Projeto Caderno de Elogios
A ideia vem de uma professora do Rio Grande do Norte que vem trabalhando com esse projeto a 10 anos e com bons resultados.
Com o uso
do caderno os alunos passarão a se concentrar mais nas atividades
escolares facilitando o rendimento nas atividades escolares.
Para o
início das aulas ela indica fazer rodas de conversa e assim ajudar a
direcionar a mente dos alunos para práticas contemplativas e
meditativas.
A ideia é extrair o que as crianças têm de melhor. Durante alguns minutos, agradeça por tudo o que tem e peça aos alunos que pensem em sonhos que já foram realizados. No início pode haver resistência mas com perseverança os objetivos serão alcançados.
Para que os
alunos possam adquirir confiança e demonstrar os seus interesses,
organize pequenos grupos de estudo com monitores. Faça a distribuição
deles conforme diferentes níveis de aprendizagens, possibilitando que
tirem dúvidas e aprendam juntos. Ao perceber que podem auxiliar no
processo de aprendizagem dos colegas, eles se sentem úteis e também
ficam mais seguros.
Todos os
dias incentive aos alunos a usarem palavras positivas e frases
afirmativas. Construa na sala de aula junto com os alunos o caderno de
elogios e uma mala de sabedoria com livros e histórias altruístas. Pode
se usar folhas de rascunho e decorar com recortes, colagens e desenhos
criativos feitos pelos alunos.
A
professora sugere dar o nome dessa atividade de correio da amizade.
Durante a semana, escolha um momento no início ou no final da aula para
escrever elogios aos colegas, professores ou qualquer outra pessoa da
comunidade escolar. É um momento valioso, que além de estimular a
leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola.
Esse
caderno de elogios também pode ser usado pela equipe pedagógica e os
demais funcionários da escola para manter um ambiente de convívio
harmonioso.
Os alunos
passam muitas horas na escola e sempre levando broncas, fazendo tudo o
que os professores pedem e sendo obrigados a sentar em outro lugar para
não conversar com o colega do lado e esse projeto pode aliviar todo esse
estresse da escola, beneficiando assim não só o aluno mas os
professores que trabalham com eles diariamente.
Quais elogios devo colocar?
Há dois tipos de elogio.
Os valorativos que estão relacionados à personalidade, como: inteligente, estudioso ou caprichoso.
Apesar de
agradáveis, palavras como essas podem causar dependência, fazendo com
que a criança aja esperando reconhecimento do outro, sem desenvolver a
capacidade de julgar a si própria. Assim, quando não é elogiada, ela se
decepciona porque precisa do julgamento exterior para se sentir
valorizada. É bom ter cuidado com esse tipo de elogio.
O
construtivo ou apreciativo descreve a ação e os sentimentos de quem
fala, sem julgar a personalidade ou as características do outro,
deixando que tire as próprias conclusões.
Para entender melhor veja os exemplos:
Em vez de
"Você é tão criativo", prefira "Adorei os personagens do seu texto. A
história que criou é original e cheia de aventuras".
Os
comentários devem ser relacionados à tarefa, descrevendo os pontos
positivos e informando o que precisa melhorar. É importante valorizar a
iniciativa, o esforço e a ideia geral do estudante, não focando só no
resultado. Nessa concepção, palavras como ótimo, parabéns, muito bom,
regular ou péssimo perdem o sentido porque não conduzem à reflexão nem
informam a criança sobre acertos ou equívocos que podem ser revistos. Os
termos empregados devem ser sugestivos para que o aluno consiga extrair
deles uma conclusão positiva e realista sobre si mesmo.
Projeto Caderno de Elogios
A ideia vem de uma professora do Rio Grande do Norte que vem trabalhando com esse projeto a 10 anos e com bons resultados.
Com o uso
do caderno os alunos passarão a se concentrar mais nas atividades
escolares facilitando o rendimento nas atividades escolares.
Para o
início das aulas ela indica fazer rodas de conversa e assim ajudar a
direcionar a mente dos alunos para práticas contemplativas e
meditativas.
A ideia é extrair o que as crianças têm de melhor. Durante alguns minutos, agradeça por tudo o que tem e peça aos alunos que pensem em sonhos que já foram realizados. No início pode haver resistência mas com perseverança os objetivos serão alcançados.
Para que os
alunos possam adquirir confiança e demonstrar os seus interesses,
organize pequenos grupos de estudo com monitores. Faça a distribuição
deles conforme diferentes níveis de aprendizagens, possibilitando que
tirem dúvidas e aprendam juntos. Ao perceber que podem auxiliar no
processo de aprendizagem dos colegas, eles se sentem úteis e também
ficam mais seguros.
Todos os
dias incentive aos alunos a usarem palavras positivas e frases
afirmativas. Construa na sala de aula junto com os alunos o caderno de
elogios e uma mala de sabedoria com livros e histórias altruístas. Pode
se usar folhas de rascunho e decorar com recortes, colagens e desenhos
criativos feitos pelos alunos.
A
professora sugere dar o nome dessa atividade de correio da amizade.
Durante a semana, escolha um momento no início ou no final da aula para
escrever elogios aos colegas, professores ou qualquer outra pessoa da
comunidade escolar. É um momento valioso, que além de estimular a
leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola.
Esse
caderno de elogios também pode ser usado pela equipe pedagógica e os
demais funcionários da escola para manter um ambiente de convívio
harmonioso.
Os alunos
passam muitas horas na escola e sempre levando broncas, fazendo tudo o
que os professores pedem e sendo obrigados a sentar em outro lugar para
não conversar com o colega do lado e esse projeto pode aliviar todo esse
estresse da escola, beneficiando assim não só o aluno mas os
professores que trabalham com eles diariamente.
Quais elogios devo colocar?
Há dois tipos de elogio.
Os valorativos que estão relacionados à personalidade, como: inteligente, estudioso ou caprichoso.
Apesar de
agradáveis, palavras como essas podem causar dependência, fazendo com
que a criança aja esperando reconhecimento do outro, sem desenvolver a
capacidade de julgar a si própria. Assim, quando não é elogiada, ela se
decepciona porque precisa do julgamento exterior para se sentir
valorizada. É bom ter cuidado com esse tipo de elogio.
O
construtivo ou apreciativo descreve a ação e os sentimentos de quem
fala, sem julgar a personalidade ou as características do outro,
deixando que tire as próprias conclusões.
Para entender melhor veja os exemplos:
Em vez de
"Você é tão criativo", prefira "Adorei os personagens do seu texto. A
história que criou é original e cheia de aventuras".
Os
comentários devem ser relacionados à tarefa, descrevendo os pontos
positivos e informando o que precisa melhorar. É importante valorizar a
iniciativa, o esforço e a ideia geral do estudante, não focando só no
resultado. Nessa concepção, palavras como ótimo, parabéns, muito bom,
regular ou péssimo perdem o sentido porque não conduzem à reflexão nem
informam a criança sobre acertos ou equívocos que podem ser revistos. Os
termos empregados devem ser sugestivos para que o aluno consiga extrair
deles uma conclusão positiva e realista sobre si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário