MOMENTO LEITURA DELEITE


Momento Leitura Deleite
Momento Leitura Deleite

“Ler para divertir-se, para relaxar, para apreciar – “Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante” (Clarice Lispector, 1987, p. 10).

Ler por prazer é o que nos faz leitores de fato, ou seja, é o que nos impulsiona a buscar mais e mais textos, é o que nos faz usufruir o direito de negar um texto, escolher outro texto, pedir sugestões, dar sugestões.”

Ler pelo ingênuo encanto de ler! Sem finalidade didático-pedagógica, sem o “comprometimento” de explorar o que foi lido em atividades em sala de aula…

Esses momentos de leitura já eram realizados em nossa turminha, não é claro diariamente, sem a exploração da história, mas depois das primeiras formações do PNAIC, passei a perceber como as crianças interessaram-se por esse instante de calmaria, conversa e curtição em torno de uma história.

A inclusão do momento da Leitura Deleite na sala de aula proporciona ao aluno perceber que em nossa vida lemos com várias intenções (seguir instruções, obter uma informação precisa, revisar escrito próprio, aprender, etc.) e entre essas intenções, temos a leitura por prazer, para nos divertimos e distrairmos;

O momento de leitura deleite aguça a imaginação e a curiosidade, trás a tona os conhecimentos prévios das crianças, permitindo que elas perpassem diversos gêneros textuais e entendam seus usos.

Confira algumas imagens:

1
2
3
4
5
6

Momento Leitura Deleite
Momento Leitura Deleite

“Ler para divertir-se, para relaxar, para apreciar – “Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo. Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante” (Clarice Lispector, 1987, p. 10).

Ler por prazer é o que nos faz leitores de fato, ou seja, é o que nos impulsiona a buscar mais e mais textos, é o que nos faz usufruir o direito de negar um texto, escolher outro texto, pedir sugestões, dar sugestões.”

Ler pelo ingênuo encanto de ler! Sem finalidade didático-pedagógica, sem o “comprometimento” de explorar o que foi lido em atividades em sala de aula…

Esses momentos de leitura já eram realizados em nossa turminha, não é claro diariamente, sem a exploração da história, mas depois das primeiras formações do PNAIC, passei a perceber como as crianças interessaram-se por esse instante de calmaria, conversa e curtição em torno de uma história.

A inclusão do momento da Leitura Deleite na sala de aula proporciona ao aluno perceber que em nossa vida lemos com várias intenções (seguir instruções, obter uma informação precisa, revisar escrito próprio, aprender, etc.) e entre essas intenções, temos a leitura por prazer, para nos divertimos e distrairmos;

O momento de leitura deleite aguça a imaginação e a curiosidade, trás a tona os conhecimentos prévios das crianças, permitindo que elas perpassem diversos gêneros textuais e entendam seus usos.

Confira algumas imagens:

1
2
3
4
5
6

Nenhum comentário:

Postar um comentário