Os números para Educação Infantil


Trabalhei com uma turma de Educação Infantil e em pouco tempo percebi que a maioria conhecia os números, sabia contar... quando eu mostrava 3 latinhas eles sabiam que eu tinha 3 latinhas... mas no momento de identificar o símbolo "3" eles não conseguiam... E foi então que percebi que a maioria das atividades mostrava o símbolo mas não o que ele representava ou mostrava a quantidade mas não ligava ao símbolo... Sem me prender muito ao método fui buscar material que unisse tudo ( o visual, o lúdico e o cognitivo ) e a resposta veio imediatamente... A criança percebe que o símbolo "5" está ligado a imagem que tem 5 bolinhas, 5 gatinhos etc... e passa a identificar com mais facilidades os números mesmo quando passamos das unidades para as dezenas. E a longo prazo a criança passa a ter uma afinidade maior com a matemática. O mesmo faço hoje com o fundamental quando uso por exemplo o "Material Dourado". 


Trabalhei com uma turma de Educação Infantil e em pouco tempo percebi que a maioria conhecia os números, sabia contar... quando eu mostrava 3 latinhas eles sabiam que eu tinha 3 latinhas... mas no momento de identificar o símbolo "3" eles não conseguiam... E foi então que percebi que a maioria das atividades mostrava o símbolo mas não o que ele representava ou mostrava a quantidade mas não ligava ao símbolo... Sem me prender muito ao método fui buscar material que unisse tudo ( o visual, o lúdico e o cognitivo ) e a resposta veio imediatamente... A criança percebe que o símbolo "5" está ligado a imagem que tem 5 bolinhas, 5 gatinhos etc... e passa a identificar com mais facilidades os números mesmo quando passamos das unidades para as dezenas. E a longo prazo a criança passa a ter uma afinidade maior com a matemática. O mesmo faço hoje com o fundamental quando uso por exemplo o "Material Dourado". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário