Como avaliar? O que avaliar no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil?
Se o desenvolvimento deve ser global, as observações também devem ser...
DICA
1: O professor pode registrar em um caderno a parte as observações
feitas em todos e qualquer aspecto sem preocupação com termos durante
todo o semestre, quanto mais fiel melhor, isso ajudará a escrever o
relatório individual, estruturá-lo com os termos mais adequados.
EXEMPLO DE RELATÓRIO 1:
Aluno: Fabian( nome criado), 5 anos e 9 meses, 1o Semestre
Situação: criança tranquila, com algumas dificuldades
"
Fabian já era aluno desta escola no ano anteirior e integrou-se bem à
nova turma e à professora. Na sala temos poucos meninos e o Fabian
interage em grupos diversos com meninos ou meninascom atitudes de
cooperação. As crianças o procuram nas brincadeiras para parcerias.
Precisa de auxílio para organizar-se nas atividades, amarrar os sapatos,
cuidar de materiais coletivos. Expressa-se oralmente com pouca
inibição. Troca alguns fonemas na fala. Participa da rodinha de
conversas com interesse. Explica seus pensamentos com clareza. Possui
boa percepção da imagem corporal. Executa movimentos com limitações de
ritmo e explorações espaciais. Corre com desenvoltura, pula com os dois
pés. Apóia o lápis abaixo do indicador. Recorta formas retas com pouca
dificuldade. Desenha cenas pré-esquemáticas e usa cores além dos limites
sem relação com a realidade. Necessita de auxílio para produzir
dobraduras simples, com poucas dobras. Utiliza materiais diferenciados
indiscriminadamente com pouco planejamento em suas elaborações.
Reconhece poucas letras do alfabeto mas demonstra interesse em
participar das atividades envolvendo leitura e escrita. Registra
palavras prá-silabicamente usando letras em suas escritas espontâneas.
Identifica seu nome e as fichas dos nomes dos colegas mais próximos.
Reconhece algumas cores e algumas formas geométricas. Após
a participação em brincadeiras psicomotoras direcionadas está começando a
organizar seus registros escritos e pictóricos com maior definição
espacial. Demonstra mais interesse em relacionar quantidades,
principalmente nas atividades de contagens com material concreto como o
Quantos Somos embora ainda necessite de auxílio dos demais para
prganizar seu pensamento lógico matemático. Para desenvolever-se melhor
no segundo semestre precisará se mais incentivado a participar de jogos
que exijam concentração e organização dos elementos. Um envolvimento
maior com a família, que é participativa em sua vida escolar, irá
auxiliá-lo nesse processo e em novas conquistas. Ser desafiado a fazer
sempre mais e melhor é fundamental para que este garotinho desenvolva-se
mais."
Observem
que mesmo isento de parágrafos e títulos, todos os eixos do Currículo
da Educação Básica- Educação Infantil recisam ser contemplados e citados
no relatório. É importante descrever o que a criança precisa para
orientar-se o trabalho do professor no sementre(ou ano) seguinte.Fonte:http://brincadeirasdeprofessor.blogspot.com.br/2012/08/relatorio-descritivo-individual-do.html
Como avaliar? O que avaliar no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil?
Se o desenvolvimento deve ser global, as observações também devem ser...
DICA
1: O professor pode registrar em um caderno a parte as observações
feitas em todos e qualquer aspecto sem preocupação com termos durante
todo o semestre, quanto mais fiel melhor, isso ajudará a escrever o
relatório individual, estruturá-lo com os termos mais adequados.
EXEMPLO DE RELATÓRIO 1:
Aluno: Fabian( nome criado), 5 anos e 9 meses, 1o Semestre
Situação: criança tranquila, com algumas dificuldades
"
Fabian já era aluno desta escola no ano anteirior e integrou-se bem à
nova turma e à professora. Na sala temos poucos meninos e o Fabian
interage em grupos diversos com meninos ou meninascom atitudes de
cooperação. As crianças o procuram nas brincadeiras para parcerias.
Precisa de auxílio para organizar-se nas atividades, amarrar os sapatos,
cuidar de materiais coletivos. Expressa-se oralmente com pouca
inibição. Troca alguns fonemas na fala. Participa da rodinha de
conversas com interesse. Explica seus pensamentos com clareza. Possui
boa percepção da imagem corporal. Executa movimentos com limitações de
ritmo e explorações espaciais. Corre com desenvoltura, pula com os dois
pés. Apóia o lápis abaixo do indicador. Recorta formas retas com pouca
dificuldade. Desenha cenas pré-esquemáticas e usa cores além dos limites
sem relação com a realidade. Necessita de auxílio para produzir
dobraduras simples, com poucas dobras. Utiliza materiais diferenciados
indiscriminadamente com pouco planejamento em suas elaborações.
Reconhece poucas letras do alfabeto mas demonstra interesse em
participar das atividades envolvendo leitura e escrita. Registra
palavras prá-silabicamente usando letras em suas escritas espontâneas.
Identifica seu nome e as fichas dos nomes dos colegas mais próximos.
Reconhece algumas cores e algumas formas geométricas. Após
a participação em brincadeiras psicomotoras direcionadas está começando a
organizar seus registros escritos e pictóricos com maior definição
espacial. Demonstra mais interesse em relacionar quantidades,
principalmente nas atividades de contagens com material concreto como o
Quantos Somos embora ainda necessite de auxílio dos demais para
prganizar seu pensamento lógico matemático. Para desenvolever-se melhor
no segundo semestre precisará se mais incentivado a participar de jogos
que exijam concentração e organização dos elementos. Um envolvimento
maior com a família, que é participativa em sua vida escolar, irá
auxiliá-lo nesse processo e em novas conquistas. Ser desafiado a fazer
sempre mais e melhor é fundamental para que este garotinho desenvolva-se
mais."
Observem
que mesmo isento de parágrafos e títulos, todos os eixos do Currículo
da Educação Básica- Educação Infantil recisam ser contemplados e citados
no relatório. É importante descrever o que a criança precisa para
orientar-se o trabalho do professor no sementre(ou ano) seguinte.Fonte:http://brincadeirasdeprofessor.blogspot.com.br/2012/08/relatorio-descritivo-individual-do.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário