Trabalhei com uma turma de Educação Infantil e em pouco tempo percebi
que a maioria conhecia os números, sabia contar... quando eu mostrava 3
latinhas eles sabiam que eu tinha 3 latinhas... mas no momento de
identificar o símbolo "3" eles não conseguiam... E foi então que
percebi que a maioria das atividades mostrava o símbolo mas não o que
ele representava ou mostrava a quantidade mas não ligava ao símbolo...
Sem me prender muito ao método fui buscar material que unisse tudo ( o
visual, o lúdico e o cognitivo ) e a resposta veio imediatamente... A
criança percebe que o símbolo "5" está ligado a imagem que tem 5
bolinhas, 5 gatinhos etc... e passa a identificar com mais facilidades
os números mesmo quando passamos das unidades para as dezenas. E a longo
prazo a criança passa a ter uma afinidade maior com a matemática. O
mesmo faço hoje com o fundamental quando uso por exemplo o "Material
Dourado".
Trabalhei com uma turma de Educação Infantil e em pouco tempo percebi
que a maioria conhecia os números, sabia contar... quando eu mostrava 3
latinhas eles sabiam que eu tinha 3 latinhas... mas no momento de
identificar o símbolo "3" eles não conseguiam... E foi então que
percebi que a maioria das atividades mostrava o símbolo mas não o que
ele representava ou mostrava a quantidade mas não ligava ao símbolo...
Sem me prender muito ao método fui buscar material que unisse tudo ( o
visual, o lúdico e o cognitivo ) e a resposta veio imediatamente... A
criança percebe que o símbolo "5" está ligado a imagem que tem 5
bolinhas, 5 gatinhos etc... e passa a identificar com mais facilidades
os números mesmo quando passamos das unidades para as dezenas. E a longo
prazo a criança passa a ter uma afinidade maior com a matemática. O
mesmo faço hoje com o fundamental quando uso por exemplo o "Material
Dourado".
Nenhum comentário:
Postar um comentário