Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano |
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano: Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de Avaliação indicada para alunos do quarto ou quinto ano do Ensino Fundamental.
O SAPO e a BORBOLETA
“Sabia que sou mais bonita?”
A borboleta disse ao sapo:
“Pobre batráquio asqueroso,
O que você é se causa nojo!”
E o sapo, com toda a calma do mundo,
Assim respondeu a borboleta:
“Bonita é minha natureza anfíbia,
O que, também, me protege mais,
Rios e solo me dão guarida,
Brejos e até mesmo matagais!
O que você faz para se defender?”
“Livre viajo sobre todos os animais!”
E, num segundo, o sapo projetou a
Tamanha língua no espaço,
Acabando, assim, com o embaraço!
Dorival Pedro dos Santos.
O livro dos acrósticos. Osasco (SP): Oriente das Acácias, 1994
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano
1) Copie do texto:
a) 3 paroxítonas terminadas em ditongo ____________________
b) 2 oxítonas terminadas em “e”___________________
2) Assinale a alternativa correta para as questões abaixo relacionadas:
a) Não são paroxítonas as palavras:
( ) todas – florestas - homens
( ) espaço – natureza - contrário
( ) poluídas – feia - suja
( ) lugar – atrapalhar - aliás
b)
( ) Todas as proparoxítonas são acentuadas
( ) a palavra “árvore”é uma oxítona
( ) Todas as oxítonas são acentuadas
3) Observe a tirinha abaixo e faça o que se pede:
Retire da tirinha acima as interjeições que houver e classifique-as
_____________________________________________________
4) Assinale as palavras proparoxítonas:
( ) óculos
( ) biblioteca
( ) patins
( ) elétrico
( ) pêssego
( ) próximo
( ) maneira
( ) último
( ) jabuti
( ) romântico
( ) está
( ) difícil
( )mínimo
( ) relâmpago
5) Complete com “L”ou “U”
Esmera____da
BA_____nilha
Bacalha___
A___godoa____
Chape____
Cé______
So____dado
Jorna____
Me____
Trofé____
A____guém
Falo____
6) Classifique as interjeições abaixo:
a) Obá! O tapete é voador mesmo!__________
b) Ei! , amigo sapo, que tal virar príncipe? _________________
c) Ufa! Depois de tanta correria consegui chegar a tempo_______
d) Ai! Que dor de cabeça! ___________________
e) Parabéns! Você passou no concurso! __________
Agora, escreva uma frase com uma interjeição de:
Aversão ______________________________
Desejo _______________________________
Animação ____________________________
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano |
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano: Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês uma sugestão de Avaliação indicada para alunos do quarto ou quinto ano do Ensino Fundamental.
O SAPO e a BORBOLETA
“Sabia que sou mais bonita?”
A borboleta disse ao sapo:
“Pobre batráquio asqueroso,
O que você é se causa nojo!”
E o sapo, com toda a calma do mundo,
Assim respondeu a borboleta:
“Bonita é minha natureza anfíbia,
O que, também, me protege mais,
Rios e solo me dão guarida,
Brejos e até mesmo matagais!
O que você faz para se defender?”
“Livre viajo sobre todos os animais!”
E, num segundo, o sapo projetou a
Tamanha língua no espaço,
Acabando, assim, com o embaraço!
Dorival Pedro dos Santos.
O livro dos acrósticos. Osasco (SP): Oriente das Acácias, 1994
Avaliação: O Sapo e a Borboleta - 4º ou 5º ano
1) Copie do texto:
a) 3 paroxítonas terminadas em ditongo ____________________
b) 2 oxítonas terminadas em “e”___________________
2) Assinale a alternativa correta para as questões abaixo relacionadas:
a) Não são paroxítonas as palavras:
( ) todas – florestas - homens
( ) espaço – natureza - contrário
( ) poluídas – feia - suja
( ) lugar – atrapalhar - aliás
b)
( ) Todas as proparoxítonas são acentuadas
( ) a palavra “árvore”é uma oxítona
( ) Todas as oxítonas são acentuadas
3) Observe a tirinha abaixo e faça o que se pede:
Retire da tirinha acima as interjeições que houver e classifique-as
_____________________________________________________
4) Assinale as palavras proparoxítonas:
( ) óculos
( ) biblioteca
( ) patins
( ) elétrico
( ) pêssego
( ) próximo
( ) maneira
( ) último
( ) jabuti
( ) romântico
( ) está
( ) difícil
( )mínimo
( ) relâmpago
5) Complete com “L”ou “U”
Esmera____da
BA_____nilha
Bacalha___
A___godoa____
Chape____
Cé______
So____dado
Jorna____
Me____
Trofé____
A____guém
Falo____
6) Classifique as interjeições abaixo:
a) Obá! O tapete é voador mesmo!__________
b) Ei! , amigo sapo, que tal virar príncipe? _________________
c) Ufa! Depois de tanta correria consegui chegar a tempo_______
d) Ai! Que dor de cabeça! ___________________
e) Parabéns! Você passou no concurso! __________
Agora, escreva uma frase com uma interjeição de:
Aversão ______________________________
Desejo _______________________________
Animação ____________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário