Relatório Descritivo Individual do Aluno da Educação Infantil - parte 1


Como avaliar? O que avaliar no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil?
Se o desenvolvimento deve ser global, as observações também devem ser...
DICA 1: O professor pode registrar em um caderno a parte as observações feitas em todos e qualquer aspecto sem preocupação com termos durante todo o semestre, quanto mais fiel melhor, isso ajudará a escrever o relatório individual, estruturá-lo com os termos mais adequados.
EXEMPLO DE RELATÓRIO 1:
Aluno: Fabian( nome criado), 5 anos e 9 meses, 1o Semestre
Situação: criança tranquila, com algumas dificuldades
" Fabian já era aluno desta escola no ano anteirior e integrou-se bem à nova turma e à professora. Na sala temos poucos meninos e o Fabian interage em grupos diversos com meninos ou meninascom atitudes de cooperação. As crianças o procuram nas brincadeiras para parcerias. Precisa de auxílio para organizar-se nas atividades, amarrar os sapatos, cuidar de materiais coletivos. Expressa-se oralmente com pouca inibição. Troca alguns fonemas na fala. Participa da rodinha de conversas com interesse. Explica seus pensamentos com clareza. Possui boa percepção da imagem corporal. Executa movimentos com limitações de ritmo e explorações espaciais. Corre com desenvoltura, pula com os dois pés. Apóia o lápis abaixo do indicador. Recorta formas retas com pouca dificuldade. Desenha cenas pré-esquemáticas e usa cores além dos limites sem relação com a realidade. Necessita de auxílio para produzir dobraduras simples, com poucas dobras. Utiliza materiais diferenciados indiscriminadamente com pouco planejamento em suas elaborações. Reconhece poucas letras do alfabeto mas demonstra interesse em  participar das atividades envolvendo leitura e escrita. Registra palavras prá-silabicamente usando letras em suas escritas espontâneas. Identifica seu nome e as fichas dos nomes dos colegas mais próximos. Reconhece algumas cores e algumas formas geométricas. Após a participação em brincadeiras psicomotoras direcionadas está começando a organizar seus registros escritos e pictóricos com maior definição espacial. Demonstra mais interesse em relacionar quantidades, principalmente nas atividades de contagens com material concreto como o Quantos Somos embora ainda necessite de auxílio dos demais para prganizar seu pensamento lógico matemático. Para desenvolever-se melhor no segundo semestre precisará se mais incentivado a participar de jogos que exijam concentração e organização dos elementos. Um envolvimento maior com a família, que é participativa em sua vida escolar, irá auxiliá-lo nesse processo e em novas conquistas. Ser desafiado a fazer sempre mais e melhor é fundamental para que este garotinho desenvolva-se mais."
Observem que mesmo isento de parágrafos e títulos, todos os eixos do Currículo da Educação Básica- Educação Infantil recisam ser contemplados e citados no relatório. É importante descrever o que a criança precisa para orientar-se o trabalho do professor no sementre(ou ano) seguinte.

Fonte:http://brincadeirasdeprofessor.blogspot.com.br/2012/08/relatorio-descritivo-individual-do.html


Como avaliar? O que avaliar no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil?
Se o desenvolvimento deve ser global, as observações também devem ser...
DICA 1: O professor pode registrar em um caderno a parte as observações feitas em todos e qualquer aspecto sem preocupação com termos durante todo o semestre, quanto mais fiel melhor, isso ajudará a escrever o relatório individual, estruturá-lo com os termos mais adequados.
EXEMPLO DE RELATÓRIO 1:
Aluno: Fabian( nome criado), 5 anos e 9 meses, 1o Semestre
Situação: criança tranquila, com algumas dificuldades
" Fabian já era aluno desta escola no ano anteirior e integrou-se bem à nova turma e à professora. Na sala temos poucos meninos e o Fabian interage em grupos diversos com meninos ou meninascom atitudes de cooperação. As crianças o procuram nas brincadeiras para parcerias. Precisa de auxílio para organizar-se nas atividades, amarrar os sapatos, cuidar de materiais coletivos. Expressa-se oralmente com pouca inibição. Troca alguns fonemas na fala. Participa da rodinha de conversas com interesse. Explica seus pensamentos com clareza. Possui boa percepção da imagem corporal. Executa movimentos com limitações de ritmo e explorações espaciais. Corre com desenvoltura, pula com os dois pés. Apóia o lápis abaixo do indicador. Recorta formas retas com pouca dificuldade. Desenha cenas pré-esquemáticas e usa cores além dos limites sem relação com a realidade. Necessita de auxílio para produzir dobraduras simples, com poucas dobras. Utiliza materiais diferenciados indiscriminadamente com pouco planejamento em suas elaborações. Reconhece poucas letras do alfabeto mas demonstra interesse em  participar das atividades envolvendo leitura e escrita. Registra palavras prá-silabicamente usando letras em suas escritas espontâneas. Identifica seu nome e as fichas dos nomes dos colegas mais próximos. Reconhece algumas cores e algumas formas geométricas. Após a participação em brincadeiras psicomotoras direcionadas está começando a organizar seus registros escritos e pictóricos com maior definição espacial. Demonstra mais interesse em relacionar quantidades, principalmente nas atividades de contagens com material concreto como o Quantos Somos embora ainda necessite de auxílio dos demais para prganizar seu pensamento lógico matemático. Para desenvolever-se melhor no segundo semestre precisará se mais incentivado a participar de jogos que exijam concentração e organização dos elementos. Um envolvimento maior com a família, que é participativa em sua vida escolar, irá auxiliá-lo nesse processo e em novas conquistas. Ser desafiado a fazer sempre mais e melhor é fundamental para que este garotinho desenvolva-se mais."
Observem que mesmo isento de parágrafos e títulos, todos os eixos do Currículo da Educação Básica- Educação Infantil recisam ser contemplados e citados no relatório. É importante descrever o que a criança precisa para orientar-se o trabalho do professor no sementre(ou ano) seguinte.

Fonte:http://brincadeirasdeprofessor.blogspot.com.br/2012/08/relatorio-descritivo-individual-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário