O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA?


VOLTA ÀS AULAS - ARRUMANDO A SALA
O QUE COLOCAR NAS PAREDES?

Precisamos colocar tudo no lugar antes de retornarmos às aulas. Organização é a palavra chave! Ter uma sala organizada para a chegada dos nossos alunos facilitará o momento da acolhida, que é importantíssimo, não só nos primeiros dias de aula como durante todo o ano em que a criança estiver com você. Só precisamos tomar cuidado com os cartazes desnecessários pois muita coisa nas paredes da sala pode ter um resultado negativo, colocar o essencial  só ajudará. 

Por isso listei os cartazes que não podem faltar em uma sala de aula.

O que encontraremos nas paredes?

  • Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.


  • Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças para que ela possa apreciar com maior liberdade os temas que está em estudo. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.

  • Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.

  • Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.

  • Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".

  • Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.
Letras

  • Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta.
Números:

    • espelho serve para atividades específicas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!
    • Quantos somos hoje? serve para trabalhar a matemática diariamente. Nesse momento faz-se perguntas como: quantos meninos vieram hoje? Quantas meninas? Quantas crianças vieram hoje? E se quiser dificultar você pode questionar sobre a diferença de quantidade de meninos e menina ou perguntar quantas pessoas tem na sala. As crianças terão que nesse caso contar com a professora e a auxiliar.


    O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA?
    O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA? 
      Veja outro artigo sobre isso aqui - CLIQUE AQUI

      os créditos vão para Baú de Ideias

      VOLTA ÀS AULAS - ARRUMANDO A SALA
      O QUE COLOCAR NAS PAREDES?

      Precisamos colocar tudo no lugar antes de retornarmos às aulas. Organização é a palavra chave! Ter uma sala organizada para a chegada dos nossos alunos facilitará o momento da acolhida, que é importantíssimo, não só nos primeiros dias de aula como durante todo o ano em que a criança estiver com você. Só precisamos tomar cuidado com os cartazes desnecessários pois muita coisa nas paredes da sala pode ter um resultado negativo, colocar o essencial  só ajudará. 

      Por isso listei os cartazes que não podem faltar em uma sala de aula.

      O que encontraremos nas paredes?

      • Mural: é um quadro preso à parede. Nele podemos organizar os trabalhos das crianças, ou enfeitar de acordo com o projeto desenvolvido. O mural é um espaço que deve ser modificado periodicamente.


      • Cartaz: ele comunica algo que esteja sendo estudado, deverá ficar na altura dos olhos das crianças para que ela possa apreciar com maior liberdade os temas que está em estudo. Os cartazes podem compor um "blocão", organizando as folhas de forma que fiquem presas na parte superior.

      • Calendário: pode-se trabalhar com calendário semanal, mensal e anual. Ao utilizar o calendário com a criança, ela percebe a sequência dos dias, semanas, meses e a passagem de tempo ao longo de um ano.

      • Aniversariantes: pode ser um cartaz com todos os aniversariantes, ou mensal. Também pode estar organizado no mural.

      • Combinados: são as regras de convivência da turma. Gosto de imprimir e deixar em local que possa ser consultado pelas crianças e por mim quando há necessidade de "relembrar".

      • Alfabetário: são as letras do alfabeto organizadas, geralmente, na horizontal para facilitar a leitura. É um importante material de apoio.
      Letras

      • Faixa numérica: são os numerais de 0 a 9; o número está associado à quantidade (elementos). Também é um material para consulta.
      Números:

        • espelho serve para atividades específicas ou mesmo para que se vejam. As crianças adoram um espelho!
        • Quantos somos hoje? serve para trabalhar a matemática diariamente. Nesse momento faz-se perguntas como: quantos meninos vieram hoje? Quantas meninas? Quantas crianças vieram hoje? E se quiser dificultar você pode questionar sobre a diferença de quantidade de meninos e menina ou perguntar quantas pessoas tem na sala. As crianças terão que nesse caso contar com a professora e a auxiliar.


        O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA?
        O QUE PRECISA TER NA PAREDE DA SALA DE AULA? 
          Veja outro artigo sobre isso aqui - CLIQUE AQUI

          os créditos vão para Baú de Ideias

          Nenhum comentário:

          Postar um comentário