PLANO DE AULA - ELMER, O ELEFANTE XADREZ

PLANO DE AULA - ELMER, O ELEFANTE XADREZ

 ELMER, O ELEFANTE XADREZ
O livro Elmer, o elefante xadrez, de David Mckee, conta a história de um elefante engraçado chamado Elmer, que um dia ficou muito incomodado com suas cores, pois ele achava que ser xadrez colorido não era cor de elefante. Mas logo percebeu que cada um é como é, e que ser diferente podia ser muito interessante, porque isso torna o "ser" muito especial.

OBJETIVOS:

  • Propiciar o contato com diferentes histórias;
  • Explorar o tema "diferenças"
  • Aprender a lidar com as diferenças;
  • Perceber o valor da amizade.

1º Momento: Contar a história 

                ELMER - O ELEFANTE XADREZ

CONVERSAR SOBRE O TEXTO:

  • Comentar as imagens.
  • Como era o elefante?
  • Por que ele se sentia diferente dos outros...
  • Ir instigando os alunos a falar sobre as "diferenças"
2° Momento: ATIVIDADE DE ESCRITA ESPONTÂNEA

NOMEAR AS CORES DE ELMER
1. Recorte papéis em forma de quadrados nas cores: amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul, verde, preto e branco.
2. No caderno o aluno deve escrever o título: As cores de Elmer.

4. Ao lado de cada quadrado deve escrever o nome das cores.
3º Momento: Artes- Colorir o elefante ou fazer colagens como as sugestões em anexo.

ÓCULOS DO ELMER

4º Momento: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:

 CORES PREFERIDAS PELA TURMA

1. ELABORE UMA TABELA COM OS NOMES DAS CORES TRABALHADAS.
2. FAÇA A VOTAÇÃO.
3. AS CRIANÇAS DEVEM REGISTRAR PINTANDO OS QUADRADINHOS DAS PREFERENCIAS COM A COR ESCOLHIDA.
4. NO FINAL FAÇA A TABULAÇÃO COM LEGENDAS E QUANTIDADES.
1
2
3
4
5
6
7


AMARELO
LARANJA
VERMELHO
AZUL
VERDE

PRETO

BRANCO

Cantar músicas sobre o tema: CANTIGA DO ELEFANTE

5º Momento: CONTAGEM E REGISTRO DE NÚMEROS

SERIAÇÃO: ORDENAR AS FIGURAS DA HISTÓRIA (7 TAMANHOS)



6º Momento: LISTA DE ANIMAIS DA FLORESTA
1. FAZER LISTA DOS NOMES DOS ANIMAIS  QUE INICIAM COM A LETRA   E.


SUGESTÕES DE ARTES/ELEFANTE:
                                            (ALGUMAS SUGESTÕES QUE ENCONTREI NA NET.)
Avaliação: Avaliar a participação e o entrosamento sobre o assunto.

PLANO DE AULA - ELMER, O ELEFANTE XADREZ

 ELMER, O ELEFANTE XADREZ
O livro Elmer, o elefante xadrez, de David Mckee, conta a história de um elefante engraçado chamado Elmer, que um dia ficou muito incomodado com suas cores, pois ele achava que ser xadrez colorido não era cor de elefante. Mas logo percebeu que cada um é como é, e que ser diferente podia ser muito interessante, porque isso torna o "ser" muito especial.

OBJETIVOS:

  • Propiciar o contato com diferentes histórias;
  • Explorar o tema "diferenças"
  • Aprender a lidar com as diferenças;
  • Perceber o valor da amizade.

1º Momento: Contar a história 

                ELMER - O ELEFANTE XADREZ

CONVERSAR SOBRE O TEXTO:

  • Comentar as imagens.
  • Como era o elefante?
  • Por que ele se sentia diferente dos outros...
  • Ir instigando os alunos a falar sobre as "diferenças"
2° Momento: ATIVIDADE DE ESCRITA ESPONTÂNEA

NOMEAR AS CORES DE ELMER
1. Recorte papéis em forma de quadrados nas cores: amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul, verde, preto e branco.
2. No caderno o aluno deve escrever o título: As cores de Elmer.

4. Ao lado de cada quadrado deve escrever o nome das cores.
3º Momento: Artes- Colorir o elefante ou fazer colagens como as sugestões em anexo.

ÓCULOS DO ELMER

4º Momento: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO:

 CORES PREFERIDAS PELA TURMA

1. ELABORE UMA TABELA COM OS NOMES DAS CORES TRABALHADAS.
2. FAÇA A VOTAÇÃO.
3. AS CRIANÇAS DEVEM REGISTRAR PINTANDO OS QUADRADINHOS DAS PREFERENCIAS COM A COR ESCOLHIDA.
4. NO FINAL FAÇA A TABULAÇÃO COM LEGENDAS E QUANTIDADES.
1
2
3
4
5
6
7


AMARELO
LARANJA
VERMELHO
AZUL
VERDE

PRETO

BRANCO

Cantar músicas sobre o tema: CANTIGA DO ELEFANTE

5º Momento: CONTAGEM E REGISTRO DE NÚMEROS

SERIAÇÃO: ORDENAR AS FIGURAS DA HISTÓRIA (7 TAMANHOS)



6º Momento: LISTA DE ANIMAIS DA FLORESTA
1. FAZER LISTA DOS NOMES DOS ANIMAIS  QUE INICIAM COM A LETRA   E.


SUGESTÕES DE ARTES/ELEFANTE:
                                            (ALGUMAS SUGESTÕES QUE ENCONTREI NA NET.)
Avaliação: Avaliar a participação e o entrosamento sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário