PROJETO: BRINCANDO E APRENDENDO COM O CORPO


PROJETO Brincando e Aprendendo com o corpo



Pensando nas necessidades e interesses desta faixa etária, elaboramos o projeto “Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”. Este projeto tem como proposta, estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Destacamos a importância do movimento nesta faixa etária, pois quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua força e seus limites. Elas se exercitam até que superem suas limitações corporais, tendo o domínio da ação, e depois logo seguem para outro desafio.

“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

 O movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e a formação da identidade e as experiências relativas ao espaço e ao tempo. As crianças conquistam um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no desenvolvimento de sua motricidade global. Deslocam-se com destreza gradativa no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras.

“A grande independência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança dessa idade é aquela que não pára, mexe em tudo, explora, pesquisa. Ao mesmo tempo que explora, aprende gradualmente a adequar seus gestos e movimentos às suas intenções e às demandas da realidade.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

“No plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por meio das interações sociais que estabelece e das brincadeiras que faz diante do espelho. Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a construção de sua identidade”. (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

Nesta faixa etária, as crianças vivem e experimentam o corpo em movimento, distinguindo seu "próprio corpo" do mundo dos objetos e estabelecendo o primeiro esboço da imagem de seu corpo, as crianças se relacionam com o mundo por meio das sensações e do movimento. A atividade corporal traduz a expressão de uma necessidade fundamental de movimento e de investigação e a exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.

Objetivos

1 Objetivos de ensino
- Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
- Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
- Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
- Promover o desenvolvimento da expressão corporal.

2 Objetivos de aprendizagem
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
- Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de apreender, socializar-se e interagir;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas;
- Realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos.
- Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias.
- Desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
- Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
- Respeitar e identificar limites espaciais e territoriais;
- Conhecer e identificar as partes do corpo humano;
- Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
- Promover a integração família e escola;
- Participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.);
- Participar de narrações de histórias com gestos e mímicas, iniciando a dramatização;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla através da manipulação de grandes e pequenos objetos, pular obstáculos,  andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
- Participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.

Conteúdos

1 Sócio Afetivo
- Integração, socialização
- Comunicação
- Afetividade (vínculo)
- Auto-estima
- Autonomia
- Faz de conta

2 Música
- Canções variadas;
- Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
- Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
- Participação em situações que integram música, movimento e canção;
- Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.

3 Movimento
  - Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar
-Conhecer o próprio corpo;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
- Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
- Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar;
- Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
- Brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.

4 Artes Visuais
- Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
- Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc;
- Observação e identificação de imagens diversas.

5 Linguagem oral e escrita
- Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
- Narração de histórias;
- Estimulação da fala, sons e balbucios.

6 Natureza e sociedade
- Conhecimento do corpo;
- Manuseio de sucatas.

7 Matemática
- Conhecer e explorar as formas geométricas;
- Tamanho;
- Noções espaciais e topológicas.

Procedimentos/ Atividades
- Histórias narradas.
- Teatros de fantoches e dedoches.
- Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
- Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
- Brincadeiras em frente ao espelho;
- Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
- Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
- Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação;
- Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
- Brincar com boneco de EVA articulado;
- Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
- CD de músicas de vários ritmos;
- DVD musical;
- Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
- Brinquedoteca e sala de leitura;
- Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
- Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
- Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
- Brincar com fantasias;

- Atividades com os pais: confecção de bonecos de pano.

Autoria: Profª Deisi V. Fernandes
 
Obs: Quem conhecer o site/blog em que o texto foi publicado originalmente, por favor, se puder nos informar para que  os devidos créditos sejam colocados, agradecemos.

PROJETO Brincando e Aprendendo com o corpo



Pensando nas necessidades e interesses desta faixa etária, elaboramos o projeto “Brincando e aprendendo com o corpo no Berçário”. Este projeto tem como proposta, estimular os movimentos, proporcionar desafios corporais e espaços amplos para atividades com o corpo, utilizando recursos variados. Destacamos a importância do movimento nesta faixa etária, pois quando as crianças têm espaço e liberdade para se movimentar, aprendem a medir sua força e seus limites. Elas se exercitam até que superem suas limitações corporais, tendo o domínio da ação, e depois logo seguem para outro desafio.

“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

 O movimento é uma das primeiras conquistas da criança rumo a autonomia e a formação da identidade e as experiências relativas ao espaço e ao tempo. As crianças conquistam um equilíbrio entre movimentos espontâneos e controlados e avançam no desenvolvimento de sua motricidade global. Deslocam-se com destreza gradativa no espaço, aumentando a confiança em suas capacidades e habilidades motoras.

“A grande independência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior disponibilidade das mãos: a criança dessa idade é aquela que não pára, mexe em tudo, explora, pesquisa. Ao mesmo tempo que explora, aprende gradualmente a adequar seus gestos e movimentos às suas intenções e às demandas da realidade.” (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

“No plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por meio das interações sociais que estabelece e das brincadeiras que faz diante do espelho. Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a construção de sua identidade”. (BRASIL, 1998, v.3, p. 22)

Nesta faixa etária, as crianças vivem e experimentam o corpo em movimento, distinguindo seu "próprio corpo" do mundo dos objetos e estabelecendo o primeiro esboço da imagem de seu corpo, as crianças se relacionam com o mundo por meio das sensações e do movimento. A atividade corporal traduz a expressão de uma necessidade fundamental de movimento e de investigação e a exploração do ambiente e dos objetos é intensa, sendo também vivenciados novos padrões de posturas e movimentos corporais.

