Sugestão de rotina para Alfabetização |
1-Trabalho com o Alfabeto
É uma parte muito importante na aula e faz parte da rotina diária. Como ele fixo o nome das letras, o som de cada uma e sequência alfabética.
Uma sugestão bem legal: Música “Suco gelado”
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontando as letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro negro.
Primeiro vamos na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Faço esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas as letras e saber a sequência alfabética.
Alfabetos |
2-Trabalho com o calendário
Trabalhamos o dia do mês, o ano, o mês, que dia ou mês vem antes ou depois de...
Trabalhamos o clima desenhando, abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo e no final do mês fazemos tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados, ensolarados
Calendário |
Trabalhamos primeiro dia da semana, os nomes dos dias (é bom fazer um cartaz com um nome embaixo do outro na ordem e fixar na parede, fazer também um de números com as escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é necessário, pois eles usam como suporte para a escrita autônoma).
3-Leitura pelo professor
Três vezes por semana eu leio, no início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, uso variedade textual, vários gêneros e autores. A cada texto lido, eu uso uma estratégia diferente para prender a atenção dos mesmos (mudo o tom de voz para cada personagem, faço mistério, deixo para ler o final depois, pergunto o que acham que vai acontecer depois de certa parte do livro (instigo de forma que leiam as entrelinhas, o implícito e o explícito). Faço também leitura por capítulos.
4-Leitura compartilhada
Faço duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem. É bom trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas. Depois da leitura colam no caderno de texto ou outro.
Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para as crianças encontrarem e grifarem as palavras que você pedir.
5-Roda da conversa
Uma vez por semana, com as crianças dispostas em círculos, discutimos fatos ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos.
6-Roda literária
Todo final de semana as crianças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazemos a roda literária onde os alunos fazem indicações do que leram. Leiam esse livro porque.. Eu indico esse livro porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra (oralmente)
Sugestão de rotina para Alfabetização |
7- Contagem dos alunos
Outra atividade que faz parte da rotina diária.
Esta atividade é iniciada com a Chamada (na minha sala temos a Chamadinha dos Meninos e a das Meninas). A ficha com o nome da criança ausente é virada.
Após terminada, fazemos a contagem: quantos meninos, quantas meninas, quantos temos ao todo e quantos faltaram. Para esta atividade utilizo o cartaz “Quantos somos hoje?” onde são feitos os registros.
O QUE ACHO IMPORTANTE TER EXPOSTO NAS PAREDES DA SALA:
Precisamos colocar tudo no lugar antes de retornarmos às aulas. Organização é a palavra chave! Ter uma sala organizada para a chegada dos nossos alunos facilitará o momento da acolhida, que é importantíssimo, não só nos primeiros dias de aula como durante todo o ano em que a criança estiver com você. Só precisamos tomar cuidado com os cartazes desnecessários pois muita coisa nas paredes da sala pode ter um resultado negativo, colocar o essencial só ajudará.
Por isso listei os cartazes que não podem faltar em uma sala de aula da educação infantil.
O que encontraremos nas paredes?
- Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.
- Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças para que ela possa apreciar com maior liberdade os temas que está em estudo. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.
- Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.
- Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.
- Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".
- Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.
- Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta.
- O espelho serve para atividades específicas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!
- Quantos somos hoje? serve para trabalhar a matemática diariamente. Nesse momento faz-se perguntas como: quantos meninos vieram hoje? Quantas meninas? Quantas crianças vieram hoje? E se quiser dificultar você pode questionar sobre a diferença de quantidade de meninos e menina ou perguntar quantas pessoas tem na sala. As crianças terão que nesse caso contar com a professora e a auxiliar.
→ Confira aqui: chamadinha
O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA? |
Sugestão de rotina para Alfabetização |
1-Trabalho com o Alfabeto
É uma parte muito importante na aula e faz parte da rotina diária. Como ele fixo o nome das letras, o som de cada uma e sequência alfabética.
Uma sugestão bem legal: Música “Suco gelado”
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontando as letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro negro.
Primeiro vamos na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Faço esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas as letras e saber a sequência alfabética.
Alfabetos |
2-Trabalho com o calendário
Trabalhamos o dia do mês, o ano, o mês, que dia ou mês vem antes ou depois de...
Trabalhamos o clima desenhando, abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo e no final do mês fazemos tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados, ensolarados
Calendário |
Trabalhamos primeiro dia da semana, os nomes dos dias (é bom fazer um cartaz com um nome embaixo do outro na ordem e fixar na parede, fazer também um de números com as escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é necessário, pois eles usam como suporte para a escrita autônoma).
3-Leitura pelo professor
Três vezes por semana eu leio, no início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, uso variedade textual, vários gêneros e autores. A cada texto lido, eu uso uma estratégia diferente para prender a atenção dos mesmos (mudo o tom de voz para cada personagem, faço mistério, deixo para ler o final depois, pergunto o que acham que vai acontecer depois de certa parte do livro (instigo de forma que leiam as entrelinhas, o implícito e o explícito). Faço também leitura por capítulos.
4-Leitura compartilhada
Faço duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem. É bom trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas. Depois da leitura colam no caderno de texto ou outro.
Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para as crianças encontrarem e grifarem as palavras que você pedir.
5-Roda da conversa
Uma vez por semana, com as crianças dispostas em círculos, discutimos fatos ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos.
6-Roda literária
Todo final de semana as crianças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazemos a roda literária onde os alunos fazem indicações do que leram. Leiam esse livro porque.. Eu indico esse livro porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra (oralmente)
Sugestão de rotina para Alfabetização |
7- Contagem dos alunos
Outra atividade que faz parte da rotina diária.
Esta atividade é iniciada com a Chamada (na minha sala temos a Chamadinha dos Meninos e a das Meninas). A ficha com o nome da criança ausente é virada.
Após terminada, fazemos a contagem: quantos meninos, quantas meninas, quantos temos ao todo e quantos faltaram. Para esta atividade utilizo o cartaz “Quantos somos hoje?” onde são feitos os registros.
O QUE ACHO IMPORTANTE TER EXPOSTO NAS PAREDES DA SALA:
Precisamos colocar tudo no lugar antes de retornarmos às aulas. Organização é a palavra chave! Ter uma sala organizada para a chegada dos nossos alunos facilitará o momento da acolhida, que é importantíssimo, não só nos primeiros dias de aula como durante todo o ano em que a criança estiver com você. Só precisamos tomar cuidado com os cartazes desnecessários pois muita coisa nas paredes da sala pode ter um resultado negativo, colocar o essencial só ajudará.
Por isso listei os cartazes que não podem faltar em uma sala de aula da educação infantil.
O que encontraremos nas paredes?
- Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.
- Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças para que ela possa apreciar com maior liberdade os temas que está em estudo. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.
- Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.
- Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.
- Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".
- Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.
- Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta.
- O espelho serve para atividades específicas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!
- Quantos somos hoje? serve para trabalhar a matemática diariamente. Nesse momento faz-se perguntas como: quantos meninos vieram hoje? Quantas meninas? Quantas crianças vieram hoje? E se quiser dificultar você pode questionar sobre a diferença de quantidade de meninos e menina ou perguntar quantas pessoas tem na sala. As crianças terão que nesse caso contar com a professora e a auxiliar.
→ Confira aqui: chamadinha
O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA? |
Nenhum comentário:
Postar um comentário