PROJETO ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ-construindo Valores”
Elaborado por Morgana S. Portugal
1- JUSTIFICATIVA
Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)
A cidadania não deve ser construída por
vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros,
nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no
convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta
pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por
todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e
atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por
todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”,
surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações,
percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nesta
escola e em muitas outras.
Há vários projetos de cidadania
registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência,
desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Mas estes problemas também
estão no interior da escola particular, talvez camuflados, ou com outra
roupagem, mas existem. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas
as escolas de rede pública e privada devem levar a sério a sua missão de
partícipe na construção da cidadania dos educandos.
Para finalizar, mostrando a
importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não
podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso
social, omissa em face de seu papel de transformação da
realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto
educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão
importante.
2- OBJETIVOS
Este projeto visa a
valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como
tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais
tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
Desenvolver reflexões sobre ações
corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa
educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala criando
regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que
causam a indisciplina.
3- DESENVOLVIMENTO
3.1- TEMA CENTRAL: Eu e o outro
POR QUÊ?
Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças,
respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e
ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças
de outras raças e culturas.
PERÍODO: 1o e 2o bimestre
SUBTEMAS:
Fevereiro- Convivência e Regras
Março- Solidariedade e Cooperação
Abril- Limpeza e organização
Maio- Igualdades e diferenças – respeito à diversidade
Junho- Justiça, Verdade e Honestidade
Junho- Amizade, amor, afeto
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Textos, poesias, mensagens, fábulas.
· Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas)
· Discussão sobre as necessidades básicas do homem
· Debate
sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor
abandonado, diferentes realidades e situações. Excursão ao asilo, Peti,
Casa de Passagem, etc.
· Produção de texto, Relatório e ilustração
· Dramatização (sobre convivência e solidariedade)
· Maquetes dos lugares visitados
· Confecção de livro
· Dinâmicas
· Entrevistas com especialistas
· Amigo Anjo, correio elegante
· Exploração de cartazes, figuras e mensagens
· Conversa sobre os temas trabalhados e as realidades vistas
3.2- TEMA CENTRAL: Eu e os problemas do mundo
POR QUÊ?
Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso
município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e
soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que
alguns problemas estão bem perto da gente.
PERÍODO: 3o e 4O Bimestre
SUBTEMAS:
Agosto: Destruição do meio ambiente, o que fazer com o lixo
Setembro: Violência e guerras, necessidade da paz
Outubro: As crianças (diferentes realidades)
Novembro: Doenças e vícios
Dezembro:Avaliação do projeto e culminância
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Pesquisa sobre os temas abordados
· Debate, filmes
· Cartazes, painéis
· Campanhas, Confecção de panfletos
· Recorte de reportagens
· Confecção de jornal
· Trocar experiências e partilhar o conhecimento adquirido
· Júri simulado sobre os temas propostos
· Dinâmicas e vivências
· Palestra e entrevistas (policiais, médicos e outros profissionais).
· Visitas (PETI, creche, Lixão)
· Dramatizações
· Poesias, textos informativos, fábulas, mensagens.
· Exploração de figuras
· Exploração de situações atuais e do dia-a-dia, relatórios
5. DURAÇÃO
Todo o ano letivo
6- CULMINÂNCIA
No final do ano haverá uma
festa com exposição do material coletado, fotos, e todo material
produzido durante o projeto. Bem como uma sessão de teatro envolvendo os
temas abordados no projeto.
Haverá também a gravação de um CD com as músicas do projeto.
7-AVALIAÇÃO
Após
cada Unidade de Estudo, no final de cada bimestre haverá um debate para
ver o que aprenderam, o que mudou, o que poderá mudar. Depois do debate
cada criança preencherá uma ficha de desempenho. Durante o bimestre o
professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as
dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível
rever o projeto e corrigir possíveis desvios. Os alunos também serão
avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas,
excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será
composta de observação, análise das atividades práticas e
auto-avaliação.
PROJETO ANUAL “CRIANÇA CIDADÃ-construindo Valores”
Elaborado por Morgana S. Portugal
1- JUSTIFICATIVA
Os PCN’s afirmam que “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32)
A cidadania não deve ser construída por
vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros,
nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no
convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta
pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por
todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e
atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por
todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”,
surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações,
percebemos a necessidade deste projeto. E ele se faz urgente nesta
escola e em muitas outras.
Há vários projetos de cidadania
registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência,
desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Mas estes problemas também
estão no interior da escola particular, talvez camuflados, ou com outra
roupagem, mas existem. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas
as escolas de rede pública e privada devem levar a sério a sua missão de
partícipe na construção da cidadania dos educandos.
Para finalizar, mostrando a
importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz “não
podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso
social, omissa em face de seu papel de transformação da
realidade...(p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto
educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão
importante.
2- OBJETIVOS
Este projeto visa a
valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como
tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais
tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
Desenvolver reflexões sobre ações
corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa
educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala criando
regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que
causam a indisciplina.
3- DESENVOLVIMENTO
3.1- TEMA CENTRAL: Eu e o outro
POR QUÊ?
Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças,
respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e
ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças
de outras raças e culturas.
PERÍODO: 1o e 2o bimestre
SUBTEMAS:
Fevereiro- Convivência e Regras
Março- Solidariedade e Cooperação
Abril- Limpeza e organização
Maio- Igualdades e diferenças – respeito à diversidade
Junho- Justiça, Verdade e Honestidade
Junho- Amizade, amor, afeto
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Textos, poesias, mensagens, fábulas.
· Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas)
· Discussão sobre as necessidades básicas do homem
· Debate
sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor
abandonado, diferentes realidades e situações. Excursão ao asilo, Peti,
Casa de Passagem, etc.
· Produção de texto, Relatório e ilustração
· Dramatização (sobre convivência e solidariedade)
· Maquetes dos lugares visitados
· Confecção de livro
· Dinâmicas
· Entrevistas com especialistas
· Amigo Anjo, correio elegante
· Exploração de cartazes, figuras e mensagens
· Conversa sobre os temas trabalhados e as realidades vistas
3.2- TEMA CENTRAL: Eu e os problemas do mundo
POR QUÊ?
Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso
município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e
soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que
alguns problemas estão bem perto da gente.
PERÍODO: 3o e 4O Bimestre
SUBTEMAS:
Agosto: Destruição do meio ambiente, o que fazer com o lixo
Setembro: Violência e guerras, necessidade da paz
Outubro: As crianças (diferentes realidades)
Novembro: Doenças e vícios
Dezembro:Avaliação do projeto e culminância
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Pesquisa sobre os temas abordados
· Debate, filmes
· Cartazes, painéis
· Campanhas, Confecção de panfletos
· Recorte de reportagens
· Confecção de jornal
· Trocar experiências e partilhar o conhecimento adquirido
· Júri simulado sobre os temas propostos
· Dinâmicas e vivências
· Palestra e entrevistas (policiais, médicos e outros profissionais).
· Visitas (PETI, creche, Lixão)
· Dramatizações
· Poesias, textos informativos, fábulas, mensagens.
· Exploração de figuras
· Exploração de situações atuais e do dia-a-dia, relatórios
5. DURAÇÃO
Todo o ano letivo
6- CULMINÂNCIA
No final do ano haverá uma
festa com exposição do material coletado, fotos, e todo material
produzido durante o projeto. Bem como uma sessão de teatro envolvendo os
temas abordados no projeto.
Haverá também a gravação de um CD com as músicas do projeto.
7-AVALIAÇÃO
Após
cada Unidade de Estudo, no final de cada bimestre haverá um debate para
ver o que aprenderam, o que mudou, o que poderá mudar. Depois do debate
cada criança preencherá uma ficha de desempenho. Durante o bimestre o
professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as
dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível
rever o projeto e corrigir possíveis desvios. Os alunos também serão
avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas,
excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será
composta de observação, análise das atividades práticas e
auto-avaliação.
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