Objetivos

1 Objetivos de ensino
- Promover espaços/situações para que a criança possa manifestar seus desejos, vontades, necessidades, desagrados e sentimentos por meio da linguagem corporal e oral;
- Propiciar um ambiente lúdico para a criança, que venha promover os seus desenvolvimentos psíquicos, físicos, sociais e emocionais, respeitando sua maturidade;
- Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento da motricidade global, estimulando o desenvolvimento da coordenação motora, das habilidades visuais e auditivas, da criatividade, do lúdico, do faz-de-conta e da imaginação;
- Promover o desenvolvimento da expressão corporal.

2 Objetivos de aprendizagem
- Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
- Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura compartilhada como forma de apreender, socializar-se e interagir;
- Apresentar procedimentos de contato com os livros;
- Realizar atividades que desenvolvam e estimulem a coordenação motora, as habilidades visuais e auditivas;
- Realizar atividades de desenho livre utilizando diferentes materiais gráficos.
- Ampliar e desenvolver a linguagem corporal e a percepção musical, através de teatros, brincadeiras, rodas cantadas, imitações, fantasias.
- Desenvolver a relação espaço, tempo e lateralidade;
- Estabelecer relação entre os objetos e seu uso;
- Respeitar e identificar limites espaciais e territoriais;
- Conhecer e identificar as partes do corpo humano;
- Desenvolver a percepção sensorial, experimentando diferentes sensações táteis;
- Promover a integração família e escola;
- Participar de atividades de movimento corporal (levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.);
- Participar de narrações de histórias com gestos e mímicas, iniciando a dramatização;
- Desenvolver a motricidade fina e ampla através da manipulação de grandes e pequenos objetos, pular obstáculos,  andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
- Participar de brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.

Conteúdos

1 Sócio Afetivo
- Integração, socialização
- Comunicação
- Afetividade (vínculo)
- Auto-estima
- Autonomia
- Faz de conta

2 Música
- Canções variadas;
- Batucar, bater palmas, tocar instrumentos;
- Exploração, expressão de sons e silencio com a voz e materiais diversos;
- Participação em situações que integram música, movimento e canção;
- Perceber, imitar e produzir sons utilizando diversos materiais.

3 Movimento
  - Equilíbrio e coordenação:
- Arrastar-se
- Engatinhar
- Andar
- Rolar
- Correr
- Saltar
-Conhecer o próprio corpo;
- Expressão de sensações e ritmos corporais;
- Exploração de diferentes posturas corporais e agilidade de deslocar-se no espaço;
- Exploração e utilização de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
- Andar, correr, pular, trepar, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar;
- Abrir, fechar, empilhar, encaixar, etc;
- Brincadeiras com bolas, bambolês, blocos, sucatas, etc.

4 Artes Visuais
- Exploração e manipulação de materiais: giz de quadro, canetões, tintas, etc;
- Exploração de diferentes suportes gráficos: papel, papelão, jornal, revistas, parede, chão, etc;
- Observação e identificação de imagens diversas.

5 Linguagem oral e escrita
- Manuseio de diferentes tipos de portadores de textos;
- Narração de histórias;
- Estimulação da fala, sons e balbucios.

6 Natureza e sociedade
- Conhecimento do corpo;
- Manuseio de sucatas.

7 Matemática
- Conhecer e explorar as formas geométricas;
- Tamanho;
- Noções espaciais e topológicas.

Procedimentos/ Atividades
- Histórias narradas.
- Teatros de fantoches e dedoches.
- Manuseio de livros, revistas, encartes, etc.
- Brincadeiras com sucatas e instrumentos musicais de sucatas;
- Brincadeiras em frente ao espelho;
- Brincadeiras e jogos de movimentos de preensão, encaixe, lançamento, chute, etc;
- Atividades e brincadeiras com caixas de papelão, bambolês, colchonetes, blocos, escorregador, rampa, obstáculos. (andar, correr, pular, subir, descer, escorregar, saltar, rolar, sentar, engatinhar, arrastar);
- Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação;
- Brincadeiras: casinha, motoca, esconde-esconde, balões, pega-pega, etc.
- Brincar com boneco de EVA articulado;
- Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.
- CD de músicas de vários ritmos;
- DVD musical;
- Passeios pelas dependências da escola: saguão, pátios, salas de aula, etc.
- Brinquedoteca e sala de leitura;
- Atividades de desenho e pintura livre com tintas, pincel atômico, giz,etc.
- Manuseio e rasgadura de papéis de diversas texturas;
- Modelagem de argila e massinha de modelar caseira;
- Brincar com fantasias;

- Atividades com os pais: confecção de bonecos de pano.

Autoria: Profª Deisi V. Fernandes
 
Obs: Quem conhecer o site/blog em que o texto foi publicado originalmente, por favor, se puder nos informar para que  os devidos créditos sejam colocados, agradecemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário