a classe em grupos e encarregar cada um deles a levantar elementos
característicos do folclore brasileiro em uma área específica:
Ø 1º grupo – música/cantigas de rodas
Ø 2º grupo – Brinquedos e brincadeiras antigas
Ø 3º grupo- literatura/lendas.
Ø 4º grupo- culinária/receitas/alimentos típicos.
Ø 5º grupo- Adivinhas, frases de para-choque de caminhão;
Ø 6º grupo – Quadrinhas/parlendas...
Ø Não
se trata somente de falar ou escrever sobre as manifestações, mas de
realizar uma exposição. Então, os alunos devem procurar encontrar
objetos folclóricos que possam ser expostos;
Música: Folclore
(Paródia da música Asa Branca - Luiz Gonzaga)
Você sabe o que é folclore ?
Vou lhe dar
a explicação...
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.
Tem a lenda da Mãe d'Água,
Tem a história do Saci,
Do Curupira, Vitória-Régia,
Do Caipora e Jurupari.
Tem cantigas de criança,
Tem modinha, tem lundu,
Tem muito frevo, baião e samba,
Cateretê e maracatu.
Os ditados populares
Mostram o que o povo sente:
Quem não tem cão, caça com gato.
Olho por olho, dente por dente.
Minha terra tem de tudo...
Tem angu, tem mungunzá,
Tem carne seca, tem rapadura,
Tem
caruru e tem vatapá.
Isso tudo
pode crer...
Foi do povo
que saiu.
É o
folclore da minha gente,
Da gente
boa do meu Brasil.
Avaliação: A avaliação ocorrerá através das apresentações artísticas e exposições com a explicação oral de cada grupo.
Plano de aula -Folclore para o ensino fundamental
Tema: FOLCLORE
Objetivos
1) Organizar pesquisas e exposição sobre o folclore
brasileiro
2) Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais
característicos do folclore brasileiro;
3) Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da
cultura: artesanato, literatura, música, dança, brinquedos, etc.;
4) Conhecer o folclore das diversas regiões do país.
Desenvolvimento da aula
Ø Texto: Folclore “A sabedoria e as tradições
do povo”.
Ø Vídeo sobre o folclore.
Propostas de atividades em grupos
Pesquisa sobre o folclore!!!
Pesquisa sobre o folclore!!!
Ø Dividir
a classe em grupos e encarregar cada um deles a levantar elementos
característicos do folclore brasileiro em uma área específica:
Ø 1º grupo – música/cantigas de rodas
Ø 2º grupo – Brinquedos e brincadeiras antigas
Ø 3º grupo- literatura/lendas.
Ø 4º grupo- culinária/receitas/alimentos típicos.
Ø 5º grupo- Adivinhas, frases de para-choque de caminhão;
Ø 6º grupo – Quadrinhas/parlendas...
Ø Não
se trata somente de falar ou escrever sobre as manifestações, mas de
realizar uma exposição. Então, os alunos devem procurar encontrar
objetos folclóricos que possam ser expostos;
Música: Folclore
(Paródia da música Asa Branca - Luiz Gonzaga)
Você sabe o que é folclore ?
Vou lhe dar
a explicação...
É tudo aquilo que vem do povo
E nasce livre do coração.
Tem a lenda da Mãe d'Água,
Tem a história do Saci,
Do Curupira, Vitória-Régia,
Do Caipora e Jurupari.
Tem cantigas de criança,
Tem modinha, tem lundu,
Tem muito frevo, baião e samba,
Cateretê e maracatu.
Os ditados populares
Mostram o que o povo sente:
Quem não tem cão, caça com gato.
Olho por olho, dente por dente.
Minha terra tem de tudo...
Tem angu, tem mungunzá,
Tem carne seca, tem rapadura,
Tem
caruru e tem vatapá.
Isso tudo
pode crer...
Foi do povo
que saiu.
É o
folclore da minha gente,
Da gente
boa do meu Brasil.
Avaliação: A avaliação ocorrerá através das apresentações artísticas e exposições com a explicação oral de cada grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário