Que tal trabalhar com material concreto nas séries iniciais como o material dourado, as barrinhas de cursinaire, os blocos lógicos, o ábaco, o material de contagem (palitos, tampinhas, etc), a criança precisa ter contato com estes material para depois abstrair o seu pensamento.
Antes de dar qualquer conteúdo em matemática, pense em uma música, uma brincadeira, um jogo, um desenho, algo que as crianças possam fazer, para depois registrar no caderno através dos exercícios.
Mas, não adianta só trabalhar com o concreto o tempo todo, é necessário também o registro de tudo que é feito na prática, o registro do pensamento, como eles chegaram àquele resultado, o registro dos pontos em um jogo, das regras, o registro através do desenho de um problema, etc.
Quando começarmos a perceber que a Matemática faz parte da vida, do dia-a-dia e colocarmos as crianças para pensar através de atividades que envolvem o seu cotidiano, as suas brincadeiras, a sua rotina, ai sim, eles perceberão o quanto a matemática é real e não abstrata como muitos pensam...
Há muitos jogos que podem ser feitos para trabalhar com a Matemática, depois postarei algumas sugestões bem interessantes.
Mas o mais importante é usar a criatividade, adaptar, criar, renovar...
Está na hora de mudarmos nossas aulas de matemática.
Desde a Educação Infantil, devemos já trabalhar com a matemática através de jogos e brincadeiras.
Fica aqui algumas sugestões de exercícios... Espero que aproveitem alguns nas suas aulas, basta dar dois cliques na figura e salvar. Depois é só imprimir. bjs carinhosos.
Que tal trabalhar com material concreto nas séries iniciais como o material dourado, as barrinhas de cursinaire, os blocos lógicos, o ábaco, o material de contagem (palitos, tampinhas, etc), a criança precisa ter contato com estes material para depois abstrair o seu pensamento.
Antes de dar qualquer conteúdo em matemática, pense em uma música, uma brincadeira, um jogo, um desenho, algo que as crianças possam fazer, para depois registrar no caderno através dos exercícios.
Mas, não adianta só trabalhar com o concreto o tempo todo, é necessário também o registro de tudo que é feito na prática, o registro do pensamento, como eles chegaram àquele resultado, o registro dos pontos em um jogo, das regras, o registro através do desenho de um problema, etc.
Quando começarmos a perceber que a Matemática faz parte da vida, do dia-a-dia e colocarmos as crianças para pensar através de atividades que envolvem o seu cotidiano, as suas brincadeiras, a sua rotina, ai sim, eles perceberão o quanto a matemática é real e não abstrata como muitos pensam...
Há muitos jogos que podem ser feitos para trabalhar com a Matemática, depois postarei algumas sugestões bem interessantes.
Mas o mais importante é usar a criatividade, adaptar, criar, renovar...
Está na hora de mudarmos nossas aulas de matemática.
Desde a Educação Infantil, devemos já trabalhar com a matemática através de jogos e brincadeiras.
Fica aqui algumas sugestões de exercícios... Espero que aproveitem alguns nas suas aulas, basta dar dois cliques na figura e salvar. Depois é só imprimir. bjs carinhosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário