Bruna e a galinha d´angola- Plano de aula/Educação infantil
Livro trabalhado: Bruna e a galinha d´angola, de Gercilga de Almeída
Objetivos
- Valorizar a cultura africana;
- Ouvir diferentes histórias:
- Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.
- Conhecer a cultura afro através da história Bruna e a galinha d’angola.
- Conhecer as características da galinha d’angola, seu habitat, reprodução
- Despertar o gosto pela leitura, artes e música;
As atividades serão desenvolvidas através das seguintes ações:
1º MOMENTO: Atividades de rotina:
Receber os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada: Realizar a chamada
Quantos somos? Realizar a contagem dos alunos.
Quantas meninas? Quantos meninos?
Quantos ao todo?
Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário: Marcar
a data no calendário, explorando o dia/data atual, a anterior e
posterior. Exemplo: (Hoje são 2 de setembro, ontem foi... amanhã será?)
Assim os alunos assimilam os números vizinhos.
Iniciar
apresentando o livro “Bruna e a Galinha D’Angola”, demonstrando
entusiasmo, e paixão pela leitura, apresentar o título/capa, falar sobre
a autora, perguntar se já viram/conhecem a galinha de angola, como ela
era, qual sua cor, de que se alimentava, qual a cor dos seus ovos. As
crianças falaram tudo que sabiam sobre a galinha de Angola e também o
que elas imaginavam sobre essa ave.
Contar a história...
Após a história...
Mostrar
aos alunos, com calma, as páginas do livro Bruna e a galinha d'angola,
comentar sobre o assunto do livro. Falar sobre a avó da menina,
personagem do livro, tinha vindo da África.
Apresentar às crianças, o globo terrestre e mostrar onde fica a África.
Apresentar às crianças, o globo terrestre e mostrar onde fica a África.
3º MOMENTO:
Assistir ao "Filme do livro Bruna e a Galinha d'angola". Socializar a
história por meio de perguntas e respostas explorando a oralidade dos
alunos.
Passar também imagens reais sobre a galinha da angola.
Apresentar a música infantil: O galinho de Angola , as crianças gostam muito dessa música. Cantar e se divertir!
4º MOMENTO: Contagem e seriação
Fazer seriação utilizando 9 figuras semi concretas da galinha da angola.
Verificar se o aluno conseguiu seriar as 9 figuras...se foi em ordem crescente ou decrescente.
Contar as figuras...pedir para que coloquem 8 figuras...5 figuras...
Fazer cálculos mentais:
Tem 5 galinhas no galinheiro. Vou colocar mais 2, quantas ficaram ao todo?
Colocar 4 figuras sobre a mesa e pedir para completar para que fique com 6 galinhas. Quantas galinhas foram acrescentadas?
Ir criando situações orais.
5º MOMENTO:
Em
sala de aula, solicitei que as crianças pintassem com lápis de cor ou
giz de cera, uma gravura com desenho da personagem da história brincando
com sua galinha de Angola.
Fizemos dobradura da galinha
Classificando animais 3 vaquinhas, 2 galinhas, 4 cavalinhos
- Apresentar os brinquedos às crianças e deixa-las manusear livremente.
- Fazer grupos com os animais que se parecem.
- Conversar sobre a maneira de como procedeu.
Questionar: há outra maneira de agrupá- los? tamanho...quantidade de patas...
Inclusão de classes: colocar os brinquedos e perguntar:
Quantas vaquinhas? Quantas galinhas? Quanto ao todo?
Tem mais animais ou cavalinhos?
7º MOMENTO:
Reconto: Realizar o reconto utilizando o livro e uma galinha de tecido.
Culminância
Exposição dos trabalhos sobre a galinha , pinturas, dobraduras, desenhos, escultura com massinha de modelar caseira.
Avaliação
Será
feita pela observação do desempenho dos alunos ao longo da realização
das atividades, prestando atenção e realizando as tarefas propostas.
Bruna e a galinha d´angola- Plano de aula/Educação infantil
Livro trabalhado: Bruna e a galinha d´angola, de Gercilga de Almeída
Objetivos
- Valorizar a cultura africana;
- Ouvir diferentes histórias:
- Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.
- Conhecer a cultura afro através da história Bruna e a galinha d’angola.
- Conhecer as características da galinha d’angola, seu habitat, reprodução
- Despertar o gosto pela leitura, artes e música;
As atividades serão desenvolvidas através das seguintes ações:
1º MOMENTO: Atividades de rotina:
Receber os alunos, fazer a oração, cantar música de boa tarde.
Chamada: Realizar a chamada
Quantos somos? Realizar a contagem dos alunos.
Quantas meninas? Quantos meninos?
Quantos ao todo?
Tem mais meninas ou meninos? Quantos a mais?
Calendário: Marcar
a data no calendário, explorando o dia/data atual, a anterior e
posterior. Exemplo: (Hoje são 2 de setembro, ontem foi... amanhã será?)
Assim os alunos assimilam os números vizinhos.
Iniciar
apresentando o livro “Bruna e a Galinha D’Angola”, demonstrando
entusiasmo, e paixão pela leitura, apresentar o título/capa, falar sobre
a autora, perguntar se já viram/conhecem a galinha de angola, como ela
era, qual sua cor, de que se alimentava, qual a cor dos seus ovos. As
crianças falaram tudo que sabiam sobre a galinha de Angola e também o
que elas imaginavam sobre essa ave.
Contar a história...
Após a história...
Mostrar
aos alunos, com calma, as páginas do livro Bruna e a galinha d'angola,
comentar sobre o assunto do livro. Falar sobre a avó da menina,
personagem do livro, tinha vindo da África.
Apresentar às crianças, o globo terrestre e mostrar onde fica a África.
Apresentar às crianças, o globo terrestre e mostrar onde fica a África.
3º MOMENTO:
Assistir ao "Filme do livro Bruna e a Galinha d'angola". Socializar a
história por meio de perguntas e respostas explorando a oralidade dos
alunos.
Passar também imagens reais sobre a galinha da angola.
Apresentar a música infantil: O galinho de Angola , as crianças gostam muito dessa música. Cantar e se divertir!
4º MOMENTO: Contagem e seriação
Fazer seriação utilizando 9 figuras semi concretas da galinha da angola.
Verificar se o aluno conseguiu seriar as 9 figuras...se foi em ordem crescente ou decrescente.
Contar as figuras...pedir para que coloquem 8 figuras...5 figuras...
Fazer cálculos mentais:
Tem 5 galinhas no galinheiro. Vou colocar mais 2, quantas ficaram ao todo?
Colocar 4 figuras sobre a mesa e pedir para completar para que fique com 6 galinhas. Quantas galinhas foram acrescentadas?
Ir criando situações orais.
5º MOMENTO:
Em
sala de aula, solicitei que as crianças pintassem com lápis de cor ou
giz de cera, uma gravura com desenho da personagem da história brincando
com sua galinha de Angola.
Fizemos dobradura da galinha
Classificando animais 3 vaquinhas, 2 galinhas, 4 cavalinhos
- Apresentar os brinquedos às crianças e deixa-las manusear livremente.
- Fazer grupos com os animais que se parecem.
- Conversar sobre a maneira de como procedeu.
Questionar: há outra maneira de agrupá- los? tamanho...quantidade de patas...
Inclusão de classes: colocar os brinquedos e perguntar:
Quantas vaquinhas? Quantas galinhas? Quanto ao todo?
Tem mais animais ou cavalinhos?
7º MOMENTO:
Reconto: Realizar o reconto utilizando o livro e uma galinha de tecido.
Culminância
Exposição dos trabalhos sobre a galinha , pinturas, dobraduras, desenhos, escultura com massinha de modelar caseira.
Avaliação
Será
feita pela observação do desempenho dos alunos ao longo da realização
das atividades, prestando atenção e realizando as tarefas propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário