JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Saiba como trabalhar com os jogos de tabuleiro na Educação infantil e como eles podem ser efetivos no desenvolvimento dos pequenos.
Jogos de Tabuleiro na Educação Infantil
Saiba como trabalhar com os jogos de tabuleiro na Educação infantil e como eles podem ser efetivos no desenvolvimento dos pequenos.
Objetivos:
★ Aquisição de conhecimentos sobre os jogos de tabuleiro;
★ Conhecer a importância, respeito e função das regras nos jogos;
★ Estimular a brincadeira e criar estratégias;
★ Estimular o estudo da Matemática e o raciocínio lógico;
★ Promover situações problemas desafiadores;
★ Estimular a leitura e escrita;
★ Conhecer estrutura e características do texto instrucional.

Faixa etária: a partir de 3 anos de idade.
Ronilda Alves, professora do Colégio Nossa Senhora do Morumbi acredita que os jogos educativos são recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades. Por isso, desenvolveu um projeto com jogos de tabuleiro que visa trabalhar de forma lúdica, o raciocínio lógico e a criatividade, auxiliando os alunos no processo de construção do conhecimento com regras para convívio na sociedade.
Ela explica que o desenvolvimento deste projeto deverá potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades de compreensão e transformação da realidade. “Tendo em vista que, o jogo não deve ser apenas visto como divertimento ou brincadeira para liberar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e, principalmente, a interação e o respeito ao outro”, ressalta ela.
Áreas atendidas: Português, Matemática, Artes e Música.
Duração sugerida: 2 meses
Roda de conversa: Apresente a proposta das atividades, realize o conhecimento prévio do que a criança já sabe sobre o assunto, bem como, o que gostaria de aprender. Discuta sobre as regras dos jogos e faça reescritas delas.
Desenhos, pinturas, recortes, colagens, dobraduras: Peça às crianças que registrem as atividades com os jogos, por meio dos desenhos. Ofereça materiais diversos como palitos, E.V.A., papéis e dobraduras para que elas possam representar as estratégias pensadas e o momento do jogo.
Brincadeiras: Brincar tem grande importância para o desenvolvimento da criança. São inúmeras as brincadeiras que podem ser feitas com as crianças, sejam em dupla ou em grupo. Entre elas: Faz de conta – Pular corda – Toca do coelho – Amarelinha – Dança da cadeira – Caça ao tesouro – Montando o lego.

TRABALHOS COM SUCATAS 

Confeccione um jogo da velha com tampinhas de garrafa PET. Cada criança faz o seu jogo da escola e depois leva para casa e joga com sua família.
1

JOGO DA VELHA COM TAMPINHAS DE GARRAFA PET

Materiais:
– 10 tampinhas de PET
– Caixa de ovo
– Durex
– Cola quente
– Tinta colorida
– Papel colorido
1. Recorte um quadrado da caixa de ovo contendo 3 X 3 quadradinhos.
2. Pinte a caixa de ovos com tinta.
3. Passe durex colorido em cada uma das tampinhas. Divida cinco de uma cor e cinco de outra.
4. Com o papel colorido faça uma moldura em volta da caixa de ovo para finalização.

JOGO DA VELHA COM EVA E TAMPINHAS DE GARRAFA PET

Você pode fazer também o Jogo da Velha com Eva e fica uma fofura! Veja o passo a passo abaixo:
Materiais: Eva de várias cores, tampinha garrafa pet, tesoura e cola quente
1. Para fazer a sacolinha recorte um retângulo de 25x20cm no EVA. Para alça uma tira de 25x3cm, além de nove plaquinhas de 5x5cm para montar o tabuleiro
do joguinho.Para colar as peças utilize cola quente.
2. Recorte várias tirinhas de EVa e cole em volta de cada tampinha de garrafa pet.
3. Com os moldes faça os bichinhos de sua preferência e cole em cima de cada tampinha.
Para manter tudo organizado, é só guardar as peças dentro da sacolinha.

MODELOS DE JOGO DA VELHA COM EVA

1
2
3
4

MOLDE DE BICHINHOS

5

APRENDA COMO FAZER NO VÍDEO ABAIXO:


Reescrita de regras do jogo
Faça a discussão, em roda, sobre o jogo e coletivamente monte o texto das regras do jogo, que pode ser escrito pela professora com a ajuda dos alunos.
Roda de história
Busque sempre um livro de história relacionado ao assunto para que de forma lúdica e encantadora, as crianças possam fazer relações com a proposta das atividades.
Músicas
A música deve fazer parte de todas as atividades. Uma delas, que pode ser aprendida no decorrer do projeto é:
Jogo da memória
Música infantil original – Aprendendo o Dó, Ré, MI
Jogo da memória eu vou jogar
Presto atenção e vou lembrar
O lugar da peça e do seu par
Tenho que saber vou acertar

OS JOGOS NA SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Diariamente faça os cantinhos com jogos diversificados na sala de aula, como:
– Jogo da memória
– Uno
– Jogo da velha
– Dominó
– Jogo de trilha
– Quilles
– Bingo

Ao trabalhar com esses jogos é possível:

1. Estimular a observação e os comentários sobre as jogadas para que as estratégias e técnicas sejam socializadas e aperfeiçoadas por todos.
2. Ampliar desafios e complicar os obstáculos à medida que a turma vai ficando craque nas técnicas. Ajude a garotada a localizar o ponto de início e de término do tabuleiro.
3. Discutir com a turma, depois da partida, as melhores maneiras de movimentar as peças. É interessante também simular uma partida inacabada e questionar o grupo sobre quantas possibilidades existem para a última jogada que levará um dos oponentes a vencer.
4. Por em debate, logo depois da partida, as decisões tomadas a respeito das jogadas executadas pelo grupo.
Fontes: Revista Guia Infantil, Painel Criativo, Internet.


Saiba como trabalhar com os jogos de tabuleiro na Educação infantil e como eles podem ser efetivos no desenvolvimento dos pequenos.
Jogos de Tabuleiro na Educação Infantil
Saiba como trabalhar com os jogos de tabuleiro na Educação infantil e como eles podem ser efetivos no desenvolvimento dos pequenos.
Objetivos:
★ Aquisição de conhecimentos sobre os jogos de tabuleiro;
★ Conhecer a importância, respeito e função das regras nos jogos;
★ Estimular a brincadeira e criar estratégias;
★ Estimular o estudo da Matemática e o raciocínio lógico;
★ Promover situações problemas desafiadores;
★ Estimular a leitura e escrita;
★ Conhecer estrutura e características do texto instrucional.

Faixa etária: a partir de 3 anos de idade.
Ronilda Alves, professora do Colégio Nossa Senhora do Morumbi acredita que os jogos educativos são recursos riquíssimos para desenvolver o conhecimento e habilidades. Por isso, desenvolveu um projeto com jogos de tabuleiro que visa trabalhar de forma lúdica, o raciocínio lógico e a criatividade, auxiliando os alunos no processo de construção do conhecimento com regras para convívio na sociedade.
Ela explica que o desenvolvimento deste projeto deverá potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades de compreensão e transformação da realidade. “Tendo em vista que, o jogo não deve ser apenas visto como divertimento ou brincadeira para liberar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e, principalmente, a interação e o respeito ao outro”, ressalta ela.
Áreas atendidas: Português, Matemática, Artes e Música.
Duração sugerida: 2 meses
Roda de conversa: Apresente a proposta das atividades, realize o conhecimento prévio do que a criança já sabe sobre o assunto, bem como, o que gostaria de aprender. Discuta sobre as regras dos jogos e faça reescritas delas.
Desenhos, pinturas, recortes, colagens, dobraduras: Peça às crianças que registrem as atividades com os jogos, por meio dos desenhos. Ofereça materiais diversos como palitos, E.V.A., papéis e dobraduras para que elas possam representar as estratégias pensadas e o momento do jogo.
Brincadeiras: Brincar tem grande importância para o desenvolvimento da criança. São inúmeras as brincadeiras que podem ser feitas com as crianças, sejam em dupla ou em grupo. Entre elas: Faz de conta – Pular corda – Toca do coelho – Amarelinha – Dança da cadeira – Caça ao tesouro – Montando o lego.

TRABALHOS COM SUCATAS 

Confeccione um jogo da velha com tampinhas de garrafa PET. Cada criança faz o seu jogo da escola e depois leva para casa e joga com sua família.
1

JOGO DA VELHA COM TAMPINHAS DE GARRAFA PET

Materiais:
– 10 tampinhas de PET
– Caixa de ovo
– Durex
– Cola quente
– Tinta colorida
– Papel colorido
1. Recorte um quadrado da caixa de ovo contendo 3 X 3 quadradinhos.
2. Pinte a caixa de ovos com tinta.
3. Passe durex colorido em cada uma das tampinhas. Divida cinco de uma cor e cinco de outra.
4. Com o papel colorido faça uma moldura em volta da caixa de ovo para finalização.

JOGO DA VELHA COM EVA E TAMPINHAS DE GARRAFA PET

Você pode fazer também o Jogo da Velha com Eva e fica uma fofura! Veja o passo a passo abaixo:
Materiais: Eva de várias cores, tampinha garrafa pet, tesoura e cola quente
1. Para fazer a sacolinha recorte um retângulo de 25x20cm no EVA. Para alça uma tira de 25x3cm, além de nove plaquinhas de 5x5cm para montar o tabuleiro
do joguinho.Para colar as peças utilize cola quente.
2. Recorte várias tirinhas de EVa e cole em volta de cada tampinha de garrafa pet.
3. Com os moldes faça os bichinhos de sua preferência e cole em cima de cada tampinha.
Para manter tudo organizado, é só guardar as peças dentro da sacolinha.

MODELOS DE JOGO DA VELHA COM EVA

1
2
3
4

MOLDE DE BICHINHOS

5

APRENDA COMO FAZER NO VÍDEO ABAIXO:


Reescrita de regras do jogo
Faça a discussão, em roda, sobre o jogo e coletivamente monte o texto das regras do jogo, que pode ser escrito pela professora com a ajuda dos alunos.
Roda de história
Busque sempre um livro de história relacionado ao assunto para que de forma lúdica e encantadora, as crianças possam fazer relações com a proposta das atividades.
Músicas
A música deve fazer parte de todas as atividades. Uma delas, que pode ser aprendida no decorrer do projeto é:
Jogo da memória
Música infantil original – Aprendendo o Dó, Ré, MI
Jogo da memória eu vou jogar
Presto atenção e vou lembrar
O lugar da peça e do seu par
Tenho que saber vou acertar

OS JOGOS NA SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Diariamente faça os cantinhos com jogos diversificados na sala de aula, como:
– Jogo da memória
– Uno
– Jogo da velha
– Dominó
– Jogo de trilha
– Quilles
– Bingo

Ao trabalhar com esses jogos é possível:

1. Estimular a observação e os comentários sobre as jogadas para que as estratégias e técnicas sejam socializadas e aperfeiçoadas por todos.
2. Ampliar desafios e complicar os obstáculos à medida que a turma vai ficando craque nas técnicas. Ajude a garotada a localizar o ponto de início e de término do tabuleiro.
3. Discutir com a turma, depois da partida, as melhores maneiras de movimentar as peças. É interessante também simular uma partida inacabada e questionar o grupo sobre quantas possibilidades existem para a última jogada que levará um dos oponentes a vencer.
4. Por em debate, logo depois da partida, as decisões tomadas a respeito das jogadas executadas pelo grupo.
Fontes: Revista Guia Infantil, Painel Criativo, Internet.


Nenhum comentário:

Postar um comentário