Plano de aula -Dia dos animais/ maternal
Planejamento semanal para maternal I e II
Objetivos:
- Desenvolver a linguagem oral e capacidade de falar e ouvir
- Ampliar a atenção visual, concentração.
- Trabalhar contagem e recitação de números até 3
- Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento
- Explorar música e movimento.
- Perceber os animaizinhos no ambiente que a cerca...
Metodologia:
Acolhida: Cantar música “Bom dia”.
Bom dia céu!
Bom dia sol!
Bom dia mar!
Bom dia mundo...
Que eu vivo a sonhar!
Bom dia você ... que é meu irmão...
Bom dia você... que é do meu coração!
Bom dia você... Bom dia você... Bom dia você!!!
Bom dia você... que é meu irmão...
Bom dia você... que é do meu coração!
Bom dia você... Bom dia você... Bom dia você!!!
Na rodinha:
- Conversar como foi o final de semana... Quem passeou?
- Foi à casa da vovó...etc (Para estimular a linguagem, alguns só ficam olhando e não responde nada... é normal).
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Fichas com foto/nome: Sentados
em roda ou encostado na parede, distribuir as fichas no chão, para que a
criança reconheça a sua imagem/foto. Trabalhar a letra inicial do nome
para reconhecimento.
Cantar:
A Canoa virou
A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.
- Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar a sua ficha e entregar para a monitora ir colocando no cartaz de pregas...se deixar na mão da criança por muito tempo ela irá destruir as fichas, amassando-as ou mordendo(caso ela confunda a sua ficha com a do coleguinha, a professora intervirá neste momento).
- Cantar até que todas as crianças estejam com as fichas.
- As vezes não funciona na primeira tentativa, nem na segunda, mas com o tempo a criança irá participando com maior entrosamento.
Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:
· Quantos alunos vieram hoje?
· Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)
Tempo: Conversar sobre o tempo:
· Como está o tempo hoje?
· Vamos sair da sala para visitar nosso amigo sol? Diariamente sair da sala para se aquecer com o sol.
Cantar música do tempo.
Como está o tempo?
Como está o tempo
Vou correndo ver
Se é sol ou vai chover...
Se o céu está limpinho
bem limpinho!!!
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de solzinho.
Se o céu está com nuvem
Bem com núvem
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de chuvinha.
2ª feira:Caixa surpresa!!!
- Levar vários animaizinhos miniaturas, em uma caixa surpresa;
- Deixar as crianças manusear a caixa, balançar para ouvir o barulhinho, colocar a mãozinha para sentir através do tato, o que tem dentro.
- Depois pedir para que retirem os animaizinhos um a um;
- Observar o animalzinho, falar o nome , imitar o seu som.
Exemplo: A vaca faz Múuuuu...
O pato faz qua quá...
Linguagem oral e escrita.
Ler o livro” Animais da Fazenda”.
- Comentar sobre os animaizinhos;
- Imitar os sons dos animais.
- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.
Recreio/Lanche:
Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Matemática:Brincando e aprendendo.
Contando os animais!!!
Utilizar a caixa com animais diversos.
- Contar alguns animaizinhos (geralmente até três);
- Organizar os animais com patas, com asas...(classificação).
Neste
momento, trabalhar também o cuidado, a partilha e o momento de cada um
brincar( saber dividir o brinquedo com o coleguinha).
No decorrer do ano ela vai aprender cada vez mais sobre os números.
Filme: Assistir ao vídeo "As vozes dos bichinhos".
Observar a diversidade de animais e seus sons.
3ª feira: (acolhimento, rodinha /ficha com o nome, quantos somos e tempo).
Música e movimento
O Sítio do Seu Lobato
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
Utilizando fantoche.
BOI BARNABÉ
NA MINHA FAZENDA TEM UM BOI
ESTE BOI SE CHAMA BARNABÉ
SOBE O MORRO DESCE O MORRO
SE BABANDO DE AMORES
PELA VACA SALOMÉ..
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE ENGARRAFADO COM TAMPINHA E COM ROSCA
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE AÇUCARADO MISTURADO COM CAFÉ
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TIIII TIIII TIII
Linguagem oral e escrita
(A mesma história poderá ser lida diariamente, durante uma semana, os alunos não se cansam)
(A mesma história poderá ser lida diariamente, durante uma semana, os alunos não se cansam)
Ler novamente o livro” Animais da Fazenda”.
- Comentar sobre os animaizinhos;
- Imitar os sons dos animais.
- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.
4ª feira: (acolhimento, rodinha /ficha com o nome, quantos somos e tempo).
- Observar o cachorrinho
- Imitar o seu latido
- Fazer isso com os outros animaizinhos também.
Música e movimento
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Fazer rodinha , se for possível e colocar 3 crianças no centro.
Produção de texto/cartaz
Levar recortes de animais ou revistas com animais para recortar e fazer um cartaz com diversos animais.
Afixar na sala de aula.
Observar e estimular a fala/produção de texto oral.
Matemática: Contando cachorrinhos.
Quantos olhos..boca...etc.
5ª feira: (acolhimento, rodinha /ficha com o nome, quantos somos e tempo).
Surpresa!!!
Visita do cachorrinho.
Levar para a sala de aula um cachorrinho/filhote;
Deixar as crianças tocar nele, sentir o pelo;
É fofinho?
Olhar para o cachorrinho...quantas patas ele tem?
Quantos olhos..boca...nariz,etc.
Conversar sobre:
· Os cuidados que devemos ter com o cachorrinho;
· Dar comida, água...
· Brincar com o cachorrinho com carinho e cuidado.
cantar...
CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
6ª feira: Auditório.
· No pátio, Ler a história “O cachorro enlameado”.
· Conversar sobre a história e seus personagens.
· Cantar músicas diversas.
· Apresentação da musical “sítio do seu Lobato”
· Brincadeiras diversas...rodinha música “A carrocinha”, Boi Barnabé...fazendinha.
Avaliação: Avaliar a participação, se houve interação/socialização, através da observação e registro feito pela professora.
Plano de aula -Dia dos animais/ maternal
Planejamento semanal para maternal I e II
Objetivos:
- Desenvolver a linguagem oral e capacidade de falar e ouvir
- Ampliar a atenção visual, concentração.
- Trabalhar contagem e recitação de números até 3
- Criar hábito de ouvir histórias para ampliar o conhecimento
- Explorar música e movimento.
- Perceber os animaizinhos no ambiente que a cerca...
Metodologia:
Acolhida: Cantar música “Bom dia”.
Bom dia céu!
Bom dia sol!
Bom dia mar!
Bom dia mundo...
Que eu vivo a sonhar!
Bom dia você ... que é meu irmão...
Bom dia você... que é do meu coração!
Bom dia você... Bom dia você... Bom dia você!!!
Bom dia você... que é meu irmão...
Bom dia você... que é do meu coração!
Bom dia você... Bom dia você... Bom dia você!!!
Na rodinha:
- Conversar como foi o final de semana... Quem passeou?
- Foi à casa da vovó...etc (Para estimular a linguagem, alguns só ficam olhando e não responde nada... é normal).
IDENTIDADE E AUTONOMIA
Fichas com foto/nome: Sentados
em roda ou encostado na parede, distribuir as fichas no chão, para que a
criança reconheça a sua imagem/foto. Trabalhar a letra inicial do nome
para reconhecimento.
Cantar:
A Canoa virou
A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.
- Assim que falar o nome da criança ela deverá pegar a sua ficha e entregar para a monitora ir colocando no cartaz de pregas...se deixar na mão da criança por muito tempo ela irá destruir as fichas, amassando-as ou mordendo(caso ela confunda a sua ficha com a do coleguinha, a professora intervirá neste momento).
- Cantar até que todas as crianças estejam com as fichas.
- As vezes não funciona na primeira tentativa, nem na segunda, mas com o tempo a criança irá participando com maior entrosamento.
Quantos somos? Ainda com os alunos em círculo perguntar:
· Quantos alunos vieram hoje?
· Vamos contar? Contar colocando a mão sobre a cabeça de cada um ( um...dois...três...)
Tempo: Conversar sobre o tempo:
· Como está o tempo hoje?
· Vamos sair da sala para visitar nosso amigo sol? Diariamente sair da sala para se aquecer com o sol.
Cantar música do tempo.
Como está o tempo?
Como está o tempo
Vou correndo ver
Se é sol ou vai chover...
Se o céu está limpinho
bem limpinho!!!
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de solzinho.
Se o céu está com nuvem
Bem com núvem
Então o tempo nos diz
Hoje é dia de chuvinha.
2ª feira:Caixa surpresa!!!
- Levar vários animaizinhos miniaturas, em uma caixa surpresa;
- Deixar as crianças manusear a caixa, balançar para ouvir o barulhinho, colocar a mãozinha para sentir através do tato, o que tem dentro.
- Depois pedir para que retirem os animaizinhos um a um;
- Observar o animalzinho, falar o nome , imitar o seu som.
Exemplo: A vaca faz Múuuuu...
O pato faz qua quá...
Linguagem oral e escrita.
Ler o livro” Animais da Fazenda”.
- Comentar sobre os animaizinhos;
- Imitar os sons dos animais.
- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.
Recreio/Lanche:
Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Vou comer, vou comer
Prá ficar fortinho,
Prá ficar fortinho
E crescer! E crescer!
Matemática:Brincando e aprendendo.
Contando os animais!!!
Utilizar a caixa com animais diversos.
- Contar alguns animaizinhos (geralmente até três);
- Organizar os animais com patas, com asas...(classificação).
Neste
momento, trabalhar também o cuidado, a partilha e o momento de cada um
brincar( saber dividir o brinquedo com o coleguinha).
No decorrer do ano ela vai aprender cada vez mais sobre os números.
Filme: Assistir ao vídeo "As vozes dos bichinhos".
Observar a diversidade de animais e seus sons.
3ª feira: (acolhimento, rodinha /ficha com o nome, quantos somos e tempo).
Música e movimento
O Sítio do Seu Lobato
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um pato, ia, ia, ô!
Era quá, quá, quá pra cá! era quá, quá, quá pra lá!
Era quá, quá, quá pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma vaca, ia, ia ô!
Era mu, mu, mu pra cá! era mu, mu, mu pra lá!
Era mu, mu, mu pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha um porco, ia, ia, ô!
Era óinc, óinc, óinc pra cá! era óinc, óinc, óinc pra lá!
Era óinc, óinc, óinc pra todo lado, ia, ia ô!
Seu lobato tinha um sítio, ia, ia, ô!
E nesse sítio tinha uma ovelha, ia, ia, ô!
Utilizando fantoche.
BOI BARNABÉ
NA MINHA FAZENDA TEM UM BOI
ESTE BOI SE CHAMA BARNABÉ
SOBE O MORRO DESCE O MORRO
SE BABANDO DE AMORES
PELA VACA SALOMÉ..
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE ENGARRAFADO COM TAMPINHA E COM ROSCA
A MINHA VACA MINHA LINDA SALOMÉ MINGUÊ
DÁ LEITE AÇUCARADO MISTURADO COM CAFÉ
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TI TI TI
OI TIRA O LEITE TIIII TIIII TIII
Linguagem oral e escrita
(A mesma história poderá ser lida diariamente, durante uma semana, os alunos não se cansam)
(A mesma história poderá ser lida diariamente, durante uma semana, os alunos não se cansam)
Ler novamente o livro” Animais da Fazenda”.
- Comentar sobre os animaizinhos;
- Imitar os sons dos animais.
- Cantar músicas para cada animal que apareceu na história.
4ª feira: (acolhimento, rodinha /ficha com o nome, quantos somos e tempo).
- Observar o cachorrinho
- Imitar o seu latido
- Fazer isso com os outros animaizinhos também.
Música e movimento
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
A carrocinha pegou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Que gente é essa
Tra-lá-lá
Que gente má
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Três cachorros de uma vez
Da carrocinha pulou
Três cachorros de uma vez
Tra-lá-lá
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Que bom à beça
Tra-lá-lá
Vamos cantar
Fazer rodinha , se for possível e colocar 3 crianças no centro.
Produção de texto/cartaz
Levar recortes de animais ou revistas com animais para recortar e fazer um cartaz com diversos animais.
Afixar na sala de aula.
Observar e estimular a fala/produção de texto oral.
Matemática: Contando cachorrinhos.
Quantos olhos..boca...etc.
5ª feira: (acolhimento, rodinha /ficha com o nome, quantos somos e tempo).
Surpresa!!!
Visita do cachorrinho.
Levar para a sala de aula um cachorrinho/filhote;
Deixar as crianças tocar nele, sentir o pelo;
É fofinho?
Olhar para o cachorrinho...quantas patas ele tem?
Quantos olhos..boca...nariz,etc.
Conversar sobre:
· Os cuidados que devemos ter com o cachorrinho;
· Dar comida, água...
· Brincar com o cachorrinho com carinho e cuidado.
cantar...
CACHORRINHO ESTÁ LATINDO
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
6ª feira: Auditório.
· No pátio, Ler a história “O cachorro enlameado”.
· Conversar sobre a história e seus personagens.
· Cantar músicas diversas.
· Apresentação da musical “sítio do seu Lobato”
· Brincadeiras diversas...rodinha música “A carrocinha”, Boi Barnabé...fazendinha.
Avaliação: Avaliar a participação, se houve interação/socialização, através da observação e registro feito pela professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